Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Costumo frequentar este fórum como visitante e acho-o mt útil e agora é a minha vez de requesitar a vossa ajuda.
    Moro num último andar(não está isolado,tem só a placa e depois as telhas), a casa tem 3 frentes e mts variações térmicas e é mt húmida.Somos 4 em casa e qd acordamos de manha as janelas(caixilharia em aluminio de correr e vidros duplos) estão a escorrer literalmente água(dormimos sempre de porta aberta para minimizar) os cantos estão com bolor,nas paredes de um dos quartos estão pintas de bolor por cima da janela e na parede junto ao pilar(se tiver a dizer alguma asneira corrijam-me),arejo diariamente os quartos(quer esteja frio ou não,excepto se chover), já limpei as paredes q tinham bolor com lixivia mas passado umas semanas aparece novamente.Fui dar com 2 casacos e uma manta da bébé,os abajours dos candeeiro do meu quarto e os cortinados com pintas de bolor e a roupa dá a sensação que está meia molhada.Sei que quando estavam fazer o desaterro foram dar com um lençol de água e que levou muita gravilha(novamente se tiver a dizer alguma besteira corrijam-me) e que o prédio está isolado com tela de alcatrão, como n tenho vizinho do lado(n mora cá) não posso comparar, mas já falei com os restantes e ninguém se queixa de nada.Já tive a ler na net que se puser janelas duplas a condensação fica na janela de fora,gostaria de saber opiniões sobre o q devemos fazer pq qd o tempo melhorar vou chamar cá alguém, a minha questão é q mesmo depois de fazermos obras tenho receio q as coisas n melhorem mt e agora meteu-se-me na cabeça q o facto de andarmos todos constantemente doentes desde Dezembro não se deve ao facto da humidade da casa.
    Desde já o meu muito obrigada.

    P.s- Esqueci-me de dizer que o prédio tem cerca de 6/7 anos.
  2.  # 2

    Se soubesse de que é feita «a placa» ajudava. Será uma lage aligeirada de vigotas e abobadilhas?

    Por um lado, pelo que nos disse, parece que a sua casa tem um mau isolamento térmico.

    Por outro, se não tem marcas de infiltração, o excesso de humidade é de dentro da casa. A humidade condensa por todo o lado em que haja superfícies frias (vidros exteriores, azulejos, pontes térmicas,...).

    O bolor, que é uma planta que anda pelo ar, multiplica-se com o ar humido, e acumula-se nos pontos em que a humidade condensa ou que o ar esteja parado (atrás de moveis, nos tecidos). Quando «morre» aparecem as tais pintas pretas.

    Para já, se não basta arejar a casa, compre um ou dois desumidificadores. Enfie-os, por exemplo, na casa de banho e cozinha durante a noite (enquanto aquece os quartos) e depois conte-nos o resultado.
  3.  # 3

    Tem aquecimento?
    De que tipo?
  4.  # 4

    cara patroa,

    é um pouco estranho com a ventilação diária de 15 minutos no minimo, ter essa humidade em casa.

    faça o seguinte: aqueça a casa durante o final do dia e ventile a casa logo de manha

    caso contrário chame um tecnico.

    ab
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Desde já o meu muito obrigada pelas respostas.
    Caro luis K. qt á tal placa não lhe sei dizer,tenho acesso a tds os documentos(foi o meu pai q mandou construir,é o primeiro e único prédio q fez),mas ao ler n vou perceber nada e provavelmente ele n saberá responder.Qt a infiltrações não tenho e em relação ao desumidificador tenho um que costuma ser ligado nos dias de chuva e roda os quartos tds.
    A questão do aquecimento, tenho aquecimento central mas não acho q resulte bem e aqui tb deve de haver algum problema.Por exemplo,no primeiro ano em que utilizámos programei o termostato(temos RX-200 da roca) para os 18º graus e tivémos uma conta de 400 euros(2 meses).A partir daí,comecei a alterar a temperatura e mesmo assim acho que pagamos muito de gás,a próxima conta será por volta dos 150 euros(vou ao contador e estou sempre a fazer contas) e pq pus o termostato para os 16º graus.Fora isso, tenho radiadores a óleo e uso tb nos quartos pq se não era um frio de rachar.Á cerca de 15 dias,optei por desligar o aquecimento central e usar só os radiadores e mt sinceramente não noto diferença nenhuma.Tive cá um vizinho que o trabalho dele tem a ver com gás e disse que podia ser algum problema com os canos do aquecimento que podia haver algum atrofiamento(foi exactamente isto q ele disse), o representante da roca disse que talvez fosse da caldeira que não tinha potência suficiente(mas já perguntei aos vizinhos de baixo que têm a mesma área que nós e n se queixam dizem que a casa é quente e que funciona bem) por isso fico sem saber na realidade qual é o problema.Acho que não é impressão minha que o aquecimento funciona mal,pq tenho um casal amigo q tb tem e qd vou a casa deles aquilo tá uma brasa e gastam o mesmo que nós, a casa deles é que não é tão exposta só tem uma frente,são um primeiro andar e têm uma janela por divisão.A questão é que estar a pagar nos tempos de inverno entre 150 a 200 euros de gás e ainda ter de completar com radiadores a óleo,não tem lógica,digo eu.
  6.  # 6

    Aparentemente, a sua casa tem maior deficiencia de isolamento térmico por não ter um vizinho por cima (... salvo seja!).

