Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde amigos
    Estou a começar a construção de uma moradia que vai levar isolamento pela parte de dentro e para evitar humidades vou instalar um sistema de extracção de humidade que vai ter os seus captadores nas partes húmidas da casa (casa de banho e cozinha)
    Aconselharam me a fazer entradas de ar na casa para permitir a circulação de ar e após alguma pesquisa optei por fazer essas entradas de ar através de “poço Canadiano” não sei se é este o termo técnico, optei por este sistema para poder subir desse modo alguns graus a temperatura da casa, a minha duvida é a seguinte, eu vi que esse sistema tem que estar mais ou menos a 1,5 mt de profundidade e ter mais ou menos 30 mt de cumprimento, como não tenho esse cumprimento posso utilizar 10 metros e fazer 2 vai e vem na mesma vala ou não ganho nada com isso a nível de temperatura ?
    Obg a quem me puder ajudar
  2.  # 2

Também chamado poço provençal.
  3.  # 3

4.  # 4

caro bertosilva

Aproveite este tempo chuvoso para inspeccionar bem o seu terreno.
    Tentei fazer o mesmo na minha moradia e só no inverno é que descobri que o nivel freatico na zona anda bastante alto.
    Neste momento tive que desactivar os tubos pois os mesmos estavam todos humidos, e nada me garantia que não tivessem mesmo água.
    Neste momento vou só manter a parede de trombe.
  5.  # 5

obg zedasilva pela dica, vou mesmo fazer isso para nao estar a gastar dinheiro a toa, mas se for para ir avante queria que me desse algumas dicas de como foi o seu realizado e se chegou a ter bons rendimentos desse sistema ou nao isto é antes de haver humidades nos tubos.
    obg
  6.  # 6

Só estou a terminar a construção agora. Por tal o sistem ainda não entrou em funcionamento.
    Tinha um sistema de 3 tubos dim 200 de polipropileno com de parede dupla que iriam alimentar a parede de trombe de onde saiam tubos de diam 90 para ventilar cada divisão.
    Dois meses depois de ter os tubos enterrados descobri que estavam com água pelo que os anulem.
    Concordam com este comentário: amafelopes
  7.  # 7

Boas,
    passei por aqui e penso ajudar
    Pois esses tubos devem ser bem colocados para que tal nao aconteça, deve-se respeitar un desnivel 1.5%, associado a uma caixa de drenagem, pois é normal que crie agua devido a condensaçao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drmj
  8.  # 8

< eu vi que esse sistema tem que estar mais ou menos a 1,5 mt de profundidade e ter mais ou menos 30 mt de cumprimento, como não tenho esse cumprimento posso utilizar 10 metros

Ola bertosilva

podes optar em colocar os colectores em torno da casa junto oas alicerces
    • MDA
    • 4 junho 2010

# 9

Ora ai esta um par de técnicas que parecem ser interessantes e têm toda a lógica.

Alguém sabe mais acerca disto? Experiência, aspectos positivos negativos, materiais, técnicas, melhoramentos.
  9.  # 10

Teoricamente a coisa funciona. Na prática corre sempre o risco de estar a introduzir em casa ar que embora mais ou menos temperado vem carregado de humidade e de toda a "bicharada" que se desenvolve em ambientes quentes e húmidos.
    Creio que terá mais garantias se optar por construir um painel de ar quente.
    Não é mais que um painel igual aos utilizados para aquecer a água mas que funciona com ar.
  10.  # 11

pessoal, gostaria de saber mais sobre isto...

Que tal está a funcionar?

