Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Hoje de tarde têm estado lá por casa os funcionários do eletricista.

No site da Certiel há uma tabela de preços e para inspeções a pedido é um valor que ronda os 130€.

Tenho é de averiguar também se no caso de haver efetivamente problemas com a instalação é ou não possível responsabilizar o eletricista, já que esta inspeção não sendo obrigatória, não obriga à correção de anomalias identificadas...
  2.  # 42

Se tivermos a sorte/azar de ter aprovação automática e tendo em conta este historial acham que faz sentido solicitarmos posteriormente uma inspeção a pedido para confirmar se está tudo em condições? Será já picuinhice nossa?

lamento não a ir sossegar e ter que lhe dizer que a Certiel somente vai ver se as condições MÍNIMAS de segurança estão a ser cumpridas, e mesmo dentro destas somente pode analisar aquilo que é visível,

com isto quero dizer que o facto de ser vistoriada não quer dizer que a instalação está 100% correcta,

mas por 130€ é bem melhor do que nada, e inclusive se forem detectadas anomalias na inspecção a pedido, o relatorio pode ser usado para obrigar os responsáveis a pelo menos cumprirem os regulamentos em vigor,

e podem ser usadas como prova em tribunal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  3.  # 43

Ai a nossa vidinha...
    Mas pronto, provavelmente a nossa instalação será uma das muitas a ser vistoriadas e como tal o eletricista não deve querer correr riscos de não estar minimamente bem feita.
    Vamos esperar, mais uma vez...
  4.  # 44

Entretanto mais um passo.
    Já temos o comprovativo em como o eletricista fez o pedido de certificação à Certiel ontem.
    Agora já estamos mais descansados, costuma demorar 2 a 3 semanas, não é?
  5.  # 45

Colocado por: helen553costuma demorar 2 a 3 semanas, não é?

agora estão a demorar 7 dias a marcar a inspecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  6.  # 46

7 dias entre a marcação e irem ao local fazer a vistoria?
    Fantástico!
  7.  # 47

Colocado por: helen5537 dias entre a marcação e irem ao local fazer a vistoria?

não é assim,

demora até 7 dias úteis a fazerem a marcação da inspecção e depois demora até 5 dias a ser feita a inspecção,

ou a enviarem por correio o certificado de exploração se for aprovada por amostragem.
  8.  # 48

Hum, já estava eu toda satisfeita...mas pronto quem já esperou tanto também espera mais uns dias.

Um dos nossos medos neste momento era que o eletricista atrasasse o pedido de certificação mas como já temos o comprovativo estamos mais descansados.
    Mas acho que vi no site um contacto de call center, posso sempre ligar para lá daqui a uns dias e com os dados que tenho tento saber o ponto da situação.

Obrigada mais uma vez
  9.  # 49

Em principio vai ter vistoria... está quase quase tudo a ter...

É bom ter, eles fazem medição de Terras e Resistências para detetar problemas que ás vezes decorrem de coisas que uma pessoa nem dá conta na instalação... e que nem todos os eletricistas têm equipamento para detetar... mas não é garantia alguma de que têm uma instalação eletrica isenta de erros... como em tudo é possível disfarçar certas situações... enfim, faz-se de tudo... mas numa moradia, como a diferença entre fazer bem e mal normalmente representa pouco dinheiro, normalmente não comprometem... é mais em obras maiores... duvido que tenha com que se preocupar ou pagar uma reinspecção a seu pedido!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 50

A solicitarmos nós a inspeção seria só caso a Certiel não fosse fazer a vistoria. Duvido que ele deixe asneiras sabendo que vai ser vistoriado...
    Depois logo digo como ficou esta história.
  11.  # 51

Não será possível pedir à certiel, que relativamente a um determinado pedido de certificação fosse efectuada a vistoria?

Se fosse possível, também teria dúvidas se seria boa ideia.
  12.  # 52

Colocado por: PicaretaNão será possível pedir à certiel, que relativamente a um determinado pedido de certificação fosse efectuada a vistoria?

Como a certificação só pode ser solicitada pelo eletricista, não sei...
    jorgealves, sabe?
  13.  # 53

Colocado por: PicaretaNão será possível pedir à certiel, que relativamente a um determinado pedido de certificação fosse efectuada a vistoria?

Pela via normal não e possível fazer isso.
    Mas pode pedir uma vistoria a pedido que não e preciso ser feito nem ser acompanhada por nenhum técnico.
  14.  # 54

Obrigada, jorgealves
    • SACS
    • 19 setembro 2013

# 55

Mas só uma coisa, os motores dos estores e teclas tem msm d e ficar a trabalhar?
    Tenho uma idéia k disseram k sim, mas então, posso deixar tudo preparado para meter um portão com motor mas por falta de euros meto manual, não será a msm coisa, ou o msm critério de avaliaçao?
  15.  # 56

Colocado por: SACSposso deixar tudo preparado para meter um portão com motor mas por falta de euros meto manual

Neste caso deixa uma tomada para ligar o motor do portão.
  16.  # 57

Colocado por: Picareta
    Neste caso deixa uma tomada para ligar o motor do portão.
    ou pode ate deixar ficar so um tubo nada la dentro uma vez que e um equipamento que somente sera instalado posteriormente, enquanto que nesta discussao o problema residia em ja ter montados os motores dos estores.
  17.  # 58

Atenção que o circuito para o portão tem de terminar numa tomada/caixa aplicada no teto/parede.
    A responsabilidade do eletricista termina na tomada/caixa.
    Em relação aos estores é a mesma coisa.

cumps
  18.  # 59

Colocado por: daniel.costaEm relação aos estores é a mesma coisa.

como assim ? o electricista deixa uma tomada para ligar o motor dos estores?
  19.  # 60

Não, deixa a pré instalação(caixa de aparelhagem, tubagem) para os comandos do estore e uma caixa de derivação(com circuito direto do Q.E.) junto ao estore preparada para receber o cabo de comando do enrolador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS

0.0232 seg. NEW