    A casa dos seus amigos «só tem uma janela por divisão»? Quer dizer que a sua casa tem várias? É que as janelas são um passadouro! É por lá (sobretudo na superfície envidraçada) que se vai a maior parte do calor!

    Não me diga que, já agora, aproveitando estar no último piso, tem uma lareira de boca aberta!

    Se não tem infiltrações, a humidade que tem dentro de casa é a que existe no ar ou que é criada dentro de casa (cozinha, banhos, pessoas).
    Não é o "aquecimento" que lhe vai alterar (ou suprimir) a quantidade de humidade que tem dentro de casa. Vai é dar-lhe uma sensação de maior conforto porque, ao aumentar a temperatura, diminui a "humidade relativa".

    Se estiver um tempo chuvoso ou nevoeiro, bem pode "arejar a casa" que a humidade de quase 100% entra em vez de sair.

    Portanto a solução (para suprimir condensações, gastar menos em aquecimento) passa por:
    1. melhorar o isolamento térmico (janelas, lage de cobertura);
    2. utilizar o desumidificador.

    De qualquer maneira, há que testar o circuito de aquecimento (para ver se há algum estrangulamento, ou se é mesmo da potência da caldeira)! Isto não pode ser só «amandar» umas bocas...
    Envie uma reclamação por escrito, educada e objectiva, de preferência escrita por um advogado, ao seu fornecedor com conhecimento à Roca. Queixe-se da incompetência dos serviços de pós-venda, pondo a hipótese de pedir a intervenção da Deco. Vai ver como eles saltam! :-)

    PS: em que zona do País é a sua casa?
  7.  # 7

    Na parte do aquecimento central, o que é costume acontecer é haver sub-dimensionamento no nº de elementos de radiador com o intuito de poupar.

    Se esse sub-dimensionamento acontecer a coisa é fácil de resolver acrescentando os elementos que faltam, agora pode juntamente com isso haver também um sub-dimensionamento da tubagem, e se isso acontecer a ínica forma de resolver é mesmo substituí-la.

    Quanto á caldeira e dependendo da área da sua casa que não sabemos porque não a referiu, é difícil dizer se a caldeira chega ou não para a encomenda, porque á ainda que saber qual o tipo de isolamento que o prédio dispões, que pelo que diz deve ser mau, logo irá para a pior hipótese e para um maior nº de elementos de radiador, etc.

    Nada como alguém ver a planta da casa e elaborar um dimensionamento de raiz e depois comparar com o que está feito para achar as diferenças.

    Cumps
    •  
      alv
    • 4 fevereiro 2009

     # 8

    Vivam!
    Hoje ´tou numa de escrita pelos últimos post´s.
    Concordo inteiramente com os ilustres anteintervenientes (e esta ?), mas não posso de deixar de dizer que o que descreve terá de ser avaliado por alguém que perceba do assunto, mas não vai deixar de passar pos isolar, isolar e tornar a isolar, e melhorar o compostamento das janelas, substituindo-as, ou se fôr viável colocar uma segunda janela.
    Mas basicamente que se trata de um problema de isolamento semelhante aos que me deparo diáriamente e que resolvo isolando, e sendo assim, pode ser simples, mas só depois de se aconselhar com alguém.
    "Fassam" parte.
  8.  # 9

