Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Apresento aqui a minha questão que certamente vai ajudar algumas pessoas.

Pretendendo criar uma estrutura modelar habitacional, que permita um bom isolamento térmico e acústico, evitando assim condensações, etc... e claro que dure bons anos.

1 Opção
    Exterior: Paredes em aço galvanizado revestidas com placas OSB com isolamento e reboco térmico 40mm(suficiente), lã de rocha e reforço do reboco em PVC + tinta.
    Interior: Pladur

2 Opção
    Exterior/interior: Paredes em aço galvanizado revestidas painel duplo Sandwich/liso/termolacado/cor( 1 painel no interior e outro no exterior) com isolamento poliuterano, entre a parede interior e exterior aplicação de lã rocha para conforto térmico e acústico.

Qual destas 2 opções oferece mais qualidade em termos térmicos,acústicos,resistência, humidades... aquela que acham ser a ideal? e já agora qual a mais económica.

Agradeço vossas opiniões.Obrigado
  2.  # 2

Isso é construção em LSF.

Não sendo da área recomendo-te este site:

http://www.futureng.pt/
  3.  # 3

Sim...
    Não sou da área dai a dúvida.
    No site que enviou não consegui encontrar reposta a esta dúvida, a minha dúvida é qual destas 2 opções é a melhor e porquê.

Aguardo feedback
  4.  # 4

Colocado por: Anonimo16062021
    As placas de isolamento LM para sistemas ETICS só a partir de 80mm de espessura

Facultaram-me 40mm, afirmando ser o suficiente, como não sei gostava de ter a sua opinião, pois pretendo fazer este tipo de construção mas queria ter o máximo de informações.Diga-me porque não devo optar por 40mm? Qual a diferença entre 40mm e 80mm?

Reboco acrílico queria dizer, não?
    humm...tenho isto escrito Isolamento e reboco: reboco térmico 40mm | Reforço reboco: Armadura PVC, está correcto?

1 Opção
    Já agora porque riscou a palavra TÉRMICOS, este tipo de casa não tem essa função? ou seja mantêm uma temperatura agradável de verão e inverno. É que ouço dizer maravilhas deste tipo de habitações, dizem-me que não tem comparação com alvenaria, que é superior, é verdade?

1 Opção
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tugamix

OBRIGADO PELA ATENÇÃO QUE ESTÁ A PRESTAR ESTÁ A SER IMPORTANTE PARA A MINHA DECISÃO, MAIS UMA VEZ OBRIGADO.
    • AXN
    • 7 agosto 2013

# 5

Colocado por: Anonimo16062021As placas de isolamento LM para sistemas ETICS só a partir de 80mm de espessura

De certeza?, no site da rockwool começa a partir dos 50mm. (rocksate duo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugamix
  5.  # 6

Colocado por: Anonimo16062021

Qual a marca do sistema (escrito) pode-se saber? Pois... estava a tentar ver aqui mas não vejo referencia, talvez seja algo da própria empresa e nesse caso preferia não revelar o nome para não causar nenhum dissabor. Percebi que a sua opinião está direccionada para este sistema STEEL FRAMING. Pode-me ajudar um pouco mais desenvolvendo esta sua opinião? E porque "excluiu" a 2ª opção? Pretendo saber as diferenças e vantagens entre ambos, toda a informação possível para me sentir confortável e confiante na decisão.

Como o amigo tugamix tinha perguntado qual das 2 opções oferecia mais qualidade em termos térmicos eu simplesmente risquei pela razão de ambos serem muito idênticos no que a isso diz respeito
  6.  # 7

Colocado por: AXN

De certeza?, no site da rockwool começa a partir dos 50mm. (rocksate duo)

Como já referi aqui no caderno de encargos verifico 40mm, e queria saber se á medida é suficiente ou se devo aumentar a mesma. Afirmei junto da empresa que queria bom isolamento acústico e térmico, e agora quero confirmar se está correcto ou não. Se poderem desenvolver esta questão agradeço, até porque não sei quais as diferenças entre 40,50,80mm.

Obrigado
  7.  # 8

Colocado por: tugamixAfirmei junto da empresa que queria bom isolamento acústico e térmico,

que empresa?
  8.  # 9

Colocado por: fernandoFerreira
    que empresa?

