Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Arrendamos uma casa com piscina e terreno. Acontece que a piscina, antes do arrendamento esteve dois anos sem manutenção de espécie alguma e a tela estava num estado lastimável. Após ter sido remendada por um técnico para depois se poder encher, acabou por desabar e a tela cedeu e rasgou em diversos lugares. Pergunto: a colocação de uma nova tela é da responsabilidade dos arrendatários ou dos proprietários, uma vez que os danos foram devido a negligência e abandono destes últimos e anteriores ao arrendamento?
  2.  # 2

    Colocado por: Ana Davida colocação de uma nova tela é da responsabilidade dos arrendatários ou dos proprietários

    o que ficou decidido no contrato de arrendamento acerca da manutenção da piscina?

    ou é omisso?

    de uma forma geral e sem grande rigor e se nada estiver disposto em contrario no contrato de arrendamento, não me parece atendível invocar mau uso por parte do arrendatário uma vez que aparentemente a causa da avaria é derivada da negligencia do proprietário, recaindo sobre ele a responsabilidade da correcção da anomalia.
    Concordam com este comentário: FD, rethink_remake
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana David
  3.  # 3

    Colocado por: Ana DavidApós ter sido remendada por um técnico para depois se poder encher, acabou por desabar e a tela cedeu e rasgou em diversos lugares.


    Esta acção foi ordenada por quem? Pelo arrendatário ou pelo senhorio?
  4.  # 4

    O contrato é omisso em relação à piscina mas claro que relativamente a questões de manutenção, neste caso, limpeza e tratamento da água, seríamos nós, arrendatários, a tratar disso. Parece-me razoável porque seríamos nós a usufruir dela. A questão é que o técnico que veio cá ver a piscina para dar orçamento para esse trabalho deparou-se com uma piscina em estado "lastimável", palavras dele. Precisaria de uns remendos mas o melhor seria colocar-se uma nova tela pois poderia abrir em outro ponto. Todas estas informações foram transmitidas de imediato aos proprietários que concordaram em pagar a parte dos remendos e nós a parte da limpeza. O pior aconteceu e quando se encheu a piscina de água esta desabou literalmente. Contactados os proprietários lamentaram muito a situação mas disseram que esta questão não é de estrutura mas sim manutenção e portanto a nosso cargo!!!!
    Nós acabamos de chegar por isso estes danos não foram causados por nós.
    •  
      FD
    • 19 agosto 2013

     # 5

    É lógico que os proprietários não querem pagar essa despesa.

    Tente negociar.
    Tem contrato de quanto tempo? Experimente propor descontar o valor da reparação nas rendas durante 1 ou 2 anos.
    Por exemplo, se paga 1.000€ de renda, e o custo é 2.500€, desconte 250€ em 10 rendas.

    A responsabilidade é, sem qualquer margem para dúvidas se nos está a transmitir tudo correctamente, dos proprietários.
    Mas, estando no início do arrendamento, tente facilitar e ser flexível antes de entrar já em confronto aberto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana David
  5.  # 6

    Assinamos contrato por 5 anos.
    Pois, eu até percebo que seja uma despesa pelo qual não se querem responsabilizar mas eles sabem a forma como deixaram as coisas e que isto poderia acontecer.
    Até se pode, como sugere deduzir no valor da renda, mas a questão aqui é que assim seremos nós a ter de avançar com o pagamento de uma despesa com o qual não estavamos a contar...
    Obrigada
    • 1976
    • 19 agosto 2013

     # 7

    se os danos não são decorrentes do vosso uso a responsabilidade não será vossa.
    eu seguia o conselho do fd, e tentava abordar-los para encontrar uma solução que conviesse a todos.
    a não ser, claro, que estejam dispostos a procurar outra casa para arrendar...
    senão começa o usual ping-pong de cartas, advogados e por ai fora...
  6.  # 8

