Iniciar sessão ou registar-se
    • LFMD
    • 6 agosto 2013

     # 1

    Bom dia

    Recentemente iniciei a procura de uma nova habitação. Ponderei bem o arrendamento mas dadas as circunstancias (profissionais e pessoais) acabei por decidir que o mais vantajoso seria comprar.
    Para compra apenas ponho como hipótese uma moradia e pelo que tenho visto foquei-me em imóveis bancários.
    Dos que visitei aquele que me agradou mais foi um T2 que me pareceu ser aquele com melhor relação qualidade/preço- 150m2 por 110000€.
    Temos falado com uma imobiliária que nos propôs passar-mos agora a uma proposta, o imóvel é do Crédito Agrícola.
    Falando um pouco da nossa situação temos 28 e 25 anos, estamos os dois efectivos e os nossos rendimentos rondam os 1800€ líquidos mensais (não temos mais nenhum encargo fixo).

    Já alguém teve alguma experiência com o crédito agrícola? Quais as condições praticadas nestas situações?
    Não temos pressa nenhuma portanto queremos tudo muito bem pensado... :)
    •  
      FD
    • 6 agosto 2013 editado

     # 2

    A 30 anos, taxa de 5%, empréstimo de 100%, dá uma prestação mensal de 463€.
    A taxa de esforço é 25%. A taxa de esforço ideal é 20%~30%.
    Se derem de entrada uns 10% ou 20%, não vejo porque não seja aprovado.
    • ze79
    • 6 agosto 2013

     # 3

    Tem € para dar uma entrada ?

    Para os bancos dar uma entrada é benéfico para si pois poderiam oferecer outras condições mais favoráveis .

    o credito agrícola normalmente é um banco com bons serviços ,já la tive conta e pagavam bem os juros nas poupanças na altura ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFMD
    • LFMD
    • 6 agosto 2013 editado

     # 4

    Sendo imóvel bancário não conseguirei financiamento a 100% e uma taxa um pouco mais baixa?
    Com as nossas idades não será fácil estender até 40 anos?


    Colocado por: FDA 30 anos, taxa de 5%, empréstimo de 100%, dá uma prestação mensal de 463€.
    A taxa de esforço é 25%. A taxa de esforço ideal é 20%~30%.
    Se derem de entrada uns 10% ou 20%, não vejo porque não seja aprovado.
    •  
      FD
    • 6 agosto 2013

     # 5

    Colocado por: LFMDSendo imóvel bancário não conseguirei financiamento a 100% e uma taxa um pouco mais baixa?

    É capaz mas, é preferível contar com o pior que com o melhor.

    Colocado por: LFMDCom as nossas idades não será fácil estender até 40 anos?

    Sim mas, tem noção do que isso implica, certo? Mais juros pagos... e a casa não é tão cedo vossa.
    Se podem pagar a prestação a 30 anos é preferível. Aliás, o ideal é que o prazo seja tão curto quanto possível.

    Agora, vai-me desculpar mas, há quanto tempo estão juntos? E há quanto tempo vivem juntos?
    Por aqui aparecem MUITOS casos de jovens que se separam depois de comprar casa e as coisas ficam muito complicadas nessa altura.
    Se já estão juntos há algum tempo e se têm a certeza do passo que vão tomar, acordem já o que irá acontecer se alguma coisa correr mal na relação, para evitar problemas no futuro.
    Pode parecer um conselho estranho e difícil de digerir mas, acreditem que faz todo o sentido.

    Um exemplo do que digo: https://forumdacasa.com/discussion/16703/sem-solucao-possivel-para-uma-casa-que-nao-habito/
    Concordam com este comentário: two-rok
    • LFMD
    • 6 agosto 2013

     # 6

    Mas por outro lado consigo também baixar a prestação (apesar de o valor final ser superior) e "garantir" que se ocorrer algum azar consigo mais facilmente continuar a pagar o empréstimo.

    Será melhor continuar a negociar com a imobiliária ou ir directamente a um balcão?

    (Nunca podemos prever o futuro mas já estamos juntos a vários anos e já vivemos juntos à mais de dois.)
    •  
      FD
    • 6 agosto 2013 editado

     # 7

    Atenção: corrigi os valores que coloquei acima - estavam errados.

