Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imbs
    • 25 julho 2013

     # 21

    Colocado por: DVilarExistem outros factores a ter em conta, que se calhar fazem mais diferença que o custo do transporte, da mão de obra, etc.

    Uma história:

    Comprei há tempos numa loja chinesa uns rolos de fita-cola para embalamento. Eram baratos e de fraca qualidade, mas para um embalamento com expectativa de vida de um dia, servia bem.

    Fui pagar, como era para a empresa, perguntei se passavam factura. Sim senhor, qual o NIF, blá blá.. Óptimo, pensei eu, ainda deduzo o IVA. Venho-me embora, olho para a factura e qual não è o meu espanto quando reparo que invocam o artigo x do código do IVA, vendas anuais não superiores a 10.000€.

    Meus caros, estamos a falar de uma loja com alguns 500m2, abertos 365 dias por ano. Cabe na cabeça de alguém que não facturem 10.000€? Ou por outra, não è evidente que 90% dos artigos que vendem, não sejam declarados e assim não facturem os 10.000€ anuais? E assim sendo, não è evidente que compram 90% dos artigos sem factura?

    E a culpa è de quem? Dos chineses ou dos portugueses que nem sequer zelam por cobrar devidamente os impostos? Estamos a falar do IVA da venda, do IRC do vendedor e do IRC do fornecedor.
    Os chineses não têm culpa que a Autoridade Tributária seja incompetente ou não tenha meios ou o que quer que seja. È concorrência desleal, mas só nos podemos culpar a nós próprios.
    E mais, isto também se aplica às lojas portuguesas de quinquilharias do género. È toda uma economia subterrânea que alegremente vai fazendo a sua vidinha.

    Por outro lado, os chineses que cá estão têm um espírito de vida diferente e que lhes dá sem dúvida vantagem. Quantos portugueses estão dispostos a ter a loja aberta todos os dias, até às 9 da noite? Este caso que exemplifico è mesmo em frente ao meu apartamento. Não pude deixar de reparar que vivem na loja, no andar de cima que antes fazia parte da loja e que terá sido adaptado. Não tem janelas para abrir sequer. Não imagino as condições em que vivem, mas não serão famosas. E quem è que está disposto a viver assim? Viver exclusivamente para trabalhar?
    È por isso que fazem os preços que fazem. No fundo transmitem para o consumidor as poupanças adquiridas. :)


    Experimente então ir às lojas do Porto Alto, aos armazenistas. Ui!
  1.  # 22

    Colocado por: DVilarE a culpa è de quem?

    Fez queixa às finanças?

    Se não fez, a culpa também é sua!
    Concordam com este comentário: two-rok, fernandoR, 1976
  2.  # 23

    porque é que os portugueses em vez de andarem a comprar audis bmws e afins nao compravam o UMM? um carro de produção nacional...
    tinhamos as melhores fabricas de sapatos e vestuario...porque é que andámos a importar lixo e desprezámos o que era nosso?

    e foi as atitudes do governo ou do consumidor que nos trouxeram até aqui?
    Mais uma vez, não terá o consumidor final a grande quota parte de culpa e responsabilidade pelas escolhas que toma naquilo que compra?

    outro exemplo bastante visivel.... os construtores em portugal deram preferencia a Kosovares, ucranianos, africanos, moldavos, etc etc para trabalharem nas obras em vez de darem trabalho aos portugueses..... alguem me explica porqué? (eu sei a resposta...gostava era de ouvir respostas de outros)
  3.  # 24

    Concordo, e já ouvi dizer que quem paga o arrendamento destas lojas grandes , é o próprio governo chinês.
    Dito isto, eu não sou contra a concorrência chinesa ou tailandesa, ou outra qualquer, sou é contra a concorrencia desleal e o dumping, seja chinesa ou tailandesa...


    Colocado por: DVilarExistem outros factores a ter em conta, que se calhar fazem mais diferença que o custo do transporte, da mão de obra, etc.

    Uma história:

    Comprei há tempos numa loja chinesa uns rolos de fita-cola para embalamento. Eram baratos e de fraca qualidade, mas para um embalamento com expectativa de vida de um dia, servia bem.

    Fui pagar, como era para a empresa, perguntei se passavam factura. Sim senhor, qual o NIF, blá blá.. Óptimo, pensei eu, ainda deduzo o IVA. Venho-me embora, olho para a factura e qual não è o meu espanto quando reparo que invocam o artigo x do código do IVA, vendas anuais não superiores a 10.000€.

