Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho a seguinte situação a expor:
    A minha casa foi a ultima a ser construída num loteamento, e assim teve de ficar colada à casa já existente e ter a mesma dimensão, a casa do meu vizinho já se encontrava construída é imenso tempo (20-30 anos), o pedaço de terreno que eu tinha foi-me doado pelo meu sogro e já se encontrava delimitado por um muro baixo e uma rede.
    Não construí qualquer muro de separação entre a minha casa e a do vizinho, nem coloquei essa questão ao vizinho, limitei-me a construir a minha casa usando as delimitações e obedecendo a todas as "regras" impostas pela câmara na altura.
    A minha casa têm cerca de 10 anos, informo ainda que os muros não são em linha recta.
    Soube esta semana que o vizinho tem comentado na vizinhança que lhe roubaram terreno e quem lhe roubou o terreno - eu...
    Sei ainda que o meu vizinho já foi até à câmara Municipal reclamar a situação e que está a fazer um levantamento topográfico do seu terreno e habitação.
    Preciso que me indiquem como proceder nesta situação, eu sinceramente nunca medi nada, construí a minha casa no espaço que me deixaram, os muros estavam construídos e com rede, e agora deparo-me com esta situação incómoda.
    Agradeço todas as opiniões.
    Obrigada.
  2.  # 2

    Vá falar com ele. Primeiro as pessoas devem falar, tentar entender-se e perceber o que ambas as partes pensam sobre determinado assunto.

    Tinha um muro e a casa não pisou para além de onde estava o mesmo? Então penso que não tem com que se preocupar.
    • adias
    • 20 agosto 2013 editado

     # 3

    berbicacho... efectivamente nada garante que o muro estivesse na extrema/fronteira. Agora vai ser levantamento contra levantamento, area na matriz contra area na matriz/caderneta predial.
    Comece a procurar testemunhas que consigam/lembrem de demarcações.... em último caso, vai dar pano para tribunal.
    Calcule a area do seu terreno "agora", com o que considera seu, e veja se difere do que está na matriz predial/caderneta. Se coincidir ou for menor, tem algumas garantias que o vizinho não tem grandes argumentos. Se diferir, vai ter de esperar pelo que ele argumenta.
    Essencialmente o cadastro em Portugal não é (na maior parte do território) geométrico. Só se regista, muitas vezes "a olhometro", a area de cada terreno.
    Onde acaba e começa.... só com acordo dos vizinhos ou onde há caminhos públicos e afins.

    Mas acima de tudo, tente falar com ele, antes de avançar com burocracias. Tente perceber os argumentos e veja se tem fundamento.
  3.  # 4

    Antes de mais confirme a sua situação, medindo o seu terreno e comparando com o que está indicado na sua caderneta predial.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  4.  # 5

    Eu parti do princípio de que o muro estava no sítio certo, pois senão porque é que agora é que o vizinho se queixa? Não estava lá já o muro há 30 anos? Porquê só agora? Partindo do princípio que a casa ficou no mesmo sítio onde estava o muro.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • adias
    • 20 agosto 2013 editado

     # 6

    pois, ninguém sabe. e enquanto não falar com ele , também não vai descobrir.
    usava o terreno para alguma coisa antes da construção? plantou alguma coisa, cultivou na area que julga ser sua? é sendo mais de 20 anos a usar esse pedaço todo que agora considera seu, mesmo que ele "tenha razão" resta-lhe a figura de usucapião para evocar que durante mais de 20 anos usou publicamente o terreno sem que o vizinho levantasse objecções....mas.... fale com ele.

    (assumi que o two rock era o autor original)
    Concordam com este comentário: two-rok, Maria Pereira
  5.  # 7

    Colocado por: two-rokEu parti do princípio de que o muro estava no sítio certo, pois senão porque é que agora é que o vizinho se queixa? Não estava lá já o muro há 30 anos? Porquê só agora? Partindo do princípio que a casa ficou no mesmo sítio onde estava o muro.


    Certo eu parti do principio de que como existia um muro e um espaço já delimitado que o vizinho tinha medido bem e que aquele era o meu espaço, nunca sequer questionei que ele ao fazer o muro me poderia estar a roubar.
    não sei se o muro tem 30 anos eu só posso dizer que á 10 anos sim já tinha o muro antes não conheço.
    Só agora porque ele é imigrante e agora voltou e acha que está tudo mal.
    a minha casa ficou colada á casa do vizinho não podia ser de outra maneira, indicações da câmara e loteamento, assim as casas estão coladas (germinadas) e o muro com rede divide o resto do terreno até à estrada.
  6.  # 8

    Colocado por: two-rokVá falar com ele. Primeiro as pessoas devem falar, tentar entender-se e perceber o que ambas as partes pensam sobre determinado assunto.

    Tinha um muro e a casa não pisou para além de onde estava o mesmo? Então penso que não tem com que se preocupar.