Bom... tal como já referi anteriormente gostaria de não trazer para este fórum o nome das empresas em questão, visto estarmos discutir o assunto neste forum com trocas de ideias etc.., penso que não seria um procedimento correcto da minha parte. No entanto agradeço que deixe a sua opinião a minha questão acima colocada.
  9.  # 10

Colocado por: tugamixBom... tal como já referi anteriormente gostaria de não trazer para este fórum o nome das empresas em questão

não estava a perguntar o nome...
    apenas queria perceber se está a tratar do assunto com gabinete projectista?... ou directamente com algum construtor...?
    explique lá melhor pq tá tudo meio confuso...
    a casa é pra si? ou é algum novo conceito que pretende lançar no mercado? ...
  10.  # 11

Na opção 1 a estrutura habitacional de paredes e outros elementos estruturais são em aço galvanizado perfis c90 (marca empresa), lajes e telhado, vigas treliçadas em aço galvanizado ( marca empresa). estrutura paredes interiores com aço galvanizado c70.
    Revestimento e estrutura: As chamadas placas OSB, tanto quanto tenho reparado é um material bastante usado na América com vários benefícios, vi em vários meios que é um material muito resistente e isolador, mas já agora gostaria de saber os contras se existirem.
    um isolamento com reboco térmico 40mm + lã de rocha e reforço de reboco em PVC pintado a cor desejada. os interiores leva gesso cartonado.
    Esta estrutura é 1 piso.
  11.  # 12

Colocado por: tugamixSim...
    Não sou da área dai a dúvida.
    No site que enviou não consegui encontrar reposta a esta dúvida, a minha dúvida é qual destas 2 opções é a melhor e porquê.

Aguardo feedback

No site em questão tem toda a informação técnica (materiais, processo construtivo, etc).
  12.  # 13

Colocado por: fernandoFerreira

não estava a perguntar o nome...
    apenas queria perceber se está a tratar do assunto com gabinete projectista?... ou directamente com algum construtor...?
    explique lá melhor pq tá tudo meio confuso...
    a casa é pra si? ou é algum novo conceito que pretende lançar no mercado? ...

ok ;) Esta estrutura é para mim (opção1), não é nenhum conceito inovador penso eu... e está a ser tratada por uma empresa que já trabalha tanto quanto sei a muitos anos com estas estruturas, nomeadamente no estrangeiro onde se centram os seus trabalhos.
    Mas agora queria opiniões.

Opção 2 é outro fabricante mais recente que pelo que vi aqui no forum ou desconhecem ou então não acreditam ser boa opção, logo e mediante os comentários estar inclinado para opção 1. No entanto quero tentar entender o máximo possivel para tomar a minha posição.
  13.  # 14

Mas se está a pensar em fazer uma casa, não deveria tratar primeiro do projecto (arquitectura e engenharia)? É que escolher o construtor salvo erro é numa segunda ou terceira fase.
  14.  # 15

Colocado por: branco.valter

No site em questão tem toda a informação técnica (materiais, processo construtivo, etc).

sim pelo que vi o processo é semelhante, agora mediante as informações técnicas aqui deixadas quero saber se é algo que deva apostar. No fundo é saber se posso ficar e sentir-me seguro para este tipo de habitação.
  15.  # 16

Colocado por: branco.valterMas se está a pensar em fazer uma casa, não deveria tratar primeiro do projecto (arquitectura e engenharia)? É que escolher o construtor salvo erro é numa segunda ou terceira fase.

sim o projecto de arquitectura e assim já está realizado e está apto para opção 1 e 2. Porque no caso de sistemas modulares existem diferenças de construção entre ambos e é isso que quero entender qual a melhor opção.
    Quero saber é se este sistema construtivo é aconselhável por quem tem ou já teve alguma relação com este tipo de construções e se as especificações deixadas são as melhores dentro deste contexto.
  16.  # 17

tugamix, ora indo de encontro aquilo que você quer na questão do isolamento:

40, 50, 80mm é a espessura do isolamento, por isso, deve imaginar que 40 mm de EPS (esferovite) isola menos 80 mm de EPS (esferovite). Isto é, se for a comparar dentro do mesmo material, EPS, XPS, LM, PIR, PUR, quanto mais espessura mais isolamento... Agora se for a comparar materiais por exemplo terá que dependendo do material pode haver correspondências do género: 40 mm de XPS corresponda a 50 mm de EPS, e 40 mm de PIR corresponda a mais ou menos 90 mm de EPS.

