Gostaria de pedir a vossa opinião em relação a uma remodelação que pretendo fazer na minha casa. Moro numa casa antiga, que ainda tem a sala dividida entre sala de estar e sala de jantar, com a cozinha a meio. Isto faz com que as divisões sejam todas muito pequenas. Por esse motivo gostava de mudar a cozinha para a divisão da ponta (sendo que a parede com a canalização é a mesma, mas do outro lado) e deitar abaixo a parede entre a sala de estar e a antiga cozinha.
Mostro em baixo a planta original da casa. A minha ideia é que a Sala de jantar passe a ser a cozinha e a parede entre a cozinha e a sala de estar desapareça para ficar uma divisão mais ampla.
Mas não sei se isto é possível. Moro num 3º andar e por cima tenho apenas o meu sótão, que é esconso e está em bruto. pelo que vejo da planta a parede não tem nenhum pilar que precise de ficar, pois a ideia é que as portas saiam completamente, ficar um open space desde o corredor. Além disso também não sei se é possível mudar a cozinha para o outro lado.
Partilho a opinião do Picareta, não haverá nehum problema contudo recomendaria no alinhamento dessa parede a demoçlir sensivelmente a meio reforçar com uma viga em H em ferro a todo comprimento e criar um teto falso em toda a sala envolvendo a actual cozinha também.
Dependendo dos €€€ disponíveis, da localização dos tubos de queda, e da envolvente do edifício, estudaria a seguinte alteração:
Cozinha passa para onde estão as casas de banho Quartos passam para onde estão as salas A cozinha faz uma IS privativa e uma comum Os dois quartos passam a ser a sala
Isto porque não gosto da entrada na zona dos quartos.
Muito obrigada pelos vossos comentários. A casa tem cerca de 30 anos e tinha mesmo ideia de colocar tecto falso na zona toda da entrada e sala.
Em relação à alteração que o Picareta sugeriu, de facto não tinha pensado nisso e parece-me boa ideia. Mas também pensei em tirar aquele armário da entrada e mudar a porta que passaria a abrir para o lado direito. As casas de banho são para transformar numa só e não daria para cozinha uma vez que é uma zona interior, sem qualquer ventilação.
Não sei o que é uma viga H.
Eu não tenho experiência em construção, a casa é minha e gostava de modificá-la para poder habitá-la mais alguns anos. Em baixo segue uma outra imagem, a partir da planta original, de como eu gostaria que a casa ficasse no final. O que acham?
Colocado por: PicaretaIsto porque não gosto da entrada na zona dos quartos.
Também pode ali criar uma parede a separar a zona social da zona privada. Fica um pouco apertado mas não me parece que perca muita funcionalidade. O único "problema" parece-me ser a porta da rua a abrir para o lado "errado".