    Não dá para falar ele quer é discussão.....e eu não quero isso.
    porque se ele tivesse algumas duvidas e entendesse que podíamos conversar teria feito isso antes de andar a dizer a toda a gente que eu o roubei....e a tomar as medidas dele.
  7.  # 9

    então vai ter de esperar que ele diga porque acha que está mal.
    Calcule a area do seu, confirme na matriz e caderneta e comece a procurar testemunhas.
    O que a camara aceitou ou não.... pouco valerá, creio. A camara trata de urbanismo e planeamento, não confirma matrizes e areas.
  8.  # 10

    Utilize a táctica dele e espalhe que quem se apoderou do terreno foi ele. Que nos 20 anos anteriores à sua casa já ele tinha feito o queria com a demarcação do terreno. Pelo menos espalha alguma confusão na terra e dentro de pouco tempo já há uns a dizer uma coisa e outros a dizer a contrária.

    Entretanto para seu sossego verifique se realmente está tudo nos conformes, até pode chegar à conclusão que é ao contrário precisamente.
  9.  # 11

    Cara Maria ,

    As casas não são germinadas ( não têm gérmenes ) , são geminadas ( são casas gémeas, idênticas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Pereira
  10.  # 12

    Colocado por: Maria LuísaCara Maria ,

    As casas não são germinadas ( não têm gérmenes ) , são geminadas ( são casas gémeas, idênticas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maria Pereira


    neste caso só são idênticas na área ocupada.
  11.  # 13

    Colocado por: Maria PereiraNão dá para falar ele quer é discussão.....e eu não quero isso.
    porque se ele tivesse algumas duvidas e entendesse que podíamos conversar teria feito isso antes de andar a dizer a toda a gente que eu o roubei....e a tomar as medidas dele.


    Está certo, mas a Sra. também pode tentar abordá-lo para ele perceber que você não está a agir de má fé.
  12.  # 14

    Colocado por: two-rok

    Está certo, mas a Sra. também pode tentar abordá-lo para ele perceber que você não está a agir de má fé.


    Sim está certo nesse ponto, mas ele nunca se deu bem com a família do meu marido.
  13.  # 15

    Então deixe-se estar, quem acha que está mal é ele, logo ele é que tem de se mexer.

    Mas faça como já lhe recomendaram aqui, faça medições, veja se batem certo ou não, para estar preparada caso seja abordada por ele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Pereira
  14.  # 16

    Colocado por: two-rokEntão deixe-se estar, quem acha que está mal é ele, logo ele é que tem de se mexer.

    Mas faça como já lhe recomendaram aqui, faça medições, veja se batem certo ou não, para estar preparada caso seja abordada por ele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maria Pereira


    é isso mesmo vou ver como estão as medidas se batem certo ou não, e depois vou dar novidades a todos os que me responderam aqui neste espaço.
    Obrigada a todos.
    Concordam com este comentário: two-rok
  15.  # 17

    Bom dia a todos lembram-se desta situação.
    Pois tenho desenvolvimentos.
    Ontem recebi uma carta com registo do meu vizinho, que as minhas águas estão a prejudicar os terraços dele?????Para contactar o meu seguro???
    A minha casa tem caleiras que mais posso fazer?
    Obrigada.
    •  
      FD
    • 17 setembro 2013

     # 18

    Colocado por: Maria PereiraOntem recebi uma carta com registo do meu vizinho, que as minhas águas estão a prejudicar os terraços dele?????Para contactar o meu seguro???
    A minha casa tem caleiras que mais posso fazer?

    Explique melhor.
    • Gex
    • 17 setembro 2013

     # 19

    As suas águas?!?
  16.  # 20

    Após a primeira situação descrita com o meu vizinho, em que ele andava a dizer a toda a gente que o roubei em relação ao terreno ele mandou fazer a medição do terreno e diz que lhe faltam metros, quando me abordou com esta situação eu apenas disse que os muros não eram meus nem tinha sido eu que os tinha construído, alias tinha fotos antes da construção da minha casa que mostravam isso mesmo, os muros foram mandados fazer por ele mesmo estando fora do País.
    A situação ficou assim tratada e ele não me disse mais nada.
    Mas ontem recebi uma carta escrita à mão pelo meu vizinho que diz que as minhas águas estão a danificar a sua propriedade.
    As casas são coladas e eu tenho caleiras em toda a casa que libertam a água no meu pátio.
    Ele diz que as minhas águas estão a danificar a sua propriedade nos terraços, isto porque a água cai do céu e respinga do meu telhado para a varanda dele o que lhe provoca verdete no terraço e manchas, diz ainda devo contactar o meu seguro....
    Diz ainda que tenho 15 dias para resolver esta situação.
    Sinceramente não sei o que fazer pois tenho as caleiras tenho até umas pequenas chapas para a água não respingar....
    Não sei.....como lidar com a situação.
 
0.0277 seg. NEW