Iniciar sessão ou registar-se
    • Motard
    • 1 fevereiro 2009 editado

# 1

Boa tarde a todos.

Estou a ponderar a mudança para um condominio, composto por cerca de 50 apartamentos de tipologias semelhantes, que tem uma piscina coberta aquecida. Gostaria de saber se alguem aqui do fórum me conseguirá dar um valor aproximado do valor do condominio a pagar.

Obrigado
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2009

# 2

Isso é impossível saber aqui. Vá até lá, toque a uma campainha, pergunte quem é o administrador e coloque-lhe a pergunta directamente.
  1.  # 3

Não posso ir tocar à campaínha - aquilo ainda está tudo em tijolo.
  2.  # 4

Colocado por: MotardNão posso ir tocar à campaínha - aquilo ainda está tudo em tijolo.

LOLOLOL
    Isso é como pretender fazer um orçamento para uma jantarada com amigos num restaurante que ainda não existe!
    •  
      FD
    • 2 fevereiro 2009

# 5

Eu, T2 me confesso, num prédio com 10 inquilinos, um elevador e nada mais que um parqueamento e uma arrecadação pago quase 40€...

No Belas Clube de Campo, aqui ao pé de mim, o valor ronda os 150~200€ mensais, dependendo como é lógico da permilagem...

Se esse condomínio tiver segurança, jardineiro e outras coisas que tais, conte pelo menos com 100€ mensais, no mínimo.
  3.  # 6

lol

Existem tantas incognitas.

Quantos elevadores?

Quanto maior o numero de apartamentos mais barato fica o condominio, por isso não deve ser mais de 40€ ou 50€.

Digo eu
  4.  # 7

Boas,

Penso que existem demasiadas incognitas. Dou 2 exemplos:
    Vivo num T2, num condominio fechado com porteiro, piscina, sauna, turco e ginásio. Somos 27 e pago 108EUR/mes
    Num condominio dum familiar, que são mais de 100 apartamentos, possui tudo o que o nosso tem + campo de tenis+zona de lavagem de carros e o porteiro é 24H e pagam 140EUR.

Normalmente, aquando a venda das fracções a imobiliária ou constructora que efectua a comercialização dos apartamentos sabe informar uma estimativa do valor por fracção do condominio.
    Fale com eles e pergunte.
    Cumprimentos,
    • Motard
    • 2 fevereiro 2009 editado

# 8

Desde já obrigado pela ajuda de todos; acho que a pergunta correcta é se alguém sabe quanto custa um piscina aquecida com cerca de 12 metros * 6 metros por ano?
    •  
      O TROLL
    • 2 fevereiro 2009 editado

# 9

Colocado por: MotardDesde já obrigado pela ajuda de todos; acho que a pergunta correcta é se alguém sabe quanto custa um piscina aquecida com cerca de 12 metros * 6 metros por ano?

Concordo consigo, Motard

Experimente visitar este espaço: http://www.gestaodocondominio.pt/forum.php

agarre-se aos comandos e coloque todas as suas dúvidas sobre condomínios

talvez tenha sorte - e lhe saia a rifa

O Troll
  5.  # 10

Uma questão....

No edifício onde habito as lojas não estão a pagar condominio, o que eu acho injusto.

Estou a pensar colocar elas também a pagar, queria saber é como é realizado o calculo, se atraves da permilagem assim como os apartamentos, ou visto elas não usarem os serviços comuns do bloco, nem cave, nem elevadores, nem a luz e água, se isso baixa o valor.

Obraigado
  6.  # 11

Vasco,
    Nos 4 ultimos predios que eu construí (tudo com mais de 10.000m2 de construção) há "quase" que como DOIS condomínios, porque as Lojas têm entradas directas para a rua e não beneficiam em nada dos equipamentos da zona habitacional.

O da habitação (incluindo estacionamentos) aos quais são imputados os respectivos custos, isto é (quase tudo): Portaria, Limpeza, Elevadores, Energia, Água, Piscina (na cobertura), Vídeo-Porteiro, Grupo Hidropneumático, Portão de Estacionamento, etc., é dividido apenas por estas fracções proporcionalmente às suas permilagens.