Agora quantos mm's aplicar? Depende de vários factores, e isso só com o seu gabinete de projetistas e mediante aquilo que você quer da casa, qual a utilização da casa etc etc etc é que se chega a um estudo térmico competente.

Quanto ao isolamento acústico é diferente, isto é, as lãs, como a lã mineral (LM) é um bom isolante acústico devido à sua composição. Outros produtos isoladores como EPS, XPS ficam atrás, mas existe também a cortiça que também funciona muito bem como isolamento tanto acustico como térmico.

Em suma, existe muita coisa, que deverá ser estudada e levada a cabo para que se consiga saber qual a melhor opção no seu caso concreto... Porém normalmente não é assim que se faz e é quase "chapa 5" e espetam-lhe 50 ou 60 mm de EPS :).
  17.  # 18

Colocado por: lfvmagalhaestugamix, ora indo de encontro aquilo que você quer na questão do isolamento:

40, 50, 80mm é a espessura do isolamento, por isso, deve imaginar que 40 mm de EPS (esferovite) isola menos 80 mm de EPS (esferovite). Isto é, se for a comparar dentro do mesmo material, EPS, XPS, LM, PIR, PUR, quanto mais espessura mais isolamento... Agora se for a comparar materiais por exemplo terá que dependendo do material pode haver correspondências do género: 40 mm de XPS corresponda a 50 mm de EPS, e 40 mm de PIR corresponda a mais ou menos 90 mm de EPS.

Agora quantos mm's aplicar? Depende de vários factores, e isso só com o seu gabinete de projetistas e mediante aquilo que você quer da casa, qual a utilização da casa etc etc etc é que se chega a um estudo térmico competente.

Quanto ao isolamento acústico é diferente, isto é, as lãs, como a lã mineral (LM) é um bom isolante acústico devido à sua composição. Outros produtos isoladores como EPS, XPS ficam atrás, mas existe também a cortiça que também funciona muito bem como isolamento tanto acustico como térmico.

Em suma, existe muita coisa, que deverá ser estudada e levada a cabo para que se consiga saber qual a melhor opção no seu caso concreto... Porém normalmente não é assim que se faz e é quase "chapa 5" e espetam-lhe 50 ou 60 mm de EPS :).

Obrigado pela sua explicação vou tentar perceber sobre essa relatividade de espessuras juntos da arquitectura. Olhando para os dados que facultei, acha que a opção 1 é a melhor e fico bem servido? Nivel estrutural, questão OSB...armadura pvc....
  18.  # 19

Colocado por: lfvmagalhaestugamix, ora indo de encontro aquilo que você quer na questão do isolamento:

não tenho a certeza do tipo de material mas pelo que vi esse reboco térmico 40mm tinha uma camada tipo esferovite branco, que depois tinha fixado a tal armadura ao qual é finalizado com cor.
    este tipo de material tem duração longínqua e é estável? isto em condições normais.Como estou habituado a ver tudo em tijolo e betão fico sempre naquela... Ouço falar que é superior a uma casa de alvenaria e mais amiga do ambiente...
  19.  # 20

Pois esses 40mm de "esferovite branco" é a tal chapa 5... Isto é, há muitos outros materiais isolantes, mas vão sempre ao mesmo.

Quanto a se é melhor ou pior isso não consigo dizer, porque eu sou um simples user cá do fórum, não estou ligado à construção. Irei estar aquando da construção da minha habitação, mas como Dono da Obra. Por isso aquilo que lhe disse foi resultado das pesquisas por aqui pelo fórum, foi resultado de conversas e discussões com pessoas aqui do fórum, e também de pesquisas pela internet. Por isso se é o melhor ou o pior, como disse irá depender de factores que são próprios à vivência das pessoas da casa...

Já existe há muito tempo este sistema, na alemanha suiça frança este sistema é muito frequentemente usado, cá em portugal não é que "estejamos" a começar, mas cada vez mais se vê sistemas de isolamento pelo exterior, porque tem várias vantagens em relação ao comum isolamento na caixa de ar por exemplo. Também tem desvantagens não é só um mar de rosas.

0.0284 seg. NEW