Colocado por: FerreiraJMC1 - Um terreno que está como Rústico nas finanças. Quanto pago de IMI? Depende do valor que está avaliado nas finanças? Quais a taxas a aplicar?
Colocado por: FerreiraJMCEntretanto consegui a licença de construção na câmara. É obrigatório ir ás finanças comunicar este fato para que o terreno deixe de ser Rústico e passar a Terreno de Construção? Quanto passa a pagar de IMI? Quais as taxas? E se não o fizer o que acontece? Ou a Câmara comunica automaticamente ás finanças esse fato e só me aparece a carta em casa com o IMI a pagar?
Colocado por: FerreiraJMC2.1 – Se deixar a licença de construção terminar, tenho de a renovar? E se não o fizer, o processo caduca e depois terei de fazer outro. Quanto tempo demora para caducar?
Colocado por: FerreiraJMC3 – Entretanto a casa já terminou, já foi atribuída a Licença de Habitabilidade. Assim, tenho de ir novamente ás finanças comunicar este fato para passar a Terreno Urbano? Quanto passarei a pagar de IMI? Quais as taxas? E se não fizer o que me acontece? Ou é feito automaticamente entre câmara e finanças?
3.1 – O melhor seria não comunicar à finanças que a casa está pronta, pois assim o IMI seria menor?
3.2 – Existe muitas casas, mesmo construídas recentemente que não têm licença de habitabilidade. Como é que isto pode acontecer? A Câmara não detecta que a licença de construção terminou e o proprietário não a renovou, nem pediu a licença de habitabilidade?
3.3 – Muitas destas casas estão a pagar IMI. Isto é possível?
Colocado por: FerreiraJMCQue tipos de artigos existem? Rústicos, Terrenos de Construção e Urbanos? Ou existe mais? Onde posso consultar isso?
Colocado por: sergio_pintas1 - Um terreno que está como Rústico nas finanças. Quanto pago de IMI? Depende do valor que está avaliado nas finanças? Quais a taxas a aplicar?
Colocado por: sergio_pintas
Acho que não se paga imi de um terreno rústico.... pelo menos eu nunca paguei.
Colocado por: sergio_pintasExiste algum tipo de isenção? É que eu nunca recebi nenhuma carta para pagar de um terreno rústico que comprei.
Colocado por: A. MadeiraNão tenho conhecimento de que os prédios rústicos tenham isenção de IMI, mas nada como informar-se na REP. de Finanças.
Já agora pergunto eu, comprou o terreno, fez escritura e foi registá-lo nas Finanças?
Tem caderneta Predial?
Se não quiser ir pessoalmente às Finanças pode consultar o seu património - e não só -, no Portal das Finanças.
Colocado por: danobregaSe o valor for abaixo de um montante qualquer não se paga nada.
Colocado por: FerreiraJMC1 - Um terreno que está como Rústico nas finanças. Quanto pago de IMI? Depende do valor que está avaliado nas finanças? Quais a taxas a aplicar?
Colocado por: FerreiraJMC2 – Entretanto consegui a licença de construção na câmara. É obrigatório ir ás finanças comunicar este fato para que o terreno deixe de ser Rústico e passar a Terreno de Construção? Quanto passa a pagar de IMI? Quais as taxas? E se não o fizer o que acontece? Ou a Câmara comunica automaticamente ás finanças esse fato e só me aparece a carta em casa com o IMI a pagar?
Colocado por: FerreiraJMC2.1 – Se deixar a licença de construção terminar, tenho de a renovar? E se não o fizer, o processo caduca e depois terei de fazer outro. Quanto tempo demora para caducar?
Colocado por: FerreiraJMC2.2 – Quem é que tem a legitimidade para dizer que aquele terreno é Rústico ou Urbano? É a câmara? E sendo autorizada a construção de uma casa, já passa a Urbano?
Colocado por: FerreiraJMC3 – Entretanto a casa já terminou, já foi atribuída a Licença de Habitabilidade. Assim, tenho de ir novamente ás finanças comunicar este fato para passar a Terreno Urbano? Quanto passarei a pagar de IMI? Quais as taxas? E se não fizer o que me acontece? Ou é feito automaticamente entre câmara e finanças?
Colocado por: FerreiraJMC4 – Que tipos de artigos existem? Rústicos, Terrenos de Construção e Urbanos? Ou existe mais? Onde posso consultar isso?
Existem duas entidades que classificam os terrenos: as Finanças e a Câmara Municipal (em conjunto com outros organismos).
As Finanças podem classificar os terrenos, apenas para fins tributários (apenas para cobrar impostos) em:
- rústico (paga menos impostos)
- urbano (paga mais impostos)
- misto, urbano e rústico (paga na proporção dos anteriores)
A Câmara Municipal e outros organismos de maior autoridade (Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, Parques Naturais, Ministério da Agricultura, etc.) podem classificar os terrenos em:
- rurais
- agrícolas
- urbanos
- industriais
- naturais
- outros
Normalmente, há correspondência entre as duas entidades, quando as finanças dizem que um terreno é considerado urbano é porque a Câmara Municipal também o considera assim, mas existem excepções.
Essa designação de rústico e urbano para aferir a possibilidade de construção, pelo que tenho lido, é falaciosa. Mas, as pessoas habituaram-se a designar os terrenos pela sua classificação tributária (das finanças) para dizer se se pode ou não construir e pouco mais há a fazer... Um terreno pode ser rústico e ser possível construir ou não. Um terreno pode ser urbano e ser impossível construir.
A única entidade que pode decidir se se pode construir num terreno é a Câmara Municipal (em conjunto com outros organismos em situações especiais como por exemplo RAN/REN), as Finanças nada têem a ver com isso.
Para saber se pode construir num determinado terreno o processo é o seguinte:
Vê o terreno nos anúncios ou na imobiliária -> vai ao site da Câmara Municipal, faz o download do PDM (Plano Director Municipal - um documento que diz o que se pode fazer em todo o munícipio em questões de gestão do território) e tenta identificar o terreno em questão no mapa -> nesse mesmo documento vê como o terreno está classificado e vê o que pode ou não pode lá fazer -> em caso de dúvida, contacta o departamento de urbanismo da Câmara Municipal e faz-lhes a pergunta -> se lhe disserem que pode construir e quiser ter uma informação mais alargada e vinculativa faz um PIP (Pedido de Informação Prévia - onde explica razoavelmente o que pretende fazer) -> a Câmara responde ao seu PIP e diz-lhe se pode ou não construir o que está a pensar
Isto é um esclarecimento muito superficial, apenas para que possa ter uma imagem global do que se passa com as designações dos terrenos.
Colocado por: VerinhaNa doação que me foi feita consta que a casa se destina a arrumos
Colocado por: Verinhae como vou fazer obras de reabilitação à casa, como resolvo esta questão?
Colocado por: observadoros terrenos rusticos pagam imi?
Colocado por: observadorabaixo de que valor não pagam?
Colocado por: observadorcomo é que as finanças os avaliam?