Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos foristas,

    Recorro uma vez mais à vossa ajuda para me darem umas luzes sobre um investimento que pretendo fazer.
    Já há uns anos que ando á procura de uma ruína+terreno em ambiente rural para restaurar. A conjuntura em nada ajuda estes investimentos, mas agora tenho algum dinheiro de parte para fazer a compra sem recorrer a bancos. Eis que me surge, a um preço muito bom, uma quinta de 6ha com um ruína que dará uma casa de 2 andares e 90m2. Mas as dúvidas são muitas....

    1. Neste fórum abundam situações que correram mal. Qual a melhor forma de me precaver contra isso? Principalmente já que vou fazer a compra sem empréstimo bancário. Vi que os notários fornecem um serviço que parece oferecer algumas garantias, o Casa Simples Casa Segura. E já agora, quanto devo pagar por todas as formalidades? O valor da compra rondará os 25.000€...

    2. 6ha é muito terreno... Estamos a falar em pinhal, eucaliptal ao longo de uma vertente de um monte, mais alguns socalcos planos, um pequeno curso (de água...e eu não tenho experiência nenhuma no assunto. Podem dar-me uma ideia do tipo de trabalhos em que me estou a meter? :) Logo à partida para manter o terreno limpo... Eu nem precisava de tanto terreno, mas ao preço que está normalmente têm 1/10 do área...

    3. A quinta é num local relativamente isolado e como só estarei lá aos fins-de-semana estou um bocado preocupado com a segurança... têm sugestões? Já pensei em videovigilância com câmaras wireless... hoje em dias estão baratas e enviam avisos sempre que detetam movimentos, mas não sei se isto não será demasiado exagerado...

    Muito obrigado desde já por toda a ajuda!
    • ze79
    • 6 agosto 2013

     # 2

    2. 6ha é muito terreno... Estamos a falar em pinhal, eucaliptal ao longo de uma vertente de um monte, mais alguns socalcos planos, um pequeno curso (de água...e eu não tenho experiência nenhuma no assunto. Podem dar-me uma ideia do tipo de trabalhos em que me estou a meter? :) Logo à partida para manter o terreno limpo... Eu nem precisava de tanto terreno, mas ao preço que está normalmente têm 1/10 do área...

    Aqui vs tem que manter a terreno limpo +- , depois se tem arvores pode sempre vender e fazer um encaixe de € que lhe vão ajudar a pagar a limpeza do terreno e a amortizar o investimento ;-)

    Vs diz que é numa zona isolada ,tudo depende do que é para si isolada . Em que distrito fica a propriedade se não é descrição , pois por esse preço por vezes há outros
    negócios mais vantajosos ;-)


    Bem haja .
  2.  # 3

    Viva Jteixeira,

    1. desconheço os custos.
    2. ter água é uma mais-valia importante, e a venda de árvores compensarão as despesas com a limpeza do terreno.
    3. quanto à segurança é uma questão bastante complicada. No campo dos larápios há duas categorias: os "curiosos" e os profissionais à séria.
    Nesse caso é bom investir em soluções de baixo custo (alarme com capacidade de comunicação às autoridades mais próximas do local, por vezes é possível sensibilizar as autoridades para essas situações) que afastem sobretudo os curiosos.
    Depois convém não produzir demasiada ostentação na intervenção final,
    Ter vãos robustos e boas soluções para os fechar quando não está,
    Não ter coisas de elevado valor no interior,
    Se for possível ter um caseiro é uma boa ideia,
    Alugar para turismo rural e manter uma ocupação mais permanente e rentável,
    Talvez considerar um seguro, que dado o risco poderá ser caro,
    porque no final quando os pros estudam um local assim vêm mesmo com a carrinha das mudanças e levam tudo.

    Cpts
    Concordam com este comentário: ze79
    •  
      FD
    • 6 agosto 2013

     # 4

    Colocado por: JteixeiraQual a melhor forma de me precaver contra isso?

