Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Esse conceito é interessante, mas eu pensaria numa vmc de fluxos cruzados.
    Voltando ao poço, como se garante que bactérias e fungos não se acumulam no interior da tubagem que tem temperatura óptima e amena? Mesmo tendo redes e grelhas, nada impede a entrada possível de minúsculos aranhões , baratas, centopeias, etc que depois crescem procriam e morrem na tubagem

Desde que vi um aranhão na óptica de um farolim estanque, já acredito em tudo....
  2.  # 22

Colocado por: callinasEsse conceito é interessante, mas eu pensaria numa vmc de fluxos cruzados.
    Voltando ao poço, como se garante que bactérias e fungos não se acumulam no interior da tubagem que tem temperatura óptima e amena? Mesmo tendo redes e grelhas, nada impede a entrada possível de minúsculos aranhões , baratas, centopeias, etc que depois crescem procriam e morrem na tubagem

Desde que vi um aranhão na óptica de um farolim estanque, já acredito em tudo....

O maior benefício deste sistema, face a uma VMC de fluxos cruzados, seria o arrefecimento passivo no verão.

Quanto à presença de bichos nas tubagens, é exactamente a mesma situação que numa VMC: as tomadas de ar têm que ser metidas nalgum lado e a bicharada tanto pode entrar pela cobertura como pela terra, por isso é uma questão de escolher tubagens estanques, possivelmente sem emendas (na internet vê-se tubagem corrugada desenrolada para fazer os 50 metros do poço) e ter bastante cuidado no isolamento da entrada de ar.

https://www.youtube.com/watch?v=A9vJSUw7l3M

https://www.youtube.com/watch?v=MS3RFUDiVLI

Gostava de saber mais sobre este sistema, mas não é assim tão fácil encontrar documentação. A coisa mais engraçada disto tudo é que isto até permite uma combinação com uma VMC, seja de que tipo for. Imagine uma VMC de fluxos cruzados que não só tem 90% de recuperação de calor, como a própria entrada de ar fornece ar já pré-aquecido ou pré-arrefecido, em função da época climática...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Varejote
  3.  # 23

Vou desenterrar esta discussão.

Entretanto mais alguém implementou um sistema destes? Funciona bem?
    Só faz sentido estando ligado a uma VMC? Não pode ser usado apenas para insuflar ar para a casa e depois ter umas grelhas de extração nas divisões húmidas? Dessa forma, o aumento de pressão na casa devia forçar o ar a sair por essas grelhas (i guess).
  4.  # 24

a seguir...
    Concordam com este comentário: jorgealves, Sophie
  5.  # 25

Desenterando isto...
    Anda por cà pessoal a projetar casas passivas, andam a prever poços canadianos tambem?
    Ando a informar me (sites franceses)
    Para fazer poço em 2*35m e ligado a vmc fluxo duplo.
    Nao para o inverno mas mais para usar o ar fresco dele para o ar da vmc entrar mais fresco..
    Alguem tem a funcionar por cá?
    Ja projetaram?
  6.  # 26

Colocado por: marcocarDesenterando isto...
    Anda por cà pessoal a projetar casas passivas, andam a prever poços canadianos tambem?
    Ando a informar me (sites franceses)
    Para fazer poço em 2*35m e ligado a vmc fluxo duplo.
    Nao para o inverno mas mais para usar o ar fresco dele para o ar da vmc entrar mais fresco..
    Alguem tem a funcionar por cá?
    Ja projetaram?

Ando a pesquisar pelo mesmo aqui em Portugal mas parece ser pouco usual, a questão da qualidade do ar não é um problema?
  7.  # 27

Colocado por: Troino

Ando a pesquisar pelo mesmo aqui em Portugal mas parece ser pouco usual, a questão da qualidade do ar não é um problema?

