Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Estou a terminar a construção de um anexo na minha casa, que funcionará como sala-de-estar/home-cinema, e necessito de colocar cortinas nas janelas/portas. As cortinas necessitam de bloquear totalmente a luz esterior, e simultaneamente ser bastante pesadas, grossas e densas, para diminuar as reflexões sonoras. (o mesmo princípio usado em algumas casas de espectáculos, que usam cortinas nos lados e/ou traseiras para melhorar a acústica)

    No meu caso, as portas/janelas estão num canto (ver imagens abaixo), inicialmente pensei colocar um único varão, curvo no canto, mas interrogo-me agora se será boa ideia. Confesso que nunca prestei qualquer atenção a cortinas, não faço ideia dos métodos normalmente usados para este tipo de coisa.

    Pretendo algo que não pese muio na carteira, e preferencialmente simples. Imagino que nos grandes centros urbanos haja casas especializadas, mas vivo no distrito de Aveiro, não sei se encontrarei próximo pessoas especializadas nisto.

    Agradeço desde já todas as sugestões. Se calhar estou a complicar em demasia isto, mas realmente não sei por onde começar, nem onde encontrar nem varões nem o tecido propriamente dito.

    4
    5
  2.  # 2

    Olá

    Para o efeito que pretende, de obscurecimento total, só consegue com tela de rolo interior com calhas laterais.
    http://www.estoresvitoria.com/ deve ter ou outra loja semelhante.

    No Ikea também tem telas de rolo opacas sem calhas laterais que deixam passar apenas um pouco de luz no encontro com a parede. É uma solução muito mais económica, que funciona razoavelmente.

    Cpts
  3.  # 3

    Eu usaria veludo duplo, intercalando as argolas (não sei o nome técnico) no mesmo suporte. Um segundo suporte para uma cortina normal, porque há dias diferentes.
    Ah, e com muitas ondinhas, por causa do som.
  4.  # 4

    Boas,

    Existem essas cortinas já feitas à venda a preço de ouro, ou então manda fazer a quem sabe a metade do preço (mas não deixa de ser um pouco caro). Como é uma coisa bastante técnica, é difícil explicar e principalmente os seus pormenores.

    Por norma existem à porta das discotecas - algumas deles podem atingir mais dos 500€/m2

    Mas é necessário saber se pretende apenas atenuar a reverberação e/ou também o isolamento acústico dos vãos - e quais o db a isolar ou atenuar

    ab
  5.  # 5

    Obrigado pelos posts, já me deram que pensar. Relativamente a usar rolos, o que me levou também a querer evitá-los é a sus colocação. Teriam de estar fixos às janelas/portas, para permitir a abertura e passagem sem problema. Mas não querendo furar o alumínio, como segurar os rolos? A nãao ser que haja outros métodos de fixação, não recorrendo a furos?

    Calha vs varão
    Nesta minha pesquisa já percebi que com cortinas de tecido há quem use varões, e quem prefira calhas. Eis algo a que nunca tinha dedicado qualquer atenção. lol Tenho de tentar perceber qual o mais adequado.

    Reverbereção vs isolamento acústico
    Julgo que o que pretendo é a primeira. Evitar a saída/entrada de som da sala não é importante, a sala está bem construída, o que interessa é mesmo “absorver” o som vindo da própria sala, para melhoria da acústica.

    Complexidade
    O post do bettencourt deixou-me a reflectir nisto. Pode por favor explicar um pouco?
    Julguei que a dificuldade maior fosse a escolha do método mais adequado. Entre rolos, cortinas simples, duplas, triplas (?), varões, calhas, e tanto mais, escolher tem-se mostrado dificil, mas no fundo, e esquecendo por um momento o blackout, o que se pretende é um pano que “absorva” o som. Eu sei, é uma simplificação, mas...

    Decidiamente, se soubesse que a variedade era tanta, teria estado muito mais atento a cortinados onde quer que fosse. :)
  6.  # 6

    veja isto

    http://www.morpa.es/cortinas-acusticas-decorativas-morpacur.html

    ou

    http://www.vescom.com/cortinas-acusticas#/780-6-1-95-0

    a variedade é grande

    provavelmente é melhor andar ao contrário, ou mais correctamente - quanto quer gastar por metro quadrado?

    ab
  7.  # 7

    Obrigado, bettencourt. Parecem soluções interessantes. Vou tentar saber preços. A variedade de opções dificulta a escolha, mas tenho tido tb alguma dificuldade em obter preços para ir comparando. Aliás, e respondendo à sua questão, quero dispender o menos possível, mas claro, que fique algo decente e cumpra a sua função. Inicialmente pensei em gastar cerca de 200 euros, mas de momento ainda não tenho uma correcta noção do necessário. Com uma altura de 205cm, e larguras de 230 e 90cm, dá uma área de cerca de 7m2 a cobrir, mas com curvas necessárias, a quantidade de tecido necessária aumenta muto.
  8.  # 8

    Se a quantidade aumentar para o dobro ficaria nuns 14m2 a uns 300€ - dava um preço jeitoso. por norma as pessoas vão para cortinas acusticas mais baratas do mercado e depois é igual a nada ou quase.

    você é da onde? caso seja de lisboa, escolha o tecido interior e o exterior e diga alguma coisa.

    ab
  9.  # 9

    Colocado por: vg.rodrigues

    (...) vivo no distrito de Aveiro, não sei se encontrarei próximo pessoas especializadas nisto. (...)
  10.  # 10

    Pois, estou bem longe da Lisboa. Vou continuar a pesquisar e recolher informações e preços.
 
0.0150 seg. NEW