    Faça o negócio com todos os dados possíveis.
    Peça:
    - certidão permanente do registo predial, incluindo o código para poder aceder online e verificar a informação disponibilizada
    - matriz predial
    - nota de liquidação e respectivo recibo do IMI, se não estiver isento
    - documentação do proprietário (cartão do cidadão), muito cuidado com representantes e procurações
    - confirme que o proprietário deu o direito de preferência aos vizinhos, se não o fez, declare o exacto valor pelo qual comprou, não declare abaixo do que gastou
    - não dê nenhum sinal, siga logo para a escritura
    - 6ha é muito terreno como diz, confirme se tem serventias com que se deva preocupar
    - investigue muito bem o que vai acontecer na zona, tenha a certeza que não lhe vão construir uma auto estrada ou um aterro sanitário a meio da propriedade

    Colocado por: JteixeiraE já agora, quanto devo pagar por todas as formalidades? O valor da compra rondará os 25.000€...

    Pelo processo burocrático, sem hipoteca, paga uns 375€, acho eu.
    Depois, paga o IMT e o imposto de selo, sendo um imóvel rústico, paga 5% de IMT e 0,8% de imposto de selo.

    Acho que se está a esquecer de uma coisa relativamente importante: electricidade.
    Tem electricidade da rede no terreno? Se não, a que distância está? É que se estiver muito longe, o custo para a ter no terreno é grande...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  3.  # 5

    JTeixeira

    por vezes o ditado popular confirma-se, quando a esmola é muita...

    por isso tenha atenção ao que o FD disse e ter a certeza de todos os ónus que possam pesar sobre essa propriedade, inclusive saber na camara qual a classificação desse terreno, pois por exemplo se estiver em REN será muito difícil ( não impossível de todo) construir algo ou mesmo até recuperar.
    • 1976
    • 6 agosto 2013

     # 6

    6ha?
    sem querer ser alarmista, e se não quiser passar metade do ano de roçadora e motossera às costas, vai ter que comprar um tractor com roça-mato e, pelo menos, gamela.
    pode comprar um sem matrícula, que fica mais barato. não pode é circular com ele em vias públicas.
    pode rentabilizar o terreno com plantações adequadas e de retorno variável. desde eucaliptos a olival.
    ruína com 90m2 e 2 pisos? conte com mais uns milhares valentes (dezenas de milhares) para a recuperação. se tiver que fazer puxadas some.
    conte com o preçod as deslocações aos fds. no início é tudo muito bom e fácil. depois é a somar...
    acrescente as cautelas do sapiente fd.
    e coragem!
    • ze79
    • 6 agosto 2013 editado

     # 7

    da trabalho mas não é nada de mais ,se já tem floresta só tem que ver se é a mais adequada e rentável depois é cortar(destroçar) uma vez por ano os matos erva .

    tudo o resto é um passatempo ;-)
    • 1976
    • 6 agosto 2013

     # 8

    Colocado por: ze79tudo o resto é um passatempo ;-)

    :) é verdade. pelo menos nas primeiras 5 ou seis vezes. depois... :)))
  4.  # 9

    Obrigado pelas prontas respostas!

    @1976: tractor também não dá porque boa parte do terreno é acidentado. Necessariamente terei que deixar a parte florestal do terreno mais descuidada...Desde já aquilo está cheio de eucaliptos junto à casa que vão ser para vender, porque não me parece nada seguro a nível de risco de incêndio. Já agora, quando se vende árvores também arrancam o cepo? Quanto à recuperação já estou a contar com isso, por muito rústico que seja... transportes fica a menos de 100kms de casa, o que não é nada mau.

    @marco1: pois, já pensei nisso, daí que recorro a este fórum para tentar precaver-me de potenciais problemas... Na pior das hipóteses (terreno REN) não posso reconstruir sem alterações à casa? É que eu também não quero fazer mais nada, 90m2 chegam e sobram para o efeito... Já agora, é possível construir estruturas de apoio? Para guardar lenha e outro material?

    @FD: A rua que dá acesso ao terreno tem eletricidade e um vizinho ali ao lado, nesse aspeto acho que não há muitos problemas... Eu perguntei pelo IMI e disseram-me que nunca pagaram. O que leva à isenção neste caso? Falta de rendimento dos proprietários? Também me disseram que estava tudo legal, mas naturalmente que vou pedir a "papelada" toda antes (e se) avançar com o negócio. Quanto a investigar o que vai acontecer já pesquisei na net e quase não há nada sobre o local... Onde posso perguntar? Câmara, Junta de Freguesia?

