Iniciar sessão ou registar-se
    • tntnt
    • 14 agosto 2013 editado

     # 1

    Boas!

    Preciso de algo um pouco específico.

    Como podem ver na foto em anexo, tenho o frigorífico próximo de uma janela que dá para a sala. Quando o frigorífico liga, faz um ruído que é audível e que incomoda quem está na sala.

    Gostava de saber se é possível mandar fazer uma placa com 190cm x 60cm para colocar junto ao frigorífico, de alto a baixo, com isolamento acústico (visto que a madeira dos móveis até propaga o som), que possa ser pintada, só para evitar que o som seja tão audível na sala e no resto da casa. A ideia é apenas essa, não pretendo isolar completamente o frigorífico.
    Seria "colada" directamente ao chão e à parede (sem tocar no aparelho), cobrindo toda a lateral do frigorífico, como se fosse encastrado.

    Tive a pesquisar materiais como a lã de rocha e afins, mas peço também o vosso conselho em relação a isso.

    Obrigado, cumprimentos.
      IMG_20130806_181222.jpg
  1.  # 2

    Teoricamente o que teria que fazer era apenas isolar o compressor, que é o elemento com peças móveis, mas na verdade eu não faria isso pois pode acabar por sobreaquecer e avariar.
    Se optar por colocar lã de rocha na parte de trás do frigorífico acontece-lhe o mesmo, o frigorífico vai deixar de fazer frio pois não consegue permutar com o ar ambiente e pode avariar também. Um frigorífico para funcionar devidamente tem de haver circulação de ar, e havendo circulação de ar há propagação de ruído... não é fácil.
    O que poderia fazer era fechar as laterais do frigorífico, deixando aberturas pela parte inferior e superior de modo a circular o ar, deve sempre melhorar alguma coisa.
  2.  # 3

    A sala que refere é a divisão contígua ao arco que se vê na foto?
    Experimente rodar o frigorífico de modo que a origem do ruído fique a incidir contra a janela deixando assim de atingir directamente a parede da sal e veja se há alguma redução.
    A grande probabilidade é que não surta efeito mas é fácil de experimentar e pelo que vejo na foto seria uma posição possível para o frigorífico.
    Doutra maneira concordo com a solução proposta pelo Jancido.
  3.  # 4

    Boas,

    desde já obrigado pelas opiniões.

    pedromdf, rodar o frigorífico não é solução, visto estar entre o móvel e a janela (virada para a rua), logo, não haveria ângulo para abrir as portas.

    Modifiquei a foto de modo a se compreender melhor o que pretendo. Julgo ser uma solução que vai ao encontro do que o Jancido propôs. Seria apenas uma placa na lateral esquerda do frigorífico, de alto a baixo, que é a parte que está virada para a abertura da sala.
    Continuava a ter espaço para circular o ar e tentaria minimizar o ruído que passa para a sala.

    A minha questão é se é possível mandar fazer uma placa isolante deste tipo. Se sim, que materiais aconselhariam?

    cumprimentos
      IMG_20130806_1812222.jpg
  4.  # 5

    boas, tntnt


    origem do ruído do frigorifico, vem do compressor?

    Em primeiro lugar verificaria o estado dos apoios de borracha do compressor (muita da vezes é a origem), depois tentaria forrar a caixa que alberga o compressor com material absolvente de som como cortiça, corticite ou espuma com superfície irregulares (de forma ao som ser absorvido), não se esqueça que o compressor é um órgão que no seu funcionamento produz algum calor, como tal tem que ter atenção a sua ventilação (normalmente por convecção) assim como o radiador instalado nas traseiras do frigorífico que normalmente também funciona da mesma forma (o ar quente sobe e arrasta o ar fresco por debaixo do frigorifico, que arrefece por sua vez o compressor “metor” e o radiador).

    Verificando a fotografia exposta, reparo que a superfície da parede posterior do frigorífico e talvez a frontal e laterais, são revestidos por ladrilhos cerâmicos vidrados, assim como o pavimento desta divisão, ambiente propício para reflectir o som ou mesmo aumenta-lo, por ressonância. Deverá também ter atenção nos materiais que reveste esta divisão. Espero que este pontos o tenham ajudado.
 
0.0105 seg. NEW