    Meus caros, estamos a falar de uma loja com alguns 500m2, abertos 365 dias por ano. Cabe na cabeça de alguém que não facturem 10.000€? Ou por outra, não è evidente que 90% dos artigos que vendem, não sejam declarados e assim não facturem os 10.000€ anuais? E assim sendo, não è evidente que compram 90% dos artigos sem factura?

    E a culpa è de quem? Dos chineses ou dos portugueses que nem sequer zelam por cobrar devidamente os impostos? Estamos a falar do IVA da venda, do IRC do vendedor e do IRC do fornecedor.
    Os chineses não têm culpa que a Autoridade Tributária seja incompetente ou não tenha meios ou o que quer que seja. È concorrência desleal, mas só nos podemos culpar a nós próprios.
    E mais, isto também se aplica às lojas portuguesas de quinquilharias do género. È toda uma economia subterrânea que alegremente vai fazendo a sua vidinha.

    Por outro lado, os chineses que cá estão têm um espírito de vida diferente e que lhes dá sem dúvida vantagem. Quantos portugueses estão dispostos a ter a loja aberta todos os dias, até às 9 da noite? Este caso que exemplifico è mesmo em frente ao meu apartamento. Não pude deixar de reparar que vivem na loja, no andar de cima que antes fazia parte da loja e que terá sido adaptado. Não tem janelas para abrir sequer. Não imagino as condições em que vivem, mas não serão famosas. E quem è que está disposto a viver assim? Viver exclusivamente para trabalhar?
    È por isso que fazem os preços que fazem. No fundo transmitem para o consumidor as poupanças adquiridas. :)
    Concordam com este comentário:carlosj39
    • DVilar
    • 25 julho 2013 editado

     # 25

    Colocado por: PBarata
    Fez queixa às finanças?

    Se não fez, a culpa também é sua!


    Por acaso escrevi que a culpa não era minha? Sacudi a água do capote? Não.

    Eu assumo a minha quota de responsabilidade, não tenho problema com isso. E a factura entrou para a contabilidade, portanto se o fisco achar estranho a empresa ter facturas de material em que não há lugar ao pagamento de IVA, pode bem investigar. Tem toda a minha colaboração.

    Hoje em dia è fácil detectar estas desconformidades, chamemos-lhe assim. Só que possivelmente è ainda mais fácil aumentar o IRS...
  4.  # 26

    que bom coração tem o luisvv para certos assuntos!
    acredita mesmo que se trata de uma livre e justa concorrência??
    onde está agora a sua honestidade como diria...económica??
    só quem não quer ver o suicídio a troco de uns chorudos patacos que ao meu bolso não chegam de certeza.


    Acredito que:

    1) Quem invoca os baixos custos salariais ou diferentes condições de base como motivos de "concorrência desleal" está a defender o seu bolso.

    2) Quem invoca os baixos custos salariais ou diferentes condições de base como motivos de "concorrência desleal" tem uma estranha noção de concorrência.
    • tnjp
    • 25 julho 2013

     # 27

    Eu tenho algumas histórias sobre esta questão do produto chinês versus produto português.

    Uma história que contém mais um factor importante:
    Desloquei-me a um armazenista chinês onde vi um produto que me interessava por 3€. No mesmo dia desloquei-me a uma armazenista português, que vende produção nacional mas também chinesa, e vi um produto idêntico produzido em Portugal à venda por 8€. A qualidade era ligeiramente superior, mas não justificava a diferença de preço e comprando a 8€ não teria depois preço para vender aos meus clientes. Resumindo, comprei aos chineses por 3€!
    Dois meses depois desloquei-me novamente ao retalhista português que tinha o mesmo artigo em promoção, agora com o preço de 4€! A este preço, já justificava a diferença!!! Claro que mesmo em promoção não vendem para perder dinheiro, mesmo vendendo a 4€ ganham alguma coisa. Agora porquê tentar vender a 8€?
    Pois é, esta história acontece muita vezes! Concluí que os portugueses querem ficar ricos de um dia para o outro, lucrando o máximo em cada peça enquanto que o chinês procura lucrar pouco em cada peça, mas vendendo milhares de peças diariamente. O português tenta vender a 8€ para lucrar 6€ e vende 10 peças por dia, enquanto o chinês vende a 3€ lucrando apenas 1€ mas vendendo 1000 peças por dia.
    • luisvv
    • 25 julho 2013 editado

     # 28

    Repare Marco1, que o luisvv tem sempre a mesma atitude e a mesma conversa desculpabilizadora em relação à banca, ao psi20, agora à China, enfim diria que em todos os países, todos os grandes lobbiys (que podem ser de empresas ou de países) têm idiotas (in)úteis ao seu serviço. È triste, mas é assim. Entretanto o desemprego cresce a galope e a economia agoniza, mas para esta malteca tão arrogante quanto desprezível está sempre tudo bem.


