Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Em cima escrevi tomada ou caixa.
  2.  # 62

Colocado por: daniel.costaNão, deixa a pré instalação(caixa de aparelhagem, tubagem) para os comandos do estore e uma caixa de derivação(com circuito direto do Q.E.) junto ao estore preparada para receber o cabo de comando do enrolador

E enquanto só existir a pré instalação, como é que se abre e fecha os estores?
  3.  # 63

Julgava que o autor do tópico ainda não tinha os estores. É o que dá ler na diagonal...
    Neste caso tem de ter tudo funcional com os devidos comandos.
    Se não tivesse já os estores elétricos, podia deixar tudo preparado como disse.

cumps
  4.  # 64

O problema dos estores já está resolvido, felizmente, e até já temos o comprovativo do pedido de certificação à Certiel.

Não faço ideia de qual foi o "santinho que caiu do altar" mas de um momento para o outro as coisas começaram a resolver-se e acho que não era só uma questão de dinheiro porque após o pagamento ainda houve um longo período de espera...
  5.  # 65

Colocado por: helen553O problema dos estores já está resolvido, felizmente, e até já temos o comprovativo do pedido de certificação à Certiel.

Não faço ideia de qual foi o "santinho que caiu do altar" mas de um momento para o outro as coisas começaram a resolver-se e acho que não era só uma questão de dinheiro porque após o pagamento ainda houve um longo período de espera...

Com um bocado de sorte "eles" nem vão lá a casa.
  6.  # 66

Confesso que neste momento (se ler para trás, vai perceber) até prefiro que vão.
  7.  # 67

Colocado por: daniel.costaCom um bocado de sorte "eles" nem vão lá a casa.

pois ;))

Colocado por: daniel.costaÉ o que dá ler na diagonal...
    • SACS
    • 19 setembro 2013

# 68

Colocado por: Picareta
    E enquanto só existir a pré instalação, como é que se abre e fecha os estores?

podem ser manuais, mas deixar preparado para mais tarde meter eléctrico!
    • SACS
    • 19 setembro 2013

# 69

Essa era a minha dúvida, Pk talvez vá meter manual, mas em todo o caso já ficou tudo preparado para meter eléctricos. Por isso achava mal ter de ficar tudo a funcionar!
  8.  # 70

Colocado por: daniel.costaA responsabilidade do eletricista termina na tomada/caixa.

olhe que não, a regulamentação em vigor obriga o electricista a garantir a equipotencialidade (ligação das massas á terra), pelo que este profissional é sempre o responsável por toda a instalação e ligação de todos os equipamentos fixos (que não são alimentados por um tomada\ficha (de fabrica, não adianta ir colocar uma tomada\ficha num portão para estar fora desta obrigatoriedade).
  9.  # 71

Meta electrico... ao preço que estão os automatismos, fica sempre outra coisa e acaba por se fazer mais uso...
  10.  # 72

Eu bem que estava a achar muito bom ter caído um santinho do altar...
    Hoje de manhã lembrei-me de ligar para a Certiel para saber em que situação se encontrava o pedido de certificação.
    Confirmaram-me a entrada do pedido no dia 18 mas informaram-me também que o mesmo se encontra pendente de pagamento.
    Sem que o pagamento seja efetuado o processo fica suspenso.
    Pode até já ter sido pago mas a essa informação pode demorar até 24h a estar disponível para a Certiel.
    Perguntei se o pagamento podia ser feito por nós enquanto proprietários e foram facultados os dados para o fazer.

Acontece que o eletricista entregou ao construtor apenas o comprovativo do pedido, mas também não nos pediu o pagamento do mesmo, aliás só temos contacto com ele via construtor uma vez que ele pura e simplesmente não nos atende o tlm, quanto muito envia-nos um sms a dizer que não pode atender e que já liga de volta e nunca o faz. Isto acontece há várias semanas...

Depois desta informação da Certiel pedimos ao construtor que falasse com ele e que lhe pedisse o comprovativo de pagamento, ou que caso não o tenha feito ainda, o faça com urgência ou que nos dê indicação para que nós o façamos.

Fui ainda informada que 24H após o pagamento, a situação do pedido passa a "entrada" e passa pelo tal processo de amostragem que determina se há ou não inspeção. Caso não haja, é emitido automaticamente o certificado, se houver vistoria ela é marcada 2 semanas após essa data. Depois a vistoria é feita por uma empresa externa e já não me conseguiram confirmar quanto tempo ainda demora...

