Iniciar sessão ou registar-se
    • luri
    • 25 julho 2013 editado

     # 1

    Ora Viva,

    Pela primeira vez participo neste forum e logo com uma duvida. :)
    A minha questão é a seguinte, tenho um furo de água no quintal que não foi feito da melhor forma. O que acontece é que o furo tem cerca de 70m de profundidade e começa a ter, agua aos 22m, mas o problema é que a cerca de 6m o furo tem uma curva e quando foi entubado os rebite ficaram muito dentro e eu tenho receio de estar a comprar uma bomba para 60-65m de sucção e ela não passar no tubo e ficar encalhada.
    Então lembrei q poderia haver bombas de superfície ou sistema com essas bombas q permitissem os tais metros de sucção.
    E se isso acontecer gostava de saber marcas e os possíveis valores...

    Obrigado pelas possiveis resposta.
    • MDA
    • 25 julho 2013

     # 2

    Isso não é possivel.
    Mesmo as de eixo vertical tem que passar.
    Qual o diametro do tubo?
    Se for maior que 125mm, é possivel encamizar pelo interior com georroscado, e cimentar uma parte. Depois pode usar bombas de diametros inferiores, que por serem menos utilizadas são mais raras. No fim das contas isso tudo quase lhe da para fazer uma capatação de substituição com alguem que faça as coisas em condições. Atenção a capatação antiga deverá ser sempre totalmente cimentada para evitar contaminações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luri
  1.  # 3

    Colocado por: luri
    _______________________________________________________________________
    mas o problema é que a cerca de 6m o furo tem uma curva e quando foi entubado


    Esqueça! o melhor é reparar o furo para não ter dois prejuízos.

    Na verdade existem outros tipos de bombas que podia ser a solução, como as bombas de ar, mas o rendimento destas é muito mau, são normalmente utilizadas quando a energia não tem custos, e o caudal de água que se pretende, pouco importa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luri
  2.  # 4

    Fale com um instalador de bombas para ver se uma bomba Grundfos SQ passa. Só têm 7 cm de diâmetro.
    Uma vez que o problema está logo aos 6m, pode experimentar com um objecto com as mesmas medidas da bomba pendurado por uma corda.
    Depois de instalar a bomba, se o furo continuar a estrangular só terá problemas se algum dia a bomba se avariar e não a conseguir tirar. Se o diâmetros se mantiver, não há crise. Admitindo que é o único problema do furo, claro.

    Mas veja se existem bombas de superfície autoferrantes para a altura que pretende elevar (altura manomérica). Mas parece-me difícil ou muito caro para as alturas que pretende.

    Não percebo a vantagem em encamizar com georoscado (ou outro tipo qualquer) e cimentar uma parte como foi referido anteriormente. Preferiria antes encamizar simplesmente a ferro até aos 7 m.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luri
    • luri
    • 26 julho 2013

     # 5

    Neste momento estou a "aspirar" (é mais empurrar) a agua através de uma mangueira e um compressor de ar, não tenho preferência de caudal, porque a agua vai para um deposito e depois então é distribuída.
    Em relação a reparar o furo não é muito facil porque o quintal não tem acesso para a maquina, tinha quando o primeiro dono da casa o fez... Quanto ao diâmetro do tubo é de 140.
    E como existe o problema de acesso ao quintal, lembrei-me que pudesse haver uma solução que fosse através de bomba de superfície ou algo com válvulas anti-retorno, par a evitar de gastar o dinheiro numa bomba de furo e fique lá no fundo avariada ou encalhada na dita curva. E dessa forma sempre conseguia dar alguma utilidade à bomba sem perder dinheiro...
  3.  # 6

    Não é possivel uma "aspirar" de 22m.
  4.  # 7

    Aconselho a falar com um sondador da zona que eles têm experiência em montagem de bombas. Vendo as condições do furo será mais fácil arranjar uma solução. Mas para uma bomba submersível não passar num tubo de 140mm é preciso muito.
    De qualquer maneira, para encamizar um furo não é preciso grandes apetrechos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luri
 
0.0128 seg. NEW