    Depois de tentarmos chegar a uma decisão que não fosse muito pesada para os proprietários: partilhar a despesa, estes não aceitaram e segundo eles só temos 3 hipóteses: não usar a piscina; arranjarem eles a piscina mas subirem a renda para mais 200 euros do que ficou acordado; renunciarmos o contrato. Acho isto incrível e sinceramente penso que só podemos recorrer a um advogado mas queria a vossa opinião.
  7.  # 9

    Na minha opiniao tudo depende da vossa disponibilidade e paciencia para chatices.
    Eu propunha-lhes manter o arrendamento e voces deixarem de usar a piscina se baixarem a renda 200€.
    Se não aceitarem consultem advogado e até pode ser que resolvam rápido.

    Mas só por curiosidade, quanto custa arranjar a piscina?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana David
  8.  # 10

    Bom dia,
    é incrível a falta de bom senso dos proprietários, mas enfim, á pessoas assim, eu pessoalmente e efetuaria a rescisão do contrato, ao peço que se propõe a pagar a renda, não falta casas para alugar.
    Mas quanto a questão essencial da piscina e a sua responsabilidade, é descabido o que diz o proprietário, pois falta saber quem fez a piscina e a quanto tempo (deve verificar a garantias de execução a todos os níveis) pois tem de haver garantias de materiais. Supúnhamos que a piscina desabava e causava um acidente grave com as pessoas lá dentro (de quem era a responsabilidade, e uma casa com piscina terá seguro certamente). E se o proprietário já sabia como aquilo estava vem provar o principio de má fé, com os arrendatários, o que lhe permitirá justa causa no rompimento do contrato.
    Mais ainda , verificar se aquela piscina está declarada nas finanças..lolo os inspectores gostam disso, aumentam o indiçe de qualidade e o proprietário paga mais IMI..lolo
    Mas verifique em vários sites, acórdãos sobre contratos e verá que há inúmeras situações parecidas a sua.
    umprimentos
    Concordam com este comentário: mmgreg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana David
  9.  # 11

    Bel 99: Gostava de ter coragem para sugerir uma situação de baixar a renda pois é preciso lata para isso. Mas como o proprietário teve essa lata ao propor um aumento de renda caso arranjasse a piscina, ficava ela por ela :-)
    Já consultei alguns técnicos e o arranjo pode ir de 1.000 euros a 2.500 euros. Tem de levar uma tela nova, mas ao que percebi e sou completamente leiga nestas matérias de piscinas, uma tela pode durar imenso tempo, a que estava cá e desabou, durou 15 anos e não resistiu devido às negligências e abandonos dos proprietários.
  10.  # 12

    F. Gonçalves,
    O problema é que eu não posso nesta fase rescindir o contrato, e ele sabe disso porque entretanto tenho dois filhos pequenos já inscritos em escolas aqui perto e era muito, mas muito complicado, perto da escola começar eu andar à procura de casa e fazer uma nova mudança. Cheguei aqui há 3 semanas e ainda ando a desempacotar caixotes :-).
    Eu diria que eles tiveram azar :-) porque se isto tivesse acontecido 2/3 meses depois de já estarmos instalados, se calhar alegavam que o problema tinha sido causado por nós e nós teriamos de pagar. Mas como aconteceu logo aquando de encher a piscina a responsabilidade é deles e eu compreendo que não é fácil pagar este arranjo para nós e não eles usufruirem mas a verdade é que nós não temos culpa e neste momento já estamos a ser prejudicados por não podermos usar uma coisa que faz parte da casa. Eles alegam que não e que nem sabiam se nos tinhamos intenção de utilizar a piscina!!! Ora com dois filhos pequenos e com este calor não íamos usar?
    Quanto às suas questões: duvido que esteja declarada nas finanças.... e quanto ao desabar com pessoas lá dentro, ao que me informei não seria grave. A tela "descola-se" a água esvai-se mas as pessoas não correriam risco de vida.
    Mas má fé houve, claro, pois quem tem uma casa com piscina há 15 anos sabe bem em que estado ela estava.
    O problema é o que fazer se alegam não ter dinheiro...
  11.  # 13