    @ze79: é em Vila Real, perto do Porto (distrito). E o preço ainda vai descer vamos é ver quanto :p

    @tiagot: ostentação e coisas caras não vai ter de certeza :) mas não conheço nada da área, o que me preocupa um bocado também... Já perguntei ao dono mas nestes casos respondem sempre que é "calminho" :)

    Obrigado a todos uma vez mais!
    •  
      FD
    • 6 agosto 2013

     # 10

    Colocado por: Jteixeiratransportes fica a menos de 100kms de casa, o que não é nada mau.

    Enganou-se, certo? Transportes a menos de 100kms de casa...?

    Colocado por: JteixeiraEu perguntei pelo IMI e disseram-me que nunca pagaram. O que leva à isenção neste caso? Falta de rendimento dos proprietários?

    Rendimento baixo e ou baixo valor patrimonial do imóvel. Na matriz predial deve estar essa informação.

    Colocado por: JteixeiraQuanto a investigar o que vai acontecer já pesquisei na net e quase não há nada sobre o local... Onde posso perguntar? Câmara, Junta de Freguesia?

    Confira no PDM qual a classificação dos terrenos circundantes.
    Procure falar com os futuros vizinhos.
    Na Junta de Freguesia deve ter acesso a toda a informação que precisa, o/a presidente tem normalmente uma hora por semana para atender os habitantes, vá à junta, marque uma reunião e fale com ele/a, normalmente costumam ser acessíveis.
    Procure por notícias, fale com pessoas, vá ao café do sítio ou à padaria (onde se sabe tudo) e pergunte.
    Se quiser procurar na câmara, deve falar com alguém do departamento de urbanismo ou consultar as actas das assembleias municipais - dá trabalho.
  5.  # 11

    Caro Jteixeira!

    Eu também há cerca de ano e meio comprei um terreno/quinta de grandes dimensões (3.5hectares).
    Creio que no seu caso, e apesar de não ter visto o terreno terá + cedo ou +tarde comprar um trator com capinadeira para manter o terreno minimamente limpo. E se o seu terreno é muito em declive conforme disse terá de perder muito tempo com moto-roçadoira e não iria fazer + nada na quinta.
    Um boa solução seria abrir uns caminhos com uma retroescavadora para depois poder limpar no meio e poder combater incêndios + facilmente. Paguei cerca de 290€/dia para abrir caminho, mas num dia faz muito trabalho e consegui ter acesso para todos os lados, facilitando a limpeza e combates a incêndios.
    Quanto à questão da eletricidade tente ver quanto metros de linha com postes terá de meter. No meu caso foram 300mts e ficou-me em quase 3000€.
    Se quiser ter água de furo ou poço para a casa conte com pelo menos + 3000€.
    No início uma pessoa nem dá conta mas ter uma quinta destas dimensões ainda dá muito trabalho e querer algum dinheiro, especialmente no início.
    Para a segurança eu também ando a ver sistemas de alarme, mas não há nada melhor que a presença humana, daí que eu esteja em pensar reconstruir uma casita em pedra e aluga-la, nem que seja de borla ou a troco de 1 dia ou 2 na limpeza do terreno a alguém da aldeia, para lá viver.
    De qualquer forma não há nada que vale viver no meio da natureza.
    Por isso força, vá em frente.
    Concordam com este comentário: 1976
  6.  # 12

    Colocado por: FD
    Enganou-se, certo? Transportes a menos de 100kms de casa...?


    Sim, expressei-me mais. Queria dizer que o terreno fica a menos de 100kms de onde em moro (80 e tal). Pelo que acho que dá para ir aos fins-de-semana sem ser uma despesa incomportável.

    @DSA78: Eu tenciono precisamente alugá-la, mas à família, a troco de umas horitas de trabalho :p Esses 3000€ para água incluem motores e ligação à casa? Como disse a propriedade tem água à superfície, será necessária tanta despesa? E quanto a eletricidade a rua de acesso tem iluminação e uma casa habitada, pelo que também espero que não seja uma despesa tão grande (da rua à casa devem ir uns 100m)...Eu a curto prazo (6meses) terei uns 10.000€ para gastar, mas já estou a ver que vão chegar para pouco...