    Em contrapartida, o carlosj39 tem desculpas e culpados para tudo: o custo do transporte da China não é reflectido nos preços, o PSI-20 e os lucros que vão para fora, os bancos aquilo, etc.
    A diferença é que o carlosj39 não concretiza, porque se limita a repetir banalidades e generalidades que lhe soam bem.
    Só nesta discussão, lá veio a banalidade da malga de arroz, o dumping, os custos de transporte, etc. Nem um desses argumentos é verdadeiro, mas porquê deixar os factos atrapalharem uma boa convicção?
    Quando lhe mostram com factos e números que o transporte pesa perto de nada no preço de um produto, limita-se a denegrir o mensageiro. Quando lhe pedem dados para consubstanciar afirmações, nicles, zero, népia. E no entanto, continua a fazê-las.
  5.  # 29

    os construtores em portugal deram preferencia a Kosovares, ucranianos, africanos, moldavos, etc etc para trabalharem nas obras em vez de darem trabalho aos portugueses..... alguem me explica porqué? (eu sei a resposta...gostava era de ouvir respostas de outros)


    Pelas mesmas razões que os trabalhos mais penosos são geralmente atribuídos a emigrantes, seja em que país for.
  6.  # 30

    Concordo, e já ouvi dizer que quem paga o arrendamento destas lojas grandes , é o próprio governo chinês.
    Dito isto, eu não sou contra a concorrência chinesa ou tailandesa, ou outra qualquer, sou é contra a concorrencia desleal e o dumping, seja chinesa ou tailandesa...


    Defina concorrência leal.
  7.  # 31

    Se não sabe o que é, pergunte à Autoridade da Concorrência ou aqui ao autor o post "agent sourcing" que ele diz-lhe (á maneira dele, claro) ...


    Colocado por: luisvv

    Defina concorrência leal.
  8.  # 32

    Defina concorrência leal.

    Uma boa questão para apresentar ao Luís: defina concorrência leal.
  9.  # 33

    Colocado por: loverscoutporque é que os portugueses em vez de andarem a comprar audis bmws e afins nao compravam o UMM? um carro de produção nacional...
    tinhamos as melhores fabricas de sapatos e vestuario...porque é que andámos a importar lixo e desprezámos o que era nosso?

    e foi as atitudes do governo ou do consumidor que nos trouxeram até aqui?
    Mais uma vez, não terá o consumidor final a grande quota parte de culpa e responsabilidade pelas escolhas que toma naquilo que compra?

    outro exemplo bastante visivel.... os construtores em portugal deram preferencia a Kosovares, ucranianos, africanos, moldavos, etc etc para trabalharem nas obras em vez de darem trabalho aos portugueses..... alguem me explica porqué? (eu sei a resposta...gostava era de ouvir respostas de outros)


    essa adivinha eu sei , nos carros a mania do tuga é comprar alemã mesmo que preste para pouco ou mesmo para nada ... ou pode ser ao contrario tambem , compra-se um carro alemã para sermos fortes e ricos e porque não custa ganhar em Portugal o ordenado!!!!! depois os trabalhadores são de origem estrageira porque apareceu o rendimento minimo nesta altura para o tuga em que dava mais certo não trabalhar ... depois o tuga só tem direitos de trabalho em Portugal porque quando é estrangeiro tambem trabalha a qualquer custo e em qualquer sitio ... depois porque quem vinha e vem de fora sujeita-se ao trabalho porque quer receber uma fonte de rendimento para melhorar e sobreviver no país de origem ...

    mas o mais grave é ver os compatriotas todos a comprar alemã !!!!! e vejam os chulos dos politicos bem sentadinhos em carros de luxo alemã ... porra somos um país rico !!!!! e os alemãs agradecem ahahaahah
    Concordam com este comentário: loverscout
  10.  # 34

    Colocado por: luisvv

    Pelas mesmas razões que os trabalhos mais penosos são geralmente atribuídos a emigrantes, seja em que país for.