    Bom dia,

    A casa situa-se na Amadora e quanto a janelas tenho no meu quarto 2 janelas e duas paredes externas(considero assim pq são viradas p a rua,peço desculpa se digo alguma asneira),no quarto do meu filho tenho 2 janelas e duas paredes externas(é o quarto mais frio e q noto mais bolor nas paredes pq apanha mt pouco sol no inverno),na sala tenho duas janelas(uma grande q da p a varanda) a restantes(escritório e cozinha) só tem uma janela.O facto de ter recorrido ao fórum foi de achar q cada vez q vem cá alguém a casa e daquilo q vi aqui na obra só dão é palpites e cada um diz uma coisa diferente,não querendo ofender aqui ninguém mas á mt gente na área da construção que n sabe o q faz(como por exemplo quem fez as chaminés esqueceu-se de abrir qd houve uma fracção q pediu o gas n foi aprovado trocou-se a caldeira a pensar q era disso e mesmo assim tb n dava e no fim foram ao telhado e as chamines estavam completamente fechadas,como alguns dos q fizeram a obra deixaram as firmas q tinham com dividas e sairam do país e agora as borradas q fizeram n podem ser reclamadas por requereu a prestação do serviço).
    A área da casa n é grande quarto1(16),quarto2(13)quarto3(12)cozinha(11),sala(25) entrada e casas de banho n sei,os módulos de aquecimento são os seguintes quarto1 - 1 modulo de 7,quarto2 1 modulo de 7,quarto3 1 modulo de 7,sala 1 modulo de 9(aqui acho que devereia de ter mais um módulo,a sala faz um L) na entrada tenho um de 3 atrás da porta, na cozinha tenho um de 7 e tenho nas casas de banho os toalheiros,mas não uso o da cozinha nem os da casa de banho, a caldeira é uma roca NR15/20.
    Quanto ás humidades da cozinha qd cozinho é sempre de janela um pouco aberta,quer haja chuva ou não,e durante a noite tb fica sempre uma brexinha aberta, e na cozinha n noto que tenha mt humidade(ao inicio n abria a janela e ai sim notava mt condensação).
  9.  # 10

    Eu bem me parecia que tinha sido empreitada de aquecimento central do estilo chapa 5.

    Um quarto com 16 m² com apenas 7 elementos é pouco e á medida que reduz a áreas mantém o nº de elementos.
    A sala nem se fala, 9 elementos é definitivamente pouquíssimo, deveria ter pelo menos 2 pontos de radiador.

    Foi em parte um pouco por estas coisas que me fartei de concorrer para instalação de aquecimento central em obras, porque o construtor queria era barato e ainda queria ser ele a decidir onde os radiadores ficariam, de forma que de nada adiantava fazer dimensionamentos, a qualidade não interessava para nada, e aqui temos um belo exemplo disso.
    A caldeira de 20 Kw é possível que dê mas deve estar mesmo á pele, agora o nº de elementos terá de subir certamente, e na sala não se pode já fazer nada uma vez que para meter os elementos necessários á área e ás necessidades térmicas de mesma só com 1 ponto de radiador, teria de alterar os tubos que estão na parede para ligação cruzada, garantindo assim que a água quente circularia por todo o radiador.

    Se fossem por exemplo 18 elementos com a ligação como tem, aqueciam os primeiros 6 ou 7 e os outros ficavam frios.

    Foi um bom negócio para o construtor, pois com a compra dos sanitários, azulejos mosaicos etc, teve a oferta das caldeiras e descontos abismais nos radiadores, e ele valorizou assim o valor dos andares em mais uns milhares de euros, e agora o cliente que se desemborre.
    E já agora uma pergunta que quase que adivinho a resposta, meteram cabeças termostáticas nos radiadores, e termostato ambiente?

    Cumps
    •  
      alv
    • 5 fevereiro 2009

     # 11

    Vivam!
    Claro que o que diz o Barba negra faz todo o sentido e infelizmente é a realidade de alguns construtores. Ainda assim insisto que uma das soluções passa pelo isolamento e continuo a sugerir que experimente numa divisão e depois, se resulatar, com o sistema que aquecimento que tem instalado, continuará para os outros.

    "Fassam" parte

    PS. Eu assumo que com a pressa me farto de dar erros, mas ainda vou escrevendo as palavras completas, por isso por favor, não coma as letras que parecem as mensagens que os meus filhos me enviam por telemóvel.
  10.  # 12

    Boa tarde,

    Caro alv quanto ao facto de estar a escrever abreviado deve-se a ter uma gatinhadora profissional á solta na sala e tenho de estar atenta pq só faz disparates e os seus filhos de certeza q escrevem com os k e x,isto é um abreviado mais á cota.
    Barba Negra,as caldeiras garanto-lhe q n foram de borla,aliás aqui nada foi de borla.Como disse antes quem mandou fazer isto foi o meu pai e ao contrário daquilo que pensam sobre os construtores n são tão enganadores e aldrabões(penso eu de q),no caso dele nem deve ser considerado construtor pq foi o único prédio que fez.Aqui o q se passou foi o facto,de ele n estar dentro da área e mt dos serviços que contratou n terão sido os mais correctos.
    Quanto ao aquec. central acho n vale a pena fazer nada nem vou andar a partir chão,vou fazer o q tennho feito até agora usar radiadores a óleo.
    Em relação,á humidade e bolor vou contratar alguém p solucionar o problema,gostaria era de saber se ao pôr janelas duplas como li diminiu a condensação que tenho pela manha nas janelas e na pedra junto ás mesmas.
    Muito obrigada.
  11.  # 13

    Cara patroa, nesse caso então, foi quem apresentou o orçamento ao seu pai, que não se preocupou minimamente em elaborar um dimensionamento adequado a cada divisão.

