Colocado por: daniel.costaNão, deixa a pré instalação(caixa de aparelhagem, tubagem) para os comandos do estore e uma caixa de derivação(com circuito direto do Q.E.) junto ao estore preparada para receber o cabo de comando do enrolador
Colocado por: helen553O problema dos estores já está resolvido, felizmente, e até já temos o comprovativo do pedido de certificação à Certiel.
Não faço ideia de qual foi o "santinho que caiu do altar" mas de um momento para o outro as coisas começaram a resolver-se e acho que não era só uma questão de dinheiro porque após o pagamento ainda houve um longo período de espera...
Colocado por: daniel.costaCom um bocado de sorte "eles" nem vão lá a casa.
Colocado por: daniel.costaÉ o que dá ler na diagonal...
Colocado por: Picareta
E enquanto só existir a pré instalação, como é que se abre e fecha os estores?
Colocado por: daniel.costaA responsabilidade do eletricista termina na tomada/caixa.
Colocado por: jorgealves
olhe que não, a regulamentação em vigor obriga o electricista a garantir a equipotencialidade (ligação das massas á terra), pelo que este profissional é sempre o responsável por toda a instalação e ligação de todos os equipamentos fixos (que não são alimentados por um tomada\ficha (de fabrica, não adianta ir colocar uma tomada\ficha num portão para estar fora desta obrigatoriedade).
Colocado por: helen553Eu bem que estava a achar muito bom ter caído um santinho do altar...
Hoje de manhã lembrei-me de ligar para a Certiel para saber em que situação se encontrava o pedido de certificação.
Confirmaram-me a entrada do pedido no dia 18 mas informaram-me também que o mesmo se encontra pendente de pagamento.
Sem que o pagamento seja efetuado o processo fica suspenso.
Pode até já ter sido pago mas a essa informação pode demorar até 24h a estar disponível para a Certiel.
Perguntei se o pagamento podia ser feito por nós enquanto proprietários e foram facultados os dados para o fazer.
Acontece que o eletricista entregou ao construtor apenas o comprovativo do pedido, mas também não nos pediu o pagamento do mesmo, aliás só temos contacto com ele via construtor uma vez que ele pura e simplesmente não nos atende o tlm, quanto muito envia-nos um sms a dizer que não pode atender e que já liga de volta e nunca o faz. Isto acontece há várias semanas...
Depois desta informação da Certiel pedimos ao construtor que falasse com ele e que lhe pedisse o comprovativo de pagamento, ou que caso não o tenha feito ainda, o faça com urgência ou que nos dê indicação para que nós o façamos.
Fui ainda informada que 24H após o pagamento, a situação do pedido passa a "entrada" e passa pelo tal processo de amostragem que determina se há ou não inspeção. Caso não haja, é emitido automaticamente o certificado, se houver vistoria ela é marcada 2 semanas após essa data. Depois a vistoria é feita por uma empresa externa e já não me conseguiram confirmar quanto tempo ainda demora...
O que é nós fazemos?
Colocado por: daniel.costaTentar fazer pressão com o construtor para ver se desbloqueia a situação o mais rápido possível.