Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu condomínio, por motivos forçados teve de avançar com obras nos vários prédios que o compõem. Vai ser feita a colocação de novos azulejos em todas as fachadas.

    Vai ser uma obra demorada, e vão estar montados andaimes em toda a fachada do prédio onde habito. Ora... vai ser um acesso directo e facilitado a todas as varandas, pelo que estou com receio sobre assaltos, principalmente nesta altura de férias.
    Quais são as responsabilidades da empresa que gere o condomínio ou da empresa que está a executar a obra sobre isto? São obrigados a fazer algum seguro de obra que possa cobrir isto?

    Em contacto com a empresa que faz gestão do condomínio, não sabem nada e "vão analisar a situação".

    Alguém já deve ter passado por esta situação, o que recomendam?
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 2

    Colocado por: solaris3x927Quais são as responsabilidades da empresa que gere o condomínio ou da empresa que está a executar a obra sobre isto?

    Tem noção que a empresa que gere o condomínio não lhe é uma entidade completamente estranha, certo?
    A empresa gere o seu condomínio, o solaris2x927 faz parte dele... logo, não é um risco provocado por terceiros, é um risco provocado por si, mesmo que sendo parte de um todo.
    Imagine que em vez de um apartamento tem uma moradia, que precisa de pintar e que faz a mesma pergunta. Faz sentido?

    Ou seja, qualquer uma das empresas não tem qualquer responsabilidade, a não ser que a isso seja obrigada contratualmente.
    Aconselho que mantenha todas as janelas e estores fechados e que contrate um seguro contra roubos pelo período em que as obras irão decorrer.
    Dito isto, é importante também que perceba que os andaimes deverão estar vedados ao público por tapumes - se a empresa que irá fazer as obras não o fizer, exija-o.
    Não deverá ser qualquer um que acede aos andaimes sem alguma invasão de propriedade.
  2.  # 3

    FD, compreendo o que diz.

    No entanto esta empresa não se revela muito colaborativa em revelar informação sobre as obras. (principalmente porque sou o arrendatário e não o proprietário do imóvel)
    O que gostaria de saber é se é normal exigir à empresa que vai fazer as obras este tipo de seguro? É que para uma obra que está orçamentada pelos 7 dígitos isto parece-me haver muita falta de informação ou omissão dela.

    O condomínio em questão tem acesso por 2 ruas diferentes (com desnível) portanto o topo das habitações que estão na rua inferior está abaixo do nível da rua de cima.
    Na parte inferior os andaimes estejam tapado com abraçadeiras e malha de rede, mas isto não oferece nenhum tipo de segurança porque à noite qualquer pessoa com um X-acto consegue rasgar um canto escondido e "entrar" para a estrutura dos andaimes.

    De qualquer forma pelo desnível existente que faz com que o topo dos andaimes (que vão até ao 5º andar) estejam (para já....) abertos e sem grande nível de protecção para alguém poder descer por eles abaixo.
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 4

    Colocado por: solaris3x927O que gostaria de saber é se é normal exigir à empresa que vai fazer as obras este tipo de seguro?

    Um seguro anti-"roubo", não mas, um seguro de responsabilidade civil é obrigatório.
    Esse seguro de responsabilidade civil até pode pagar um assalto mas, tem que haver uma relação de causalidade entre o assalto e uma falha da empresa de construção.

    Colocado por: solaris3x927É que para uma obra que está orçamentada pelos 7 dígitos isto parece-me haver muita falta de informação ou omissão dela.

    7 dígitos, de certeza? Milhão de euros?

    Colocado por: solaris3x927Na parte inferior os andaimes estejam tapado com abraçadeiras e malha de rede

    Penso que isso não é suficiente... mas, não tenho a certeza.
    Se quiser ter a certeza, ligue para o ACT e, em princípio, conseguem-lhe dizer isso pelo telefone.
  3.  # 5

    Colocado por: FD
    Um seguro anti-"roubo", não mas, um seguro de responsabilidade civil é obrigatório.
    Esse seguro de responsabilidade civil até pode pagar um assalto mas, tem que haver uma relação de causalidade entre o assalto e uma falha da empresa de construção.


    Claramente que não será pelo seguro de responsabilidade civil que a coisa ficará resolvida se houver algum azar.

    Colocado por: FD7 dígitos, de certeza? Milhão de euros?

    Foi a informação que me foi passada pelo senhorio. A reunião de discução das propostas pelos condominos foi agendada para as 16:30 de um dia da semana.... Eu como arrendatário embora tenha interesse em saber o que se anda a fazer, não ia deixar de trabalhar uma tarde para estar na reunião.
    Mas é um condominio com 3 blocos de prédios (dois dos quais com 15/16 andares) que tem fachadas bastante grandes....


    Colocado por: FD
    Penso que isso não é suficiente... mas, não tenho a certeza.
    Se quiser ter a certeza, ligue para o ACT e, em princípio, conseguem-lhe dizer isso pelo telefone.