    Na maior parte das divisões poderá resolver o problema do aquecimento, pela inclusão de mais elementos de radiador, inclusivé no wc maior, que deve ter um toalheiro de 770x50 e possívelmente precisaria de um de 1200x500, mas como não usa não lhe fará diferença, embora faça diferença para que o termostato ambiente funcione em condições, e assim poupe gás, o da sala como lhe disse, teria de ser dimensionado, e a única forma de resolver esse problema sem partor a parede, seria o ficar com um tubo á vista para poder cruzar a ligação, por forma a que este aquecesse em condições.

    Agora veja é o espaço que tem disponível, porque o redimensionamento dos radiadores por inclusão de mais elementos, significa que estes ficarão maiores, por isso na sala se tem um de 9 elementos, tire-lhe a medida, e multiplique por 2 para mais ao menos saber o espaço que ele irá ocupar, se tem parede para isso etc.

    Como disse o alv, só o aquecimento não lhe resolve o problema, mas depois de isolar terá de redimensionar os radiadores, caso contrário a potência instalada é manifestamente pouca pelo que a caldeira não vai parar de trabalhar, e o gás custa €€€.
    Ao isolar e se as paredes a isolar forem aquelas onde estão os radiadores, terá de haver o cuidado de no sítio onde os suportes vão ser colocados, ser reforçado por trás do pladur, devido ao peso que irá suportar do radiador em si e da água que ele irá ter dentro.

    Eu pessoalmente vou instalar aquecimento em casa, uma vez que vou ter de isolar também as paredes que comunicam com o exterior, e como tal aproveito já para ir passando a tubagem, uma vez que vou fazer as coisas aos poucos e mediante os €€€ vão dando, e como sou eu a fazer as coisas sei que vão ficar bem feitas e que o dimensionamento vai ser o correcto, porque esta parte faço sempre questão de a fazer bem feita seja para mim seja para um cliente, e se o cliente quiser uma coisa mal feita, terá de pedir a outro para o fazer (assim livro-me de problemas mais tarde), no fundo é uma posição minha e uma maneira de estar, prefiro perder o cliente do que fazer mal feito, ou aldrabar a pedido do próprio cliente.

    Cumps
  12.  # 14

    Cara patroa (adoro esse nick!)

    Todos apontamos no mesmo sentido.
    Você tem um problema de falta de ISOLAMENTO TÉRMICO que vai ter de resolver (é má ideia pensar em limitar-se a aumentar o consumo de gás e electricidade).
    Provavelmente a sua casa tem janelas a mais (os vidros, mesmo duplos, são um passadouro). Uma solução poderá ser colocar mais uma janela pelo lado exterior.
    A cobertura deverá precisar de um maior isolamento (roofmate, sob as telhas).

    Por outro lado tem um problema de excesso de HUMIDADE.
    Pessoalmente, parece-me bem MELHOR que a humidade em excesso condense nas janelas do que permaneça no ar, facilitando uma ainda maior multiplicação dos fungos.
    Eu diria que este problema aumentou ultimamente porque na área de Lisboa houve várias semanas com temperaturas abaixo de 10.ºC e taxas de humidade superiores a 90% (e vários dias com nevoeiro).
    Se você morasse em Sintra seria pior... :-)
    Para isto, e enquanto a temperatura estiver baixa (i.e. humidade relativa alta), a única solução é utilizar o desumidificador (com as janelas fechadas!).

    Mas isto é apenas a opinião de um engenheiro civil... apesar de ter tido cadeiras de termodinâmica em todos os anos da Faculdade, também é verdade que já lá vão mais de 25 anos.
    • AnaT
    • 6 fevereiro 2009

     # 15

    Olá patroa.

    Pois é. Antes de se pensar no tipo de aquecimento deve pensar-se em como evitar usar o aquecimento. Na minha opinião, é melhor gastar os nossos parcos €uritos no isolamento que os dissipar futuramente nas ondas quentinhas dos aquecimentos.

    Mas no seu caso eu começaria por colocar uns bons cortinados (em tecidos grossos tipo veludos) nessas janelas todas que ja vai notar uma diferença enorme.
    Cá em casa temos decoraçâo de Verão e de Inverno. O que muda? Os cortinados, os tapetes e as capas do sofá. Tecidos frescos e leves para o Verão e quentes e pesados para o Inverno. As cores também ajudam na sensação da temperatura ambiente. Verdes, azuis e brancos no verão e vermelhos e laranjas para o inverno. Funciona.
    E desumificadores a trabalhar em todos os quartos (que esta chuva também não ajuda nada).

    Boa sorte
 
0.0192 seg. NEW