Iniciar sessão ou registar-se
    • Ruby
    • 6 agosto 2013 editado

     # 1

    Já algumas pessoas vieram falar comigo e o marido sobre as famosas retomas de bancos e com frases como “então pq não aproveitam e compram um apartamento de retoma? São mais baratos e 100% financiados”. Vou ser sincera que não entendo nada de compra e venda de imoveis, daí vir a este fórum para poder ouvir varias opiniões de uma só vez:
    Acham que vale realmente a pena?

    Creio que, como em tudo, alguns imoveis (de retoma) valem a pena e outros não e que dependa mt da zona e da idade do imóvel e das condições físicas do mesmo.
    No entanto, de forma generalista, podemos considerar ser um negocio mais rentável que a compra sem ser através do banco? O tal “100% de financiamento” não significa taxas de juro mais elevadas? Como funciona ao certo?

    Andamos a pesquisar imoveis de retoma e chegamos a este padrão: um T3 “normal” (ou seja, sem grandes luxos como piscina no prédio e isso), em bom estado, numa zona considerada boa e com bons acessos a volta, na cidade do Funchal, de ano de construção entre 1995 e 2011 ronda na media dos 100.000 a 130.000€ , muitos valores dos quais são “negociáveis”. Que acham destes valores?

    Entretanto vi alguns imoveis novos, sem ser de retoma, com preços similares, mas obviamente sem 100% de financiamento.
  1.  # 2

    Colocado por: Rubyas famosas retomas de bancos

    Não são retomas, são imóveis de pessoas e empresas falidas que não conseguiram pagar o dinheiro que pediram emprestado ao banco.

    Basicamente são imóveis iguais aos outros só que não tem garantia e é um pouco como comprar um melão: Não se sabe bem o que é que se está a comprar.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
    •  
      FD
    • 6 agosto 2013 editado

     # 3

    Colocado por: RubyNo entanto, de forma generalista, podemos considerar ser um negocio mais rentável que a compra sem ser através do banco?

    Eu, em imóveis de banca, tanto vejo cancros que nem dados os queria, como algumas oportunidades interessantes.
    Depois, imóveis de banco mas, qual banco? É que os bancos têm políticas comerciais diferentes e a coisa varia muito de banco para banco.
    Por exemplo, no BES e na CGD, regra geral, só encontro coisas caras. No millenniumbcp e no Santander já encontro coisas mais vantajosas...
    Não é possível generalizar.

    Isto dos imóveis do banco funciona como as grandes superfícies: chamam à atenção com meia dúzia de produtos onde perdem dinheiro, para o ganhar nos outros milhares de produtos.
    Ou quando vai a um hipermercado só compra o que está em promoção?
    Neste caso, há negócios "muito bons" para chamar à atenção, que muitas das vezes até enganam mas, que implantam a ideia no nosso subconsciente de que todos os negócios são mesmo bons.

    Colocado por: RubyO tal “100% de financiamento” não significa taxas de juro mais elevadas? Como funciona ao certo?

    Também depende muito do banco.
    Mas, normalmente, dão 100% da avaliação, se a avaliação for baixa... é quase o mesmo que darem 80% no mercado "real".

    Colocado por: RubyQue acham destes valores?

    Não conheço a zona, não posso dizer nada.

    Colocado por: RubyEntretanto vi alguns imoveis novos, sem ser de retoma, com preços similares, mas obviamente sem 100% de financiamento.

    As casas boas estão à venda por preços muito similares e até valem mais a pena que as dos bancos.
    O problema é mesmo o financiamento... enquanto que num lado é quase garantido e com condições relativamente vantajosas, no outro lado, é uma desgraça, spreads altos e financiamento só até 70% ou 80% do valor da avaliação.

    Resumindo e concluindo: cada casa é um caso.
    Vejam o que gostam mesmo, não liguem a promoções e a retomas e outras coisas que tal, e só no final comparem.
    O mais importante a reter é: façam muito bem as contas e não comprem só porque é do banco e tem boas condições de financiamento, comprem porque gostam e porque é um bom investimento.
    •  
      imbs
    • 6 agosto 2013

     # 4

    Colocado por: FDResumindo e concluindo: cada casa é um caso.

    Sad, but true.

    Não conheço a realidade das ilhas, nomeadamente do Funchal. E sinceramente, por aqui (zona de Lisboa mas não só) vejo muitos imóveis anunciados como retomas, imóvel de banco, bla bla, bla e depois o preço deixa muito a desejar... A única vantagem que vejo, é que o imóvel pertencendo a um banco, o crédito, ou parte dele está meio caminho andado para o garantido. Claro que a outra metade do caminho é feita pelos compradores. Não é por ser imóvel do banco, chamada 'retoma', que não pedem garantias, nem é certo que emprestem a 100%.

    Eu comprei um imóvel do branco, de retoma e tive sorte. Além de todas essas coisas que falou, da localização e essas coisas também importantes deve considerar falar com os vizinhos, ler actas de condomínio, pesquisar imóveis nas redondezas de áreas e tipologias similares e depois 'pesar' na balança se todos os problemas que a casa poderá vir a ter, compensam o valor que vai pagar pois garantias e acompanhamento pós-venda é para esquecer. Como digo, não conheço as condições de empréstimos nem a realidade do Funchal... é analisar bem. Muito bem!
  2.  # 5

    Colocado por: FD
    O mais importante a reter é: façam muito bem as contas e não comprem só porque é do banco e tem boas condições de financiamento, comprem porque gostam e porque é um bom investimento.


    isto é muito importante....... durante anos as pessoas compravam so porque o banco emprestava...muitas das vezes nem sequer gostavam da casa, ou estavam a comprar valentes baldes, só porque o banco punha o dinheiro nas contas...... Pensei em voces e na casa que pretendem, nao comprem apenas por comprar! é o mais importante a reter.....
  3.  # 6

    Colocado por: imbsEu comprei um imóvel do branco, de retoma e tive sorte.

    Eu também!

    Colocado por: imbsdeve considerar falar com os vizinhos,

    Concordo plenamente, fiz o mesmo.
    E, não sei, se mais alguma vez muda-se de casa, teria tão bons vizinhos e melhores condóminos. Não somos muitos, (14) mas vi prédios com menos e, com gente, que eu não gostava de ter como vizinhos.
    Dito isto, a maioria das casas dos bancos são um mau negócio, mas também se fazem bons negócios e em locais priviligiados.
    Concordam com este comentário: imbs
    • LFMD
    • 7 agosto 2013

     # 7

    Alguém teve a experiência de negociar um imóvel de retoma com o crédito agrícola?
 
0.0123 seg. NEW