Bom dia, sou nova por aqui, eu e o meu marido estamos com alguma dificuldade em tomar uma decisão. Temos em vista uma moradia em pedra com cerca de 140m2 para reconstruir que nos irá custar cerca 25 mil euros, sera que alguem me sabe dizer em relaçao aos projectos se são mais baratos ou mais caros que um projecto de uma casa feita de raiz? houve uma altura que também havia apoios aos projectos de reconstruçao, ainda há?
Apoios para habitação própria não há. Poderá usufruir de 6 porcento de IVA em vez dos normais 23 em mão de obra. Quanto às restantes cotações é necessário mais informações para lhas facultar. Se tiver interesse podemos fornecer.lhe essas cotações uma vez que é esse tipo de serviços que vendemos.
Ola Sandra Como eu a compreendo! :) Tambem sou nova por aqui, mas ja li muita coisa acerca do assunto. E tinha tambem duvidas acerca de uma construcao de raiz ou remodelacao da casa existente. Penso que o valor 25 000 euros seja da casa como esta e nao da sua reconstrucao, pois penso que ira gastar muito mais. Seguindo cometarios habituais no forum, coloque aqui fotos da casa que a malta gosta de ver!! :) Continuando, na minha pesquisa, verifiquei que existem projectos de arquitectura para todos os gostos e bolsos! lol Verifiquei valores desde os 4000 euros aos 10 000. Informo-a que para alem do projecto de arquitectura precisa de um projecto das especialidades: acustico, termico, estabilidade, saneamento, electricidade e quanto mais "sofisticada" a casa, mais coisas precisa! Entao respondendo a sua pergunta, quer seja projecto de reconstrucao ou raiz levam-lhe o mesmo preco. Peca varios orcamentos e esteja atenta ao que englobam, pois tambem e suposto haver acompanhamento da obra. A minha casa fica no distrito de Santarem e digo-lhe que me agradaram muito mais os precos por la! Tem que comecar por algum lado, mas nao desista!! ;) Onde pode poupar se remodelar em vez de fazer de raiz, embora aqui no forum hajam muitos adeptos da demolicao, e que as taxas sao mais baratas, as licencas a camara tambem...etc. Espero ter ajudado!
É isso mesmo Verinha, os preços de projecto acabam por não variar em relação a uma casa feita de raiz, isso acontece porque é necessário um levantamento exaustivo do existente, desenhar e organizar com as condicionantes que existem, muitas vezes tem de haver uma grande imaginação para vençer alguns problemas, e das redes é necessário adaptá.las também ao que já existe. Enfim em termos projecto dá muito trabalho.
No entanto um projecto feito com dedicação e criatividade numa reabilitação dá sempre resultados fantásticos.
Dificilmente os projectos serão mais baratos no caso de recuperação porque o que existe é sempre mais uma condicionante, no entanto em alguns casos o licenciamento e os custos do processo junto de entidades licenciadoras poderão sair bastante mais económicos e rápidos no caso de reconstrução/restauro/ampliação da construção existente, uma vez em alguns casos é possível dispensar a apresentação de alguns projectos de especialidades e por vezes até de arquitectura no caso de simples obras de manutenção. Na fase de obra é uma incógnita. Depende muito do real estado do imóvel a nível estrutural e de infraestruturas, do que pretende fazer e o que é possível aproveitar do existente. Há situações em que é muito mais económico reabilitar, como pode suceder o oposto e ser mais caro reabilitar que fazer de novo. Convém fazer uma análise o mais rigorosa possível do que existe e ponderar o que pretende fazer. Deixe por aqui umas fotos.