    O problema é o que fazer se alegam não ter dinheiro


    se puder arranja-a você e desconta o valor nas rendas,

    aliás é assim que deve proceder a menos que no contrato esteja EXPLICITO que a piscina NÃO faz parte do arrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana David
  12.  # 14

    Se a tela desabou, provavelmente a canalização e a bomba também não estarão em boas condições. O mais certo é que a piscina precise de um grande arranjo. 1000 a 2500 euros pela tela parece-me muito pouco. Qual é o tamanho da piscina ? Que tipo de tela é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana David
  13.  # 15

    Colocado por: Ana DavidGostava de ter coragem para sugerir uma situação de baixar a renda pois é preciso lata para isso.
    Mais lata é preciso para aumentar a renda para arranjar algo que, para si, já está englobado na renda que contratou!
    Colocado por: Ana DavidO problema é o que fazer se alegam não ter dinheiro...
    Não sei se seria suficiente mas já não pagou pelo menos 2 rendas? Que usem esse dinheiro! A Ana silva até poderia, eventualmente, predispor-se a aguardar mais 1 mês para eles terem mais uma renda para pagar o arranjo da piscina.

    Eu, se fosse a si, perante os problemas levantados pelo proprietário, precavia-me e enviava carta regista com AR a identificar o problema da piscina dando um prazo para o arranjo. Indicava, também, que caso esse prazo seja ultrapassado irá proceder ao arranjo e descontará o valor nas rendas dos meses subsequentes, conforme previsto na lei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana David
  14.  # 16

    Maria Luisa, a bomba e a canalização estão em bom estado, segundo o técnico. A tela, ou seja o "saco" é que estando dois anos sujeito ao tempo, sem cuidados, ao encher de água, abriu em diversos lugares por estar ressequida. Não lhe sei dizer dimensões mas parece que é uma tele tipo "liner", será?
  15.  # 17

    Bel99 - Segundo os proprietários apesar de eu ter pago duas rendas, estas foram directamente para a agência imobiliária...
    Posso de facto enviar uma carta registada com AR como sugere, a dar um prazo.
    Mas agora vêm alegar a cláusula 11ª alinea C do contrato que assinamos que diz o seguinte:
    "É da responsabilidade dos arrendatários as despesas de manutenção e conservação do imóvel, com excepção à estrutura do mesmo."

    Isto para mim no momento da assinatura pareceu-me óbvio: se estragar alguma coisa tenho de a arranjar à minha responsabilidade. Acontece que a piscina está com danos anteriores ao nosso uso. E por isso a responsabilidade é deles. É isso ou não é?
  16.  # 18

    Colocado por: Ana David"É da responsabilidade dos arrendatários as despesas de manutenção e conservação do imóvel, com excepção à estrutura do mesmo."

    Uiiiii...mais uma enganada....anda tudo a dormir!!!!
    Concordam com este comentário: Matilde, AlexMontenegro
  17.  # 19

    Colocado por: Ana DavidÉ isso ou não é?

    Não é.
    Concordam com este comentário: Matilde
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  18.  # 20

    epah.... assim o caso muda de figura.

    Assim mudo de opinião. Não entendo que seja da responsabilidade deles. Quando assinou o contrato deveria ter prestado mais atenção a essa alínea e informado-se sobre as suas consequências...
    Sinceramente... essa clausula é de discordar SEMPRE. Então se houver um problema qualquer com a instalação eléctrica ou a canalização quem tem que reparar é a Ana David, independentemente de ter havido mau uso ou não. Imagine que há um incêndio por curto-circuito de um electrodoméstico que pertencia ao imóvel! Enfim, há inúmeros motivos que assustam qualquer um. Desta vez é a piscina e um arranjo de 2.500€. Para a próxima pode ser a canalização e são 25.000€...

    O melhor que pode fazer é mesmo sair daí e não voltar a aceitar assinar um contrato com essa cláusula!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana David
 
0.0233 seg. NEW