O resto das despesas, isto é, virtualmente NADA ... a não ser um "Fundo de Reserva para conservação de cobertura e fachadas", é dividido pelo total das fracções (habitação + lojas), conforme as respectivas permilagens.

O que eu não acho justo - nem creio que seja legal - é que uma Loja pague uma parte (permilagem) do total das despesas (electricidade das escadas, manutenção dos elevadores, etc.) sem que em nada concorra para esse consumo, nem que desse equipamento tire algum benefício.
  7.  # 12

Colocado por: vasco tomeUma questão....

No edifício onde habito as lojas não estão a pagar condominio, o que eu acho injusto.

Estou a pensar colocar elas também a pagar, queria saber é como é realizado o calculo, se atraves da permilagem assim como os apartamentos, ou visto elas não usarem os serviços comuns do bloco, nem cave, nem elevadores, nem a luz e água, se isso baixa o valor.

Obraigado

Através da permilagem, aplicada apenas às despesas de que as lojas beneficiam.
  8.  # 13

O fundo de reserva deve ser 10% do orçamento anual do edifício, correcto???
  9.  # 14

entre 100 e 200 euros
  10.  # 15

Vasco o que o Luis K.W. disse está correcto.

No meu caso tenho 1 loja no r/c de um prédio de 4 andares e o meu condominio abrange apenas o espaço exterior (fachadas e cobertura,), fundo de maneio e pagamento à administração do condominio, proporcionalmente à minha permilagem.

Ainda assim, e porque é um prédio com cerca de 60 anos, a coisa não fica barata ao fim do ano.

Cumps.
  11.  # 16

Obrigado pela ajuda....
  12.  # 17

Boa Tarde,

mudei agora de casa, o predio tem 3andares logo nao tem elevador. querem que pague 31.25euros de condominio. eu acho demais, ate porque no predio anterior tinha 2 elevadores, garagem, bombas de agua e pagava 35euros. vai haver reunião no proximo sabado e quero reclamar este valor, mas nao sei como faze-lo, pois vao argumentar terem feitos obras no predio (obras feitas a 4anos) e que ficaram sem dinheiro no fundo de reserva. ja sei como é calculado o valor do condominio, so queria saber se e obrigatorio pagar algum valor extra para estas eventualidades?
    ja me foi dito que normalmente, junta-se 10% ao valor das despesas anuais, para se criar um fundo. poderiam confirmar isto?
  13.  # 18

lilianasousa,

DECRETO-LEI 268/94 DE 25 DE OUTUBRO
    Artigo 4.º - Fundo comum de reserva
    1- É obrigatória a constituição, em cada condomínio, de um fundo comum de reserva para custear as despesas de conservação do edifício ou conjunto de edifícios.
    2- Cada condómino contribui para esse fundo com uma quantia correspondente a, pelo menos, 10% da sua quota-parte nas restantes despesas do condomínio.
    3 - O fundo comum de reserva deve ser depositado em instituição bancária, competindo à assembleia de condóminos a respectiva administração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lilianasousa
  14.  # 19

Colocado por: lilianasousaBoa Tarde,

mudei agora de casa, o predio tem 3andares logo nao tem elevador. querem que pague 31.25euros de condominio. eu acho demais, ate porque no predio anterior tinha 2 elevadores, garagem, bombas de agua e pagava 35euros. vai haver reunião no proximo sabado e quero reclamar este valor, mas nao sei como faze-lo, pois vao argumentar terem feitos obras no predio (obras feitas a 4anos) e que ficaram sem dinheiro no fundo de reserva. ja sei como é calculado o valor do condominio, so queria saber se e obrigatorio pagar algum valor extra para estas eventualidades?
    ja me foi dito que normalmente, junta-se 10% ao valor das despesas anuais, para se criar um fundo. poderiam confirmar isto?

O meu prédio também tem 3 andares, mas tem elevador (nós aqui somos preguiçosos!!!) Tem 15 apartamentos, tem garagem. Pago 30 euros por mês e eu acho caríssimo.
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2010

# 20

Colocado por: lilianasousaquerem que pague 31.25euros de condominio. eu acho demais

Colocado por: lilianasousaquero reclamar este valor, mas nao sei como faze-lo

Só olhando para o orçamento é que se pode dizer/fazer isso.

0.0248 seg. NEW