Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Possuo um pequeno T1 que possui humidade do tecto do quarto.

Gostaria que me pudessem ajudar na origem deste defeito, solução e reparação.

Elaborei uma simples planta da casa que podem observar no link seguinte, podem observar a orientação na rosa dos ventos, a janela do quarto está orientada aproximadamente a South East:
    Planta

A imagem de satélite encontra-se no link seguinte e está orientada de acordo com a planta anterior, atenção que a casa é a que está no centro da imagem no último piso:
    Satélite

A imagem anterior orientada a Norte:
    Norte

Imagem da janela:
    Janela

Imagem do canto superior esquerdo:
    Superior Esquerdo

Imagem do centro esquerdo:
    Centro Esquerdo

Imagem do canto inferior esquerdo:
    Inferior Esquerdo

Imagem mais afastada do canto inferior esquerdo:
    Inferior esquerdo afastado

Imagem do canto inferior direito:
    Inferior direito

Imagem do canto superior direito:
    Superior direito

Obrigado desde já pelos comentários,
    Atentamente,
    JL
  2.  # 2

e só tem humidade no quarto?
    o que existe por cima?
  3.  # 3

Sim, apenas tenho humidade no quarto.
    Por cima do mesmo existe uma caixa de ar, que tem um alçapão de acesso pelas escadas do prédio, poderei chamar-lhe 'sotão' e depois o telhado.
    Oobrigado.
  4.  # 4

isso é falta de isolamento térmico, e ventilação deficiente.
    Concordam com este comentário: eu, 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  5.  # 5

Troubleshoot realizado então.

Qual é a solução para prevenir que volte a acontecer e como poderei ou deverei reparar neste momento?
  6.  # 6

- meter isolamento térmico por cima da laje (por exemplo lã de vidro ou poliuretano projectado, conforme a utilização que dão ao sótão). meta quanto mais espessura melhor (pelo menos 6 cm no caso da lã, e 4 cm no caso do poliuretano.
    - instalar um sistema de ventilação que garanta pelo menos 0.6 renovações de ar por hora. (ideal seria um sistema de fluxos cruzados com recuperador de calor incorporado.... mas não é barato).
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  7.  # 7

ou ainda colocar um tecto falso em gesso laminado com duas mantas de lã de vidro sobrepostas,
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  8.  # 8

Obrigado a todos pelo contributo!
    Necessito agora de saber qual das quatro será a solução mais económica:
    - Isolamento térmico por cima da lage em lã de vidro.
    - Isolamento térmico por cima da lage em poliuretano.
    - Tecto falso em gesso laminado com duas mantas de lã de vidro sobrepostas.
    - Tecto falso em gesso laminado com uma camada de lã de vidro com a mesma espessura de duas.

O sotão não é utilizado, necessitava mesmo da solução mais económica.

Deverei fazer as correcções apenas no quarto ou em toda a casa? Toda a casa aquece imenso!!!

Onde poderei pedir orçamentos? Alguém terá um custo de uma das soluções anteriores para eu me guiar, apenas para prevenir a 'Maria' até ter o orçamento certo.

Em quanto mais o orçamento iria subir o orçamento se adicionar um sistema de fluxos cruzados com recuperador de calor incorporado?

Obrigado novamente a todos!
  9.  # 9

Colocado por: Anonimo16062021
    1. E se for só uma camada de LV com a mesma espessura das duas não vai dar o mesmo?

se forem duas camadas cruzadas fica melhor que só uma camada.

se optar por fazer o tecto falso, meta o de forma a tapar a viga na totalidade, que quase de certeza essas vigas nas paredes exteriores não têm isolamento.
    • eu
    • 14 agosto 2013

# 10

Aparentemente também tem condensações nas paredes (até se nota um pilar) pelo que também seria boa ideia isolar a casa pelo exterior (ETICS).
  10.  # 11

Colocado por: jorgeavloboNecessito agora de saber qual das quatro será a solução mais económica:

esta é a solução mais económica, não sendo a mais eficaz\melhor,

permite ser aplicada pelo próprio sem grandes conhecimentos e sem grande sacrifício.
  11.  # 12

Colocado por: jorgeavloboDeverei fazer as correcções apenas no quarto ou em toda a casa? Toda a casa aquece imenso!

se fizer no resto casa só tem a ganhar,

Colocado por: jorgeavloboEm quanto mais o orçamento iria subir o orçamento se adicionar um sistema de fluxos cruzados com recuperador de calor incorporado?

entre 1500€ a 2000€.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  12.  # 13

Colocado por: euAparentemente também tem condensações nas paredes (até se nota um pilar) pelo que também seria boa ideia isolar a casa pelo exterior (ETICS).

