Bom dia, Na minha obra a escavação está a dar em pedra, o empreiteiro fez um seguro para se acautelar de danos que sejam provocados nos vizinhos, está no entanto a pedir-me a mim que pague a peritagem inicial no valor de 350€, acham isso normal? não seria o empreiteiro que deveria pagar? ele pagou o seguro, mas está a pedir-me a mim para pagar a peritagem... é certo que o valor face aquilo que lhe vou pagar por toda a obra são tostoes mas eu acho um abuso e voçês?
para fazer o seguro, é preciso fazer um levantamento das moradias e outras construções em redor para verificar o estado das mesmas.... se já tem fissuras e outas patologias antes da construção que se vai realizar ... fazer o levantamento fotográfico e descriminar no relatorio.
para depois da obra acabada... esses vizinhos não virem dizer que a casa deles tem fissuras ( que já existiam) causadas pela construção realizada,.... e uma espécie de salvaguarda para dono de obra e construtor....
Mas essa salvaguarda não é da seguradora? Façam as que entenderem para se salvaguardarem... Imputar isso como condição ao cliente é que acho estranho e até abusivo.
Fazer a peritagem faz todo o sentido para que em caso de sinistro no futuro a discussao seja objectiva e rapida, pois em caso contrario acaba tudo em tribunal e ninguem ganha nada com isso. E importante ter muito bem definido o estado actual antes de obra se iniciar e nada melhor que uma peritagem independente para isso ficar bem claro para todos os intervenientes, inclusive a seguradora. Esse custo alguem tem de o pagar. O empreiteiro pode inclui-lo no orcamento que lhe deu (que inclui o custo do seguro, mais que nao seja como overheads da sua empresa) ou paga separadamente.
Colocado por: El_58Imputar isso como condição ao cliente é que acho estranho e até abusivo.
há seguradores que também fazem elas esse relatório... mas claro que quem paga é o dono de obra... ou acha que iam oferecer um trabalho que quando é por exemplo obras numa rua chega a milhares de euros só para o relatório... ficando mais caro o relatório que o próprio seguro...
A questão não é se é o mfmv que paga, é se esse valor já devia estar ou não incluído no orçamento que provavelmente aceitou antes da obra iniciar. Diria que sim. O empreiteiro é que gere a obra, ele é que tem de saber o que pagar a quem. Se lhe paga isso, amanhã vem com outra desculpa qualquer para pagar outra coisa.
Pelo que li aqui no forum ao pedir um emprestimo bancário é logo exigido um seguro, penso que terá as cobertura de danos nos vizinhos, como eu não fiz seguro, o empreiteiro tratou de o fazer, o que eu até acho correcto, mas está a pedir-me que seja eu a pagar a peritagem, ou seja o vir ver que danos tem a vizinha agora para no futuro não vir a reclamar fissuras que até já as tinha, o que eu tambem acho bem, o que eu estranho é ser eu a pagar... não deveria ser o empreiteiro? no meu caso em concreto não pedi emprestimo ao banco, pelo menos para já...
A partir do momento em que a companhia aceita o seguro, deve salvaguardar-se, como é lógico e evidente. Também é lógico e evidente que isso terá os seus custos!
Agora querer imputar isso ao cliente, é que discordo em absoluto e é a primeira vez que me apercebo disso. Ainda por mais o cliente não é o dono da obra, mas sim o empreiteiro, pelo que percebi. Que faça reflectir esse custo na apólice, acho muito bem. Agora emitir uma apólice "barata" mas teria de haver uma peritagem marginal e cobrada à parte, discordo em absoluto.
Aliás, até me parece é que o empreiteiro quererá mesmo pagar uma apólice "baratucha" fazendo (ou querendo) o dono de obra pagar a peritagem...
Isto, claro, sou eu a pensar sozinho e a conversar com os meus botões...