Iniciar sessão ou registar-se
    • Leom
    • 2 agosto 2013 editado

     # 1

    Boa tarde,


    Alguém me pode dizer algo sobre as armaduras para aplicação nas paredes? Vou usar parede dupla, e a parede exterior terá uns 6 metros. Para prevenir fissuras e dar mais estabilidade, acham que vale a pena aplicar esta armadura? Sabem preços? Obrigado
  1.  # 2

    desenvolva lá isso...
    e o projecto? o que diz? e o projectista?
    6 metros de altura?
    • Leom
    • 3 agosto 2013 editado

     # 3

    O projecto não tem este tipo de armadura inserido nas paredes. Gostava de conhecer casos aqui no fórum que tenham aplicado isto, e que possam dizer que realmente isto evita fissuras numa parede. A opinião do projectista já a tenho, gostava de conhecer outras, obrigado. Link para o material que pesquisei.
  2.  # 4

    Essas armaduras do link, são para estruturas de paredes resistentes e/ ou confinadas, e/ ou para substituição de linteis em betão armado (a cada 2/3m, por exemplo)em paredes de grande envergadura ( altura e comprimento)
    Por exemplo, foram utilizadas nos grandes e altos panos de alvenaria de bloco do estádio da luz.

    Em construção tradicional corrente, não vejo vantagens.
    • Leom
    • 3 agosto 2013 editado

     # 5

    Obrigado, mas sugere alguma coisa? Como costuma ligar os dois panos? É que este material também tem essa aplicação.
  3.  # 6

    Leom, então existem uma peças em aço inox que servem de pingadeiras dos condensados da ciaxa de ar/ conectores entre ambos os panos de alvenaria. Nunca vi aplicado, nem nunca utilizei. Mas existe ;)

    Um documento tecnico simples sobre o assunto:
    http://www.civil.ist.utl.pt/~joaof/tc-cor/18%20Execucao_%20paredes%20alvenaria%20tijolo%20e%20blocos%20-%20COR.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leom
    • Leom
    • 3 agosto 2013

     # 7

    Muito obrigado pela partilha do documento. É muito esclarecedor.
  4.  # 8

    Colocado por: LeomObrigado, mas sugere alguma coisa? Como costuma ligar os dois panos? É que este material também tem essa aplicação.

    para ligar os dois panos tem de ser como o Pedro Barradas falou. com essa armadura vai fazer uma ponte térmica desnecessária.
    pode usá-la para ligar os dois panos, mas na zona dos vãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leom
  5.  # 9

    Boas,

    Para paredes correntes com +- 3 metros de altura e larguras acima dos 4 metros até uns 7 - sim, deve levar essas armaduras devido aos esforços horizontais, o sismo ou ventos, a cada 3 fiadas. Contudo, em Portugal não é costume. Consulte na livraria do lnec teses e o livro de paredes exteriores.

    Como não é normal fazer alvenaria estrutural em chaminés, platibandas em betão, montras em vidro temperado ou laminado. Mas está tudo legislado apenas não é aplicado devido aos lobby's do sector...

    Ab
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leom
  6.  # 10

    Colocado por: bettencourtBoas,

    Mas está tudo legislado apenas não é aplicado devido aos lobby's do sector...


    Onde está legislado, no EUROCODIGO?! Quais lobbies que não "deixam" aplicar reforços estruturais em alvenarias?
  7.  # 11

    sim, pode ser no eurocodigo. qual a resistencia a esforços horizontais de uma parede de alvenaria? não devia resistir ao sismo?

    mas também pode ver nos ite's entre outros do lnec.

    ab
    • Leom
    • 16 agosto 2013

     # 12

    Colocado por: Pedro Barradaspeças em aço inox que servem de pingadeiras dos condensados da ciaxa de ar/ conectores entre ambos os panos de alvenaria. Nunca vi aplicado, nem nunca utilizei. Mas existe ;)


    Tenho pesquisado em sites de materiais de construção, e não encontro esses "conectores". Se calhar estou a procurar com a designação errada. Conseguem-me ajudar? Obrigado
    • Leom
    • 17 agosto 2013

     # 13

    • Leom
    • 17 agosto 2013

     # 14

    Vende-se em Portugal pela Cortatec.
 
0.0176 seg. NEW