Equipamentos disponiveis? Fornecedores?
    • drmj
    • 1 fevereiro 2011

# 12

Eu estou na fase antes da construção, tive expor a montagem e os planos ao arquitectos e engenheiro das especialidades, pois niguem conhecia.
    O poço canadiano é já utilizado à muito, nomeadamente nos paises com fortes amplitudes termicas. É utilizado nas casas passivas e bioclimáticas.
    Tirei toda a informação na net, o feedback é bom e a coisa é muito simples:
    - O tubo em PVC ou polipropileno de ve ter cerca de 15cm de diametro e um desnível de 2º para a condensação escorrer para uma caixa de drenagem, antes do ar entrar en casa. A tomada de ar é um tubo rígido PVC e a boca deve estar entre 70-100cm do chão.
    -Também é preciso uma grelha na tomada de ar para a bicharada não entrar no tubo, e outra na chegada à caixa de drenagem.
    -Prever a possibilidade de fechar a entrada na casa se há algo de imprevisto (inversão de temperatura súbita)
    No meu caso, vou colocar 2 tubos de 10m, aproveitando os buracos das novas canalizações, sendo o objectivo ventilar a casa com ar fresco (AC gratuito) no verão e ar menos frio no inverno.
    Também vou colocar um pequeno ventilador para ajudar o ar a entrar se for necessário. O investimento é mínimo : tubo, caixa de drenagem, 2 grelhas, não deve chegar aos 300eur.
    Não conheço instaladores mas li imensos casos de make yourself, com sucesso quando respeitam as regras.
  11.  # 13

e o que vai fazer o ar circular? não faltará aqui mais nada?
  12.  # 14

drmj
    Como resolve o facto de esse ar que entra passar em 20m de um ambiente quente e humido?
    • drmj
    • 1 fevereiro 2011

# 15

O que faz circular o ar é o fenómeno de convecção: no verão o solo é mais fresco, pois a 1,5m de profundidade o solo tem em geral sempre a mesma temperatura: entre 18 e 20º.
    O ar dentro da casa sobe para os tectos ou é aspirado pelas ventilações/exaustores.Há portanto uma pequena depressão que é compensado pelas entradas de ar , aqui a entrada do ar do poço canadiano.
    Assim ele circula passivamente do exterior para dentro da terra (1,5m de profundidade), onde é arrefecido no Verão e depois entra para dentro da habitação, por um orifício (rente ao chão e no piso inferior) . Não pode ser aspirado depressa demais senão não tem tempo de arrefecer o suficiente.
    Temos assim por ex, ar a 30º que passa na terra que está a 20º, deverá entrar ar na casa a 25º, portanto mais fresco.
    No inverno e nos dias muito frios, o solo está mais quente, e aquece assim o ar que entra em casa pelo mesmo fenómeno (ar exterior a 5ºC solo a 18º por exemplo). O tubo, sendo estanque, não apanha humidade. Se há muita humidade no ar exterior, este condensa no tubo e escorre para a caixa de drenagem.
    Esta ventilação geotérmica passiva não é a solução milagre para aquecer ou arrefecer uma casa, pois tem os seus limites. No entanto, consegue duas funções básicas: ventilar a casa para evitar humidades e poupar umas massas nos aquecimentos/climatizações onde , por exemplo, não será preciso puxar tanto pelo aquecimento ou pelo ar condicionado.
  13.  # 16

drmj
    Desculpe se estou a dizer alguma barbaridade pois apenas conheço um caso e que acabou por correr mal.
    O principio era exactamente o mesmo. Existia inclusive um poço para drenagem das condensações. Esteve em funcionamento apenas dois anos e foi desactivado.
    No verão aquilo até funcionava mas no inverno apesar de se sentir a saída de algum ar quente todas as divisões aumentavam bruscamente o teor de humidade sempre que os sistema tinha as bocas de de insuflação abertas. Sei que as emendas dos tubos tinham sido completamente seladas pelo que a humidade apenas poderia ser resultante das condensações que se criavam dentro dos tubos.
    • drmj
    • 1 fevereiro 2011

# 17

Sim, é claro que esta tecnica convem estar sempre associado a um aquecimento central (eu vou ter PRH) e a possibilidade de fechar a entrada do ar nos dias de grande humidade exterior. Suponho que deve ter sido uma casa construida numa zona ou / e região húmida? O interesse é sobretudo no verão, nos dias de grande calor.
    Também convém haver outra entrada de ar directa do exterior para quando se desactiva o poço ou nas épocas intermédias (outono/primavera) onde não é taõ útil.
    Concordam com este comentário: Sophie
    • drmj
    • 1 fevereiro 2011

# 18

Cuidado também com o tubo enterrado: deve ter o interior liso para não reter as condensações...
  14.  # 19

quem instalou este sistema, o que acha?
    Vale a pena?
  15.  # 20

Eu só conheci um edifício com este sistema (sede do INETI) e parece que aquilo acumulava alguns detritos (terra/poeira) nas condutas.

Alguém conhece algum caso que funcione verdadeiramente bem?

0.0184 seg. NEW