    Colocado por: LFMDSerá melhor continuar a negociar com a imobiliária ou ir directamente a um balcão?

    Eu prefiria ir directamente ao balcão.

    Colocado por: LFMDMas por outro lado consigo também baixar a prestação (apesar de o valor final ser superior) e "garantir" que se ocorrer algum azar consigo mais facilmente continuar a pagar o empréstimo.

    Isso é verdade mas, convém que não fique muito tempo nessa situação, é bom que vá amortizando ao longo dos anos e não se "esqueça" de o fazer.
  1.  # 8

    Com as vossas idades o credito pode ir ate aos 42 anos.
    Certo que pagara mais, em juros claro, mas uma taxa de 5% parece-me abusiva.
    Ressalve-se que nunca trabalhei com a crédito agrícola.
    De qualquer das formas, com a diferença na prestação, ao estender o prazo, pode sempre pensar em aplicar essa diferença e fazer algo que lhe possa ajudar a pagar a casa.
    Neste caso, embora para um empréstimo a 40/42 anos, teria a possibilidade de o terminar em 30/35.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFMD
  2.  # 9

    Boa noite LFMD

    Quanto ao caixa agricula não posso ajudar, mas posso sim dar exemplo do meu caso!

    Também procurávamos um imóvel, de preferência de banco devido ao spread aplicados actualmente.

    andamos imenso tempo a procura, e finalmente apareceu um apartamento T3 novo com 140 metros quadrados, ainda com um terraço de 68 metros quadrados.
    Este estava a venda por 115.000€.
    Inicialmente, colocamos a proposta ao bcp, por 100.000€, este foi aceite com alguma dificuldade.

    Conseguimos a aprovação do credito com um spread promocional nos primeiros 3 anos de 1%, passando apos os 3 anos para spread de 2 ate ao fim do contrato.

    Assim então, com fiadores, foi aprovado o credito de 90.000€ em 40 anos, com entrada de 10.000€.
    Não tínhamos mas nenhum credito, e os nossos ordenados ao fim do ano contabilizavam 18.000€.

    De todos os bancos que tivemos oportunidade de conhecer, O milennium bcp foi o único que praticou o spread mais baixo, beneficiando ainda da campanha de desconto de 2% na escritura.

    Esta foi a decisão mais poupada, visto que o nosso empréstimo comecará com prestações de 270€.
    Nunca iria arranjar um imóvel novo, t3 com garagem para 4 carros, alugado na minha zona por menos de 500€/ mês.
    Decidimos então pagar para dizer VAI SER NOSSO.

    Aguardamos agora, apos já termos sinalizado a casa e assinado o contrato compra e venda com a imobiliária, a marcação da escritura.

    Boa sorte para o seu negocio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFMD
    •  
      FD
    • 13 agosto 2013

     # 10

    Colocado por: Pitjesusandamos imenso tempo a procura, e finalmente apareceu um apartamento T3 novo com 140 metros quadrados, ainda com um terraço de 68 metros quadrados.
    Este estava a venda por 115.000€.
    Inicialmente, colocamos a proposta ao bcp, por 100.000€, este foi aceite com alguma dificuldade.

    Conseguimos a aprovação do credito com um spread promocional nos primeiros 3 anos de 1%, passando apos os 3 anos para spread de 2 ate ao fim do contrato.

    Grande negócio!
    Concordam com este comentário: two-rok, Pitjesus
  3.  # 11

    Esperemos nos que sim!!!

    pelo valor e como anda neste momento a taxa de spreads ate concordo... Agora esperemos pelo tombo
  4.  # 12

    Olá,

    aproveito este tópico para fazer uma pergunta algo ingénua.
    As taxas fixas propostas pelos bancos são negociáveis?

    Estou a tentar adquirir um imóvel cujo constructor tem acordo com a CGD, pelo que fazem condições de taxa fixa a 5 anos de 2.75% ou a 10 anos de 3.75%.
    Haverá alguma forma de serem negociadas? Se a TF a 10 anos fosse um pouco mais baixa, era bastante atractiva, penso eu, não?
    Claro que já perguntei e eles dizem que não, mas também já disseram que não a outras coisas e voltaram atrás..