    Depois de ler alguns comentários, fiquei com a sensação que estes trabalhadores praticavam o Dumping....
  11.  # 35

    Portanto o facto dos chineses serem um povo muito mais trabalhador do que os portugueses é totalmente irrelevante para o caso?

    Isso é um facto, os chineses vivem para trabalhar, nós trabalhamos para viver, e mesmo assim alguns nem trabalhar querem, preferem viver às custas de outrem.

    Agora que dei a minha opinião geral sobre o assunto, vou divagar um pouco, pois segundo consta os chineses têm altos incentivos para exportar (poucos ou nenhuns impostos pagam sobre as exportações e o estado fecha os olhos e deixa-os vender sem factura, eu já encomendei directamente da China centenas de artigos, até já tive uma empresa online que vendia alguns artigos MIC e mesmo pedindo factura, o que eu recebia era uma treta feita com excel ou word que até eu podia fazer no meu PC...), os que vêm para Portugal também se diz por aí que durante um X de anos estão isentos de impostos, e que terminados esses anos, dão baixa da actividade e abrem outra empresa com outro nome, beneficiando de mais anos de isenção. Também se diz que tudo isto é vago, e pode nem ser bem assim.

    Esta 2ª parte do meu comentário é um pouco vaga, mas não deixa de ter alguma verdade, no mínimo pelas experiências que tive. Fico com a ideia de que na China, os empresários são bem tratados demais, pois nem precisam de passar facturas... Cá temos o reverso da medalha (impostos altíssimos e cria-se todo o tipo de mecanismos para dar trabalho aos empresários de forma a haver menos fuga ao fisco, quando todos sabemos que aqueles que realmente fazem mossa, são aqueles que nem colectados estão, já para não falar dos que andam a trabalhar e a receber subsídio de desemprego...
  12.  # 36

    Colocado por: two-rokPortanto o facto dos chineses serem um povo muito mais trabalhador do que os portugueses é totalmente irrelevante para o caso?

    Isso é um facto, os chineses vivem para trabalhar, nós trabalhamos para viver, e mesmo assim alguns nem trabalhar querem, preferem viver às custas de outrem.

    Agora que dei a minha opinião geral sobre o assunto, vou divagar um pouco, pois segundo consta os chineses têm altos incentivos para exportar (poucos ou nenhuns impostos pagam sobre as exportações e o estado fecha os olhos e deixa-os vender sem factura, eu já encomendei directamente da China centenas de artigos, até já tive uma empresa online que vendia alguns artigos MIC e mesmo pedindo factura, o que eu recebia era uma treta feita com excel ou word que até eu podia fazer no meu PC...), os que vêm para Portugal também se diz por aí que durante um X de anos estão isentos de impostos, e que terminados esses anos, dão baixa da actividade e abrem outra empresa com outro nome, beneficiando de mais anos de isenção. Também se diz que tudo isto é vago, e pode nem ser bem assim.

    Esta 2ª parte do meu comentário é um pouco vaga, mas não deixa de ter alguma verdade, no mínimo pelas experiências que tive. Fico com a ideia de que na China, os empresários são bem tratados demais, pois nem precisam de passar facturas... Cá temos o reverso da medalha (impostos altíssimos e cria-se todo o tipo de mecanismos para dar trabalho aos empresários de forma a haver menos fuga ao fisco, quando todos sabemos que aqueles que realmente fazem mossa, são aqueles que nem colectados estão, já para não falar dos que andam a trabalhar e a receber subsídio de desemprego...


    amigo você sabe que alguns senhores comerciantes de por exemplo congelados e mariscos lol faziam festas em casa e que até agora não pagavam um **** destes banquetes ... pois a lei Portuguesa devolvia o valor das facturas caso o marisco estivesse perdido sem nenhum tipo de fiscalização ... agora o marisco perdido tem que ser visto pelo fiscal ahahahahaha quem mama neste país não é o tipo que recebe um subsidio de desemprego que não dá para as despesas mas sim quem tem grandes empresas e não paga 60% dos ordenados recebe subsidios e ainda manda abrir a assembleia da republica para se manifestar ás 7h30 da manha ... eu tambem trabalho e muito , trabalho 24h por dia ... não durmo na loja porque fica perto de casa ... e pago todos os meus impostos ... quando não trabalho na loja ou quando não estou a trabalhar no ramo estou nas terras a produzir para meu sustento e da minha familia ... não vejo nenhum chinês a trabalhar mais que eu !!!! se bem que todos nós portugueses tivessemos lojas como as dos chineses era-mos logo multados ahahahhahhaa e porta fechada ! enfim estamos em Portugal!
  13.  # 37

    eu alem de ver os chineses a trabalharem mais que os portugueses vejo uma coisa ainda mais engraçada.... é que trabalham por 1/10 do salario do portugues!