Em qual das fotos nota o pilar? Acho que a curto prazo o isolamento exterior ETICS será complicado devido a ser um prédio com um condomínio mal organizado.
  13.  # 14

Colocado por: jorgealves
    se fizer no resto casa só tem a ganhar,

entre 1500€ a 2000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgeavlobo

Quais seriam os valores para corrigir a casa inteira para as seguintes soluções:
    - Tecto falso em gesso laminado com duas mantas de lã de vidro sobrepostas cruzadas.

Excluíndo o sistema de ventilação.
  14.  # 15

esta é a solução mais económica, não sendo a mais eficaz\melhor,

permite ser aplicada pelo próprio sem grandes conhecimentos e sem grande sacrifício.

Qual a solução mais eficaz/melhor?

Obrigado desde já.
    JL
  15.  # 16

Qual a solução mais eficaz/melhor?

Colocado por: fernandoFerreirase optar por fazer o tecto falso, meta o de forma a tapar a viga na totalidade,

o tecto falso é a melhor solução para apartamentos, permite até colmatar outras imperfeições térmicas,

mas tem que adicionar o custo do tecto ao isolamento térmico.
  16.  # 17

o tecto falso é a melhor solução para apartamentos, permite até colmatar outras imperfeições térmicas,

mas tem que adicionar o custo do tecto ao isolamento térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgeavlobo

Conseguiria-me dar um valor aproximado do custo total do isolamento + tecto falso no apartamento inteiro (42 m2)?

Sabe onde poderei pedir orçamentos?

Quantos centimetros eu iria perder de altura com as duas camadas de lã e o tecto falso?

Obrigado!
  17.  # 18

Colocado por: jorgeavloboQuantos centimetros eu iria perder de altura com as duas camadas de lã e o tecto falso?

ficaria com o tecto logo por baixo da viga .... pelas fotos eu diria que perde uns 25 cm... confirme essas medidas porque o tecto deve ficar pelo menos a 2.45 / 2.50 m .... mais ou menos ...
    por cima da porta tem a viga .... veja qual a distancia até ao chão.

Colocado por: jorgeavloboConseguiria-me dar um valor aproximado do custo total do isolamento + tecto falso no apartamento inteiro (42 m2)?

quanto a preços, pro tecto falso com isolamento pode contar com cerca de 23,00 + IVA (duvido que arranje mais barato porque a área é pequena).... depois precisa de barramento e pintura .... mais uns 5 / 6 € por m2

se optar por isolar por cima da laje, por cerca de 8 € /m2 faz a festa .... depois há a pintura que provavelmente depois de limpar o tecto deve precisar na mesma...

não se esqueça da Ventilação... é das partes mais importantes .... como tem sótão, eu sugeria pelo menos uma instalação básica de um extractor para a casa de banho (meta o extractor no sótão por causa do barulho que é incomodativo), no tecto da casa de banho fica só a boca de extracção. depois ligue o extractor directamente numa tomada ou no quadro, com um programador onde define as horas de funcionamento (não ligue ao interruptor da iluminação ...)

Colocado por: jorgeavloboSabe onde poderei pedir orçamentos?

em que concelho é??
  18.  # 19

Colocado por: fernandoFerreira
    ficaria com o tecto logo por baixo da viga .... pelas fotos eu diria que perde uns 25 cm... confirme essas medidas porque o tecto deve ficar pelo menos a 2.45 / 2.50 m .... mais ou menos ...
    por cima da porta tem a viga .... veja qual a distancia até ao chão.

quanto a preços, pro tecto falso com isolamento pode contar com cerca de 23,00 + IVA (duvido que arranje mais barato porque a área é pequena).... depois precisa de barramento e pintura .... mais uns 5 / 6 € por m2

se optar por isolar por cima da laje, por cerca de 8 € /m2 faz a festa .... depois há a pintura que provavelmente depois de limpar o tecto deve precisar na mesma...

não se esqueça da Ventilação... é das partes mais importantes .... como tem sótão, eu sugeria pelo menos uma instalação básica de um extractor para a casa de banho (meta o extractor no sótão por causa do barulho que é incomodativo), no tecto da casa de banho fica só a boca de extracção. depois ligue o extractor directamente numa tomada ou no quadro, com um programador onde define as horas de funcionamento (não ligue ao interruptor da iluminação ...)

em que concelho é??

O apartamento localiza-se na Ameixoeira, Lisboa.

Altura do chão ao tecto: 2,575 m
    Altura do chão até à viga horizontal que se encontra em cima da porta: 2,315 m
    • eu
    • 14 agosto 2013

# 20

Colocado por: jorgeavloboEm qual das fotos nota o pilar?

Imagem do canto superior esquerdo

Pelo menos parece-me...

0.0234 seg. NEW