    Ligar para o ACT as in "Autoridade para as Condições do Trabalho"? O que é que eles têm a ver com este tema?
    Penso que aqui haverá sempre subjectividade do que é uma proteção efectiva dos andaimes..... O que está de momento colocado é aquela rede que se ve para os detritos não saltarem para a via publica....
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 6

    Colocado por: solaris3x927Ligar para o ACT as in "Autoridade para as Condições do Trabalho"? O que é que eles têm a ver com este tema?
    Penso que aqui haverá sempre subjectividade do que é uma proteção efectiva dos andaimes..... O que está de momento colocado é aquela rede que se ve para os detritos não saltarem para a via publica....

    Vamos ver se estamos em sintonia.
    Qualquer obra tem que estar obrigatoriamente vedada a terceiros, por razões de segurança.
    Isto, para impedir que crianças ou quaisquer outras pessoas possam aceder a um local onde os riscos de acontecerem acidentes é mais elevado.
    A entidade que fiscaliza o cumprimento desta obrigação é o ACT.

    No seu caso, o que o preocupa não é o risco de acidentes mas, o risco de escalamento pelos andaimes para assaltos.

    Esse risco de escalamento pode ser ligeiramente diminuído pela colocação de tapumes, isto:



    Enquanto que a colocação de rede, isto, não serve minimamente para diminuir esse risco de escalamento:



    A questão é que eu acho que a rede não é suficiente ao nível do rés do chão para passar numa vistoria de segurança.
    O que para si não lhe interessa em termos de segurança no trabalho mas, interessa em termos de segurança do imóvel.
    Costuma-se dizer: quem não caça com cão, caça com gato.
    Percebe?
  4.  # 7

    FD,
    então a sua suspeita é que a 2º situação (que é a tal rede para isolamento dos detritos) possa não ser suficiente como medida de segurança, certo?
    Parece-me claro que com os tapumes fica mais seguro, mas tenho visto mta coisa por Lisboa como esse 2º exemplo, que desconfio que deve servir para passar a inspeção.

    Vou aguardar que terminem a colocação dos andaimes na fachada inferior dos prédios para ver o que vão fazer. Ainda devem demorar mais uns bons dias, mas com férias e fins de semana prolongados é importante precaver as situações menos boas.
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 8

    Colocado por: solaris3x927então a sua suspeita é que a 2º situação (que é a tal rede para isolamento dos detritos) possa não ser suficiente como medida de segurança, certo?

    Eu suspeito que sim mas, não tenho certeza, daí lhe ter sugerido ligar para o ACT.
    Se quiser, pergunte também aqui ao "nosso" coordenador de segurança de serviço (não sei se está de férias), ele saberá responder-lhe com quase certeza: https://forumdacasa.com/account/4343/ (envie-lhe uma mensagem privada)
  5.  # 9

    Imagino que a obra esteja já concluida.
    Como ficou resolvido?
    •  
      FD
    • 19 agosto 2013

     # 10

    zedasilva,
    As férias, foram boas? :P
  6.  # 11

    Colocado por: zedasilvaImagino que a obra esteja já concluida.
    Como ficou resolvido?

    Nem de perto, nem de longe...

    Agora com prai 3/4 semanas de obras.... devem ir talvez a 20% do progresso :P
    Já agr aproveito para lançar a pergunta (como sugerido pelo FD), sobre a utilização das "malhas de tecido" como medida de segurança para proteger contra terceiros?
  7.  # 12

    Só para terem uma noção do que falo...

    Podem ver nesta imagem
    https://www.dropbox.com/s/n9wg6002f38z0x8/2013-08-19%2018.31.00.jpg
    que qualquer pessoa do passeio consegue sem esforço entrar na estrutura dos andaimes.
    (Começaram a ser montados na sexta feira... este era o estado em que ficou a obra ao final do dia)
    É chato porque até uma criança pequena se pode enfiar por ali dentro...

    Aqui fica outra imagem para verem que aquilo que fica ao nível do passeio, pode proporcionar uma queda de uma altura de prai 3/4 pisos.
    https://www.dropbox.com/s/kvxs3l95ezfi5su/2013-08-19%2018.30.46.jpg
    (para alem de permitir o acesso a várias habitações numa altura de uns 6/7 pisos)
    • gkd
    • 18 setembro 2013 editado

     # 13

    [pub]Todos esses problemas podem ser evitados.

    Especializados em alarmes para andaimes e estaleiros, a GKD é uma empresa fornecedora de sistemas integrados especializados.

    Somos a primeira e única empresa dentro da indústria que percebendo a necessidade e especificidade do sector da reabilitação Urbana e das condicionantes de Obra geradas, desenvolvemos e comercializamos sistemas de alarme contra intrusão específicos para andaimes e estaleiros.

    Esta empresa foi criada com a ideia de inovar na área dos sistemas de segurança integrados e equipamentos electrónicos especificamente direccionado para a Reabilitação Urbana.[/pub]
 
0.0138 seg. NEW