Não sei como vai conseguir. A polícia tem acorrido às suas chamadas? Já conseguiu que a polícia presenciasse a situação, ou quando chegam está já tudo sossegado?
Violência gera violência e entrando nessa espiral dificilmente sai daí... Eu infelizmente tenho uma situação parecida na familia, e ainda por cima o tipo é Ex-Guarda Fiscal, tem armas em casa e até já andou atrás de um primo com um machado... Para ver bem o calibre do bicho... No seu caso, já que me parece que o tipo não é violento (fisicamente) eu começaria por pedir uma licença para meter video vigilância com som em casa (não sei se para meter isso no quintal é necessário licença). Duvido que ele ao ver as camaras e o aviso que é obrigatório colocar, não moderasse a sua atitude, pois aí as imagens (e som) provavelmente já podem ser usadas como meio de prova... A aparelhagem não é assim tão cara e pode ser que ajude...
Grave as figuras que ele faz e mostre a gravação à polícia. Pode não servir como prova em tribunal mas poderá sensibilizar a polícia a ser mais "eficiente"