Colocado por: callinasEsse conceito é interessante, mas eu pensaria numa vmc de fluxos cruzados.
Voltando ao poço, como se garante que bactérias e fungos não se acumulam no interior da tubagem que tem temperatura óptima e amena? Mesmo tendo redes e grelhas, nada impede a entrada possível de minúsculos aranhões , baratas, centopeias, etc que depois crescem procriam e morrem na tubagem
Desde que vi um aranhão na óptica de um farolim estanque, já acredito em tudo....
Colocado por: marcocarDesenterando isto...
Anda por cà pessoal a projetar casas passivas, andam a prever poços canadianos tambem?
Ando a informar me (sites franceses)
Para fazer poço em 2*35m e ligado a vmc fluxo duplo.
Nao para o inverno mas mais para usar o ar fresco dele para o ar da vmc entrar mais fresco..
Alguem tem a funcionar por cá?
Ja projetaram?
Colocado por: Troino
Ando a pesquisar pelo mesmo aqui em Portugal mas parece ser pouco usual, a questão da qualidade do ar não é um problema?
Colocado por: marcocar
Na tomada de ar exterior leva varios filtros. Os tubos sao todos selados e em tubo de qualidade alimentar. Tem que prever uma evacuaçao para os possiveis consendados e depois os filtros da vmc fluxos cruzados tratam do resto.
Ando em contacto com uma empresa francesa, que dimensiona e fabrica poços canadianos ja com a vmc melhor adequada...
Mas pedem 780 € para calculat tudo certinho mais depois o preço do material...
Em portugal nao encontrei grande coisa ainda
Colocado por: Na_mouch
Caro marcocar, sempre avançou com o estudo?
Instalei o meu com tubo de 200mm e 16m de comprimento, a uma profundidade de 3 metros.
Ainda não o testei porque ainda não estou a morar na casa, mas irá ficar ligado à VMC de fluxos cruzados.
Colocado por: marcocar, sendo que estando enterrado tem uma temperatura constantee humidades elevadas e por vezes odores jeitosos.
Colocado por: SrRe humidades elevadas e por vezes odores jeitosos.
Colocado por: marcocarMas se for a pensar assim nos tubos do poço canadiana aí da pior deve ser...se nao for acautelado sim, podem ficar cheios de humidade, alias esses tubos devem ficar preparados para uma futura limpeza e desinfecção.
Colocado por: marcocarPor isso é que devem ser tubos de qualidade alimentar, com juntas estanques e com pendente acentuada para evacuar os condensados...exacto, coisa que no desvao nao tem, vai estar a injectar ar dentro de casa vindo de uma zona propensa a odores a formação de bolores etc nao me parece boa ideia