    Obrigado uma vez mais!
    • 1976
    • 6 agosto 2013

     # 13

    lembrei-me agora de uma coisa...
    vai vedar os 6ha? ou vai vedar apenas uma parcela em redor da casa? ou não vai vedar nada?
    sem me querer meter demais, faça uma folha de excel ou no google drive e já metendo as despesas que se lembra e que lhe vão sugerindo...
    aquisição 25000
    registos 2500
    projectos 2000
    limpezas 1000
    puxadas xxxx
    e por ai fora.
    e assim fica com uma ideia relativamente precisa de quanto vai investir.
    se gosta, avance. nunca mais vai pensar em ir a um de ginásio :))
    • ze79
    • 6 agosto 2013

     # 14

    Qual capinadeira qual trator veda a propriedade e mete la 5 cabras ou ovelhas e vai ver se ganha ervas ,e ainda pode comer uns cabritos de vez em quando;-)

    é longe para mim se não até eu estava interiçado em mais uma quinta com essas caracteristicas ;-) avance com o negocio .
    Concordam com este comentário: two-rok, tiagot
  7.  # 15

    @1976: Pelo que vi acho que o relevo pode dar uma ajuda e poderei apenas vedar o acesso através da estrada (20m). O resto é monte :p E vedar tanto terreno custaria uma fortuna, deve ser melhor apostar nuns vãos bem robustos como sugeriu o tiagot.

    @ze79: As cabras não eram má ideia, desde que não sejam minhas :) E o problema seria quando já lá tivesse uma horta... que eu saiba elas não distinguem mato de couves eheh
  8.  # 16

    Então não distinguem ! entre mato e coives é claro que não vão comer mato....
    Concordam com este comentário: two-rok, tiagot
  9.  # 17

    Colocado por: Laranja MecânicaEntão não distinguem ! entre mato e coives é claro que não vão comer mato....
    Concordam com este comentário:tiagot


    Claro....olha alface e couve tenrinha...

    Quanto a ter animais é uma boa solução para limpar terrenos, mas é necessário ter alguém a cuidar deles e a recolhê-los todos os dias. Caso contrário não duram um mês.
    Serão um festim para raposas, cães vadios e amigos do alheio...
    A melhor proteção será sempre a presença humana. Se o terreno tiver mais-valias turísticas pense em alugar por períodos curtos (sempre tem algum rendimento extra). Ou então ter um caseiro que vá cuidando dos animais e de uma pequena horta.

    Aparte disso, é assegurar serviços mínimos, com umas portadas metálicas robustas que com acesso apenas pelo interior da casa e um alarme interior autónomo que consiga enviar fotos em caso de activação. Aí sempre pode alertar imediatamente as autoridades locais.
    Para além disso o investimento já começa a ser elevado. E podem gostar tanto do sistema de alarme que o levam também (não seria o primeiro...)

    Cpts
  10.  # 18

    Pois, animais estão fora de questão precisamente pela razão de necessitarem de cuidados diários. :)

    Hoje voltei a ir ver a propriedade, desta vez com mais calma e notei uma série de situações:

    - passa um tubo no meio do terreno para levar água ao vizinho...
    - numa parte do terreno também há uns quantos acessos para caminhos que estão vedados, será que o terreno serve de serventia?
    - tem muita água a correr ao longo da propriedade, nos dois socalcos mais baixos tem uma mina de água e um pequeno poço/tanque natural.

    Esta última situação deixa-me um bocado apreensivo porque parece uma situação perigosa. Não para a casa que é bastante longe, mas parece que o terreno poderá abrir um buraco, ou algo do género... será possível isto acontecer?
    As outras situações também não são propriamente agradáveis, mas geríveis dado a extensão da propriedade.
    A proprietária também não sabe esclarecer a razão de nada disto, uma vez que afirma que a casa pertencia aos avós e nunca teve nada a ver com ela...
    •  
      FD
    • 9 agosto 2013

     # 19

    Colocado por: Jteixeira- passa um tubo no meio do terreno para levar água ao vizinho...

    Fale com o vizinho para saber o que é.

    Colocado por: Jteixeira- numa parte do terreno também há uns quantos acessos para caminhos que estão vedados, será que o terreno serve de serventia?

    Se forem de serventia irão dar a algum lado e deverão estar "usados" ou seja, não devem existir silvas nem ervas nos mesmos.
    Mais uma vez, fale com os vizinhos.

    Colocado por: Jteixeiramas parece que o terreno poderá abrir um buraco, ou algo do género... será possível isto acontecer?

    Possível é mas, pouco provável.
  11.  # 20

    Pois, o problema é que ainda não vi vizinhos em lado nenhum, as poucas casas à volta estão em ruínas ou fechadas... :/ vou tentar lá ir num dia útil e falar na Junta de Freguesia...
 
0.0249 seg. NEW