O que é nós fazemos?
  11.  # 73

Colocado por: jorgealves
    olhe que não, a regulamentação em vigor obriga o electricista a garantir a equipotencialidade (ligação das massas á terra), pelo que este profissional é sempre o responsável por toda a instalação e ligação de todos os equipamentos fixos (que não são alimentados por um tomada\ficha (de fabrica, não adianta ir colocar uma tomada\ficha num portão para estar fora desta obrigatoriedade).

No exemplo que dei do portão sempre coloquei uma tomada no teto próximo do motor e nunca tive problemas com a Certiel.
    Com piscinas idem apenas sou responsável pela ligação do cabo no "meu quadro" com a devida proteção. Por isso quando tenho as vistorias exijo que o responsável da empresa esteja no local com a devida documentação e no caso de ser necessário abrir o quadro dele para o inspetor verificar/fazer medições.
    Nas cozinhas é a mesma coisa, depois da certificação podem montar tudo.
    E volto a dizer nunca tive problemas de maior com estas situações.

cumps
  12.  # 74

Colocado por: helen553Eu bem que estava a achar muito bom ter caído um santinho do altar...
    Hoje de manhã lembrei-me de ligar para a Certiel para saber em que situação se encontrava o pedido de certificação.
    Confirmaram-me a entrada do pedido no dia 18 mas informaram-me também que o mesmo se encontra pendente de pagamento.
    Sem que o pagamento seja efetuado o processo fica suspenso.
    Pode até já ter sido pago mas a essa informação pode demorar até 24h a estar disponível para a Certiel.
    Perguntei se o pagamento podia ser feito por nós enquanto proprietários e foram facultados os dados para o fazer.

Acontece que o eletricista entregou ao construtor apenas o comprovativo do pedido, mas também não nos pediu o pagamento do mesmo, aliás só temos contacto com ele via construtor uma vez que ele pura e simplesmente não nos atende o tlm, quanto muito envia-nos um sms a dizer que não pode atender e que já liga de volta e nunca o faz. Isto acontece há várias semanas...

Depois desta informação da Certiel pedimos ao construtor que falasse com ele e que lhe pedisse o comprovativo de pagamento, ou que caso não o tenha feito ainda, o faça com urgência ou que nos dê indicação para que nós o façamos.

Fui ainda informada que 24H após o pagamento, a situação do pedido passa a "entrada" e passa pelo tal processo de amostragem que determina se há ou não inspeção. Caso não haja, é emitido automaticamente o certificado, se houver vistoria ela é marcada 2 semanas após essa data. Depois a vistoria é feita por uma empresa externa e já não me conseguiram confirmar quanto tempo ainda demora...

O que é nós fazemos?

A responsabilidade do pagamento é do eletricista, nunca do cliente a menos que tenha sido acordado.
    Fale com o construtor. Ou então pague e desconte no valor do construtor.

cumps
  13.  # 75

A hipótese de pagarmos nós era com o objetivo de desbloquear a situação. Está mais que visto que o eletricista está a fazer finca pé.
    Como nós pedimos o comprovativo, ele depressa o forneceu ao construtor mas a verdade é que tem 30 dias úteis para fazer o pagamento e já se está a ver que não o fará tão depressa.

Nós temos a casa pronta, temos os nossos pagamentos em ordem e não nos podemos mudar porque não temos eletricidade e a perspetiva é de ter na melhor das hipóteses mais 3 semanas de espera.
    E isto partindo do principio que que a edp nos faz o contrato definitivo assim que tivermos a certificação...

É desesperante!
  14.  # 76

Tentar fazer pressão com o construtor para ver se desbloqueia a situação o mais rápido possível.
  15.  # 77

Colocado por: daniel.costaTentar fazer pressão com o construtor para ver se desbloqueia a situação o mais rápido possível.

Não temos nós feito outra coisa...
  16.  # 78

No caso de ser você a pagar também não é garantido a presença do eletricista no local.
  17.  # 79

Ou seja, a "criatura" "tem a faca e o queijo na mão" como se costuma dizer!
  18.  # 80

Entretanto e depois de saber que o construtor não o conseguia contactar o eletricista liguei-lhe eu e atendeu-me.
    Disse-me que o pagamento tinha sido feito pela funcionária dele no escritório.
    Disse que estava fora do país e que havia dinheiro em falta e que nos entregava o comprovativo e que falava connosco na 3.ª feira, mal me deixou falar, foi mal educado e desligou o telefone.
    Liguei logo de seguida para a empresa e a funcionária disse-me que não tinha nenhum comprovativo porque devia ter sido o patrão a pagar e que estaria com ele, quando a informei que tinha acabado de falar com ele atrapalhou-se toda e pediu-me o mail para enviar o comprovativo assim que o tivesse.
    Como até agora não disse nada, fiz o pagamento e pronto.
    Veremos o que isto vai dar...

0.0282 seg. NEW