    Cumprimentos,
  5.  # 13

    Colocado por: jmvazOlá,

    aproveito este tópico para fazer uma pergunta algo ingénua.
    As taxas fixas propostas pelos bancos são negociáveis?

    Estou a tentar adquirir um imóvel cujo constructor tem acordo com a CGD, pelo que fazem condições de taxa fixa a 5 anos de 2.75% ou a 10 anos de 3.75%.
    Haverá alguma forma de serem negociadas? Se a TF a 10 anos fosse um pouco mais baixa, era bastante atractiva, penso eu, não?
    Claro que já perguntei e eles dizem que não, mas também já disseram que não a outras coisas e voltaram atrás..

    Cumprimentos,

    Qual a spread a partir do final do período de taxa fixa?
  6.  # 14

    4.25%. Daí ser mais vantajoso os 10 anos com Taxa Fixa.
    A esperança é antes do fim desses 10 anos, estarmos a mudar de casa.
    Já agora, temos 26 e 27 anos, rendimentos à volta dos 2000 mensais e ambos efectivos.

    Desculpem se estiver a roubar muito o tópico, mas achei que se enquadrava..
  7.  # 15

    Colocado por: jmvaz4.25%. Daí ser mais vantajoso os 10 anos com Taxa Fixa.
    A esperança é antes do fim desses 10 anos, estarmos a mudar de casa.
    Já agora, temos 26 e 27 anos, rendimentos à volta dos 2000 mensais e ambos efectivos.

    Desculpem se estiver a roubar muito o tópico, mas achei que se enquadrava..


    Então e quando estiver com spread de 4,25% a somar a uma euribor prai de 3% consegue continuar a pagar? é por isso que não gosto dessas simulações da CGD....é que o spread depois do período de taxa fixa sobe muito.
    •  
      FD
    • 19 agosto 2013

     # 16

    Colocado por: jmvazHaverá alguma forma de serem negociadas?

    Tente mas, duvido, especialmente nesses protocolos.
    • LFMD
    • 19 agosto 2013

     # 17

    Aproveito para colocar uma pergunta que sei que a possível resposta será vaga mas...aqui vai:

    Quais as condições em que os bancos exigem ou dispensam fiadores? Ou seja na descrição que fiz acima será que vão ser necessários fiadores?
  8.  # 18

    Casados e bem casados, ou seja, à mais de x anos...

    Emprego estável, permamente e fixo, à mais de x anos...

    Outros bens em seu/vosso nome...

    Taxa de esforço mensal superior a x percentagem...

    Como refere as respostas serão sempre vagas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFMD
  9.  # 19

    Colocado por: El_58Taxa de esforço mensal superior a x percentagem...


    inferior
    Concordam com este comentário: El_58
    • LFMD
    • 27 agosto 2013

     # 20

    Boa tarde
    Na sequência do "caso" que contei acima reunimos todos os documentos para levar a imobiliária para avançar com uma proposta/simulação. Quando lá chegamos aquilo que nos foi dito é que uma das moradias (são duas geminadas e tínhamos particular interesse por uma delas) estava com venda suspensa. Faltaria a Câmara emitir licença de habitabilidade porque havia uns pormenores na rua que tinham sido compromisso do empreiteiro que não estavam prontos. Essa era precisamente a moradia que nos interessa.
    Foi-nos dito para ficarmos a aguardar que seria questão de poucas semanas, deixamos lá os documentos e logo que a questão estivesse resolvida avançávamos.
    Acontece que já se passaram quase 4 semanas, entretanto já enviei um mail à vários dias à agência a perguntar como estavam as coisas e a colocar mais algumas questões e não responderam... De parte da agência as respostas nunca são certas e demoram sempre imenso tempo a responder aos mails.
    Hoje ia a passar à porta do banco e resolvi entrar e perguntar como estavam sobre as moradias. Foram super prestáveis disponibilizaram-se logo para marcarmos uma reunião deixaram logo um contacto para tratar directamente com o responsável.

    A minha questão (depois deste texto enorme) é se aconselham passar a tratar directamente com o banco? E como fazer isso sem "passar por cima" da agência (uma vez que foram eles que nos mostraram as casas)?
 
0.0191 seg. NEW