Na tomada de ar exterior leva varios filtros. Os tubos sao todos selados e em tubo de qualidade alimentar. Tem que prever uma evacuaçao para os possiveis consendados e depois os filtros da vmc fluxos cruzados tratam do resto.
    Ando em contacto com uma empresa francesa, que dimensiona e fabrica poços canadianos ja com a vmc melhor adequada...
    Mas pedem 780 € para calculat tudo certinho mais depois o preço do material...
    Em portugal nao encontrei grande coisa ainda
  8.  # 28

Colocado por: marcocar

Na tomada de ar exterior leva varios filtros. Os tubos sao todos selados e em tubo de qualidade alimentar. Tem que prever uma evacuaçao para os possiveis consendados e depois os filtros da vmc fluxos cruzados tratam do resto.
    Ando em contacto com uma empresa francesa, que dimensiona e fabrica poços canadianos ja com a vmc melhor adequada...
    Mas pedem 780 € para calculat tudo certinho mais depois o preço do material...
    Em portugal nao encontrei grande coisa ainda

Caro marcocar, sempre avançou com o estudo?

Instalei o meu com tubo de 200mm e 16m de comprimento, a uma profundidade de 3 metros.
    Ainda não o testei porque ainda não estou a morar na casa, mas irá ficar ligado à VMC de fluxos cruzados.
  9.  # 29

Colocado por: Na_mouch

Caro marcocar, sempre avançou com o estudo?

Instalei o meu com tubo de 200mm e 16m de comprimento, a uma profundidade de 3 metros.
    Ainda não o testei porque ainda não estou a morar na casa, mas irá ficar ligado à VMC de fluxos cruzados.

Não ainda não.
    Acho que não vou precisar de tubo,tendo um desvao de 180m2 por 2m20 de altura, acho que vou abrir umas entradas e apanhar o ar no desvao.
    Assim tempero o ar e ventilo o desvao ao mesmo tempo
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 30

Vai ventilar ar do desvao para dentro de casa?
  10.  # 31

A tomada de ar da vmc, vai ser no desvao ( com entradas de ar exteriores para renovar o ar) assim ventilo o desvao e o ar ao passar por ele é pré aquecido/arrefecido, sendo que estando enterrado tem uma temperatura constante
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 32

Colocado por: marcocar, sendo que estando enterrado tem uma temperatura constante
    e humidades elevadas e por vezes odores jeitosos.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 33

Colocado por: SrRe humidades elevadas e por vezes odores jeitosos.

Olhe para já não tem nadinha!
    Aquilo nem deve ser considerado desvao.
    Mais de metade está com 2,70m e o resto com 2,20/2,30...
    Mas se for a pensar assim nos tubos do poço canadiana aí da pior deve ser...
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 34

Colocado por: marcocarMas se for a pensar assim nos tubos do poço canadiana aí da pior deve ser...
    se nao for acautelado sim, podem ficar cheios de humidade, alias esses tubos devem ficar preparados para uma futura limpeza e desinfecção.
  12.  # 35

Por isso é que devem ser tubos de qualidade alimentar, com juntas estanques e com pendente acentuada para evacuar os condensados...
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 36

Colocado por: marcocarPor isso é que devem ser tubos de qualidade alimentar, com juntas estanques e com pendente acentuada para evacuar os condensados...
    exacto, coisa que no desvao nao tem, vai estar a injectar ar dentro de casa vindo de uma zona propensa a odores a formação de bolores etc nao me parece boa ideia
  13.  # 37

Quando em 2007 tentei fazer um poço canadiano a informação era ainda muito escassa em Portugal.
    Havia creio que na UBI alguém que estaria a fazer uma tese de mestrado ou doutoramento sobre isso.
    Tentei contactar mas quando comecei a fazer muitas perguntas deixei de ter respostas.
    Lá avancei com base na informação que havia e naquilo que me parecia teoricamente mais acertado.
    Ao poço tentei acoplar uma parede de trompe.
    Isto com base no que teria sido feito nuns prédios da Expo.
    Cedo percebi que a coisa em teoria parecia funcionar mas na prática não era bem assim.
    Em causa estavam os condensados bolores e mais bicharada que aquilo aloja.
    Em resumo, gastei dinheiro e neurónios para depois desativar tudo.
    Não duvido que funcione mas não será assim tão fácil e liberar como parece ser
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Na_mouch

0.0229 seg. NEW