    mais uma historia...

    o meu irmao e cunhada tem um ginasio e estão ja ha alguns meses a tentar recrutar para diversas vagas (limpeza, PT, nutricionistas, esteticistas, massagistas etc etc), e é incrivel a quantidade de pessoas que comparece nas entrevistas e a primeira coisa que diz é que nao está interessada/o no trabalho em si....(mesmo sem ouvir sequer a proposta) pretende apenas o carimbo....

    Pergunto eu....será que se passa o mesmo na china? acima de tudo em Portugal existe muita falta de vontade de trabalhar e assim será impossivel sermos competitivos com alguem....
    Concordam com este comentário: two-rok, Casas_do_Rio
  14.  # 38

    Colocado por: loverscouteu alem de ver os chineses a trabalharem mais que os portugueses vejo uma coisa ainda mais engraçada.... é que trabalham por 1/10 do salario do portugues!

    mais uma historia...

    o meu irmao e cunhada tem um ginasio e estão ja ha alguns meses a tentar recrutar para diversas vagas (limpeza, PT, nutricionistas, esteticistas, massagistas etc etc), e é incrivel a quantidade de pessoas que comparece nas entrevistas e a primeira coisa que diz é que nao está interessada/o no trabalho em si....(mesmo sem ouvir sequer a proposta) pretende apenas o carimbo....

    Pergunto eu....será que se passa o mesmo na china? acima de tudo em Portugal existe muita falta de vontade de trabalhar e assim será impossivel sermos competitivos com alguem....



    pois eu compreendo por cá tambem é o mesmo actualmente já trazem um papel só para carimbar a nossa empresa não carimba nenhum papel isto porque há uns anos atrás precisavamos de um tipo e ele disse que ganhava mais em casa sem fazer nada ... mas agora vejamos , qual é a vontade que tem uma pessoa de trabalhar por um ordenado minimo e depois ainda se pretende que trabalham com responsabilidades , as pessoas tem despesas !!!! enfim tudo isso é uma bola de neve ...
  15.  # 39

    neste caso concreto sei que ha vagas que estaos dispostos a pagar á volta dos 800 euros....mas as pessoas nem querem ouvir a proposta.... isso choca-me! o meu irmao entao anda passado...ja corre com eles a pontapé...

    e nao vejo qual o problema de ganhar o salario minimo.... eu quando entrei para o banco onde trabalho actualmente, o meu salario era de 500 euros....200 euros sensivelmente acima do salario minimo da altura, e o passe para vir trabalhar custava 90 euros......e nao foi por isso que recusei ou deixei de trabalhar.....para mim passa pela vontade das pessoas....basta olhar para a ultima greve em portugal....foi tudo para a praia!
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  16.  # 40


    Uma boa questão para apresentar ao Luís: defina concorrência leal.

    Se calhar, podemos tentar uma definição a contrario...

    Vejamos o que foi aqui invocado como exemplo de concorrência desleal, para o carlosj39:

    1) Incentivos estatais à exportação.
    2) Diferença de custos salariais e outras condições laborais (horários, benefícios?)
    3) Diferença de quadros legais.
    4) Vendas abaixo do custo.

    Ora, a concorrência pressupõe diferenças entre concorrentes, nestes e noutros factores. Não deve haver um único estado em que não sejam dados apoios e incentivos às exportações - o que é bizarro, na medida em que se pede aos contribuintes de um país para subsidiarem o consumo barato de outros países.
    Não há, seguramente, 3 países com a mesma legislação laboral e/ou custos de trabalho.
    Quanto a 4), é uma ficção. Em lado nenhum se vive sistematicamente assim.

    Da perspectiva de um alemão, os portugueses farão concorrência desleal? E um búlgaro?
 
0.0318 seg. NEW