Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Os Inspetores ao serviço da Certiel sempre que encontram não conformidades nas instalações, deveriam ter uma ação mais pedagogica junto dos instaladores, pois por vezes apenas se baseiam na lei, e não dão informação de como ultrapassar alguns tipos de não conformidades.
    Mas é certo que faz falta alguém que fiscalize, senão isto passava a ser uma atividade sem lei, por parte de alguns.
  2.  # 102

Não me assustem ainda mais, eu que estava só preocupada com as "birras" do eletricista ainda tenho de me preocupar também com quem vai inspecionar?
    É que se for por estar mal feito, tudo bem que reprove mas agora já começa a parecer que também depende da disposição (boa ou má) de quem lá for...

Irra, que nem que vivesse mil anos me metia a construir outra casa...
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 103

caro Daniel.costa, eu discordo disto por uma razão muito simples,

os inspectores só podem ver uma muito pequena parte da instalação e só com essa parte têem que fazer um racicinio sobre o restante,

a maioria das não conformidades são por coisas tão basicas que essas pessoas não deviam sequer ser chamados de profissionais,

e os inspectores não são professores a dar aulas, o profissional é que tem que saber aquilo que anda a fazer e quando tomar alguma opção mais rebuscada tem que a saber defender e argumentar,

mas isso requer conhecimentos e formação, e ambos sabemos que a maioria dos colegas não percebe um boi disto,

por outro lado acho que a Certiel é demasiado benevolente com certos trabalhos apresentados em que o mínimo é faz de novo como deve ser,

nada disto tem grande aplicação para o caso em apreço, porque o relato é somente na parte "processual", agora vem a componente técnica, e se o minimo estiver executado em conformidade, tem a instalação aprovada.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 104

Tomara que sim jorgealves, tomara que sim.
    Cá por casa (a velha) estamos ansiosos por mudar (para a nova)...e temos duas crianças pequenas para as quais uns 14 meses de construção são uma vida inteira...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 105

O funcionário do eletricista já nos contatou para combinar a abertura da casa amanhã para a vistoria da Certiel.
    Segundo ele, a instalação está em condições de ser aprovada e o patrão estará também presente.
    O meu marido como lá vai abrir a casa, vai acompanhar a vistoria.
    Amanhã haverá mais notícias...ou boas, ou más...
  6.  # 106

Aguardamos as boas noticias...
    Concordam com este comentário: two-rok, jorgealves, SACS
  7.  # 107

E hoje bem cedinho lá foi feita a inspeção, estiveram presentes o inspetor, um dos funcionário que fez a instalação e o chefe.
    O meu marido limitou-se a abrir a porta e esperou por eles no exterior.
    No final o inspetor disse que a instalação tinha passado na vistoria.
    O eletricista "chefe" combinou entregar-nos amanhã o certificado mas logo à tarde já contato a Certiel para saber se o relatório deu entrada e quando será passada a informação à edp.

Entretanto surgiu-nos outra questão.
    É obrigatório algum certificado relativamente ao ited?
    Já andei a pesquisar e já li que sim, mas também já li que não.
    O único documento que temos é um termo de responsabilidade de execução, emitido pela entidade instaladora e que informa que a instalação foi efetuada de acordo com o projeto de telecomunicações e que foram efetuados os ensaios de funcionalidade exigidos.
    Aliás, foi apenas este o documento que a câmara solicitou para emitir a autorização de utilização em conjunto com comprovativo da inscrição do técnico na anacom

Obrigada...
    • SACS
    • 8 outubro 2013 editado

# 108

Ainda bem que correu bem.
    Mas e os botões dos estores estão a trabalhar assim como os estores?
  8.  # 109

Colocado por: SACSAinda bem que correu bem.
    Mas e os botões dos estores estão a trabalhar assim como os estores?

Sim, já estava tudo a funcionar corretamente como tinha informado no post 64, a única coisa que não foi feita foi a centralização da qual abdicamos temporariamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS
  9.  # 110

Colocado por: helen553O único documento que temos é um termo de responsabilidade de execução, emitido pela entidade instaladora e que informa que a instalação foi efetuada de acordo com o projeto de telecomunicações e que foram efetuados os ensaios de funcionalidade exigidos.

É suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  10.  # 111

Nesse caso quando pedirmos instalação da zon, meo ou outra que tal basta mostrar cópia desse documento, certo?

É que o eletricista deu a entender que seria obrigatória uma certificação do ited, mas como a relação de confiança está "ligeiramente" abalada, ficamos sempre com a pulga atrás da orelha...
  11.  # 112

Colocado por: helen553Nesse caso quando pedirmos instalação da zon, meo ou outra que tal basta mostrar cópia desse documento, certo?

Para instalar um telefone fixo da PT é necessário
    Para a ZON não é necessário, para a meo, acho que sim porque utilizam redes diferentes.

Isto agora é uma confusão com as telecomunicações, televisões e net, que cada vez percebo menos.
  12.  # 113

Colocado por: helen553mas logo à tarde já contato a Certiel para saber se o relatório deu entrada e quando será passada a informação à edp.

A informação na EDP fica disponível logo no próprio dia, pelo que no dia seguinte pode ir fazer contrato ;)

Colocado por: helen553
    Entretanto surgiu-nos outra questão.
    É obrigatório algum certificado relativamente ao ited?
    Já andei a pesquisar e já li que sim, mas também já li que não.
    O único documento que temos é um termo de responsabilidade de execução, emitido pela entidade instaladora e que informa que a instalação foi efetuada de acordo com o projeto de telecomunicações e que foram efetuados os ensaios de funcionalidade exigidos.
    Aliás, foi apenas este o documento que a câmara solicitou para emitir a autorização de utilização em conjunto com comprovativo da inscrição do técnico na anacom

Obrigada...

Relativamente ao ITED os documentos que têm são os suficiente e os legais.
    A "certificação ITED" é obrigatória, mas como diz que tem os ensaios, é porque se realizou a vistoria para esse efeito. Veja só se a entidade dos ensaios é diferente da instaladora (pode ser a mesma, mas por norma são diferentes pois as máquinas de teste são caras..)

No final, para contratar MEO, por exemplo, basta... ligar para eles e pedir!
  13.  # 114

O campo da termo de responsabilidade referente à Identificação do Relatório de Ensaios de Funcionalidade não tem nada preenchido.
    No fim do documento é que é que está a informação que anexo.

Isto é suficiente?
      Copia de CCI19082013_00000.jpg
  14.  # 115

Colocado por: helen553Isto é suficiente?

sim, o restante é da inteira responsabilidade do instalador.
  15.  # 116

Prontinho, instalação aprovada segundo informação da Certiel.

A meio da manhã liguei ao eletricista para combinar uma hora para nos encontrarmos à tarde, para que ele nos desse o certificado e para reunir também com o construtor. Apesar de todas as chatices e de o contrato não ser connosco queríamos certificar-nos que recebia o valor que faltava.
    Sua excelência desligou a chamada e em seguida enviou msg a informar que não podia falar mas que já ligava. Como não ligou, a seguir ao almoço enviei msg para ele indicar a hora a que podia reunir...até agora continuo à espera...

Ou seja, continua a fazer birra e deve estar a querer fazer finca pé por causa do certificado.

Voltei a ligar para a Certiel para pedir uma 2.ª via do certificado porque a pessoa que me atendeu de manhã disse-me que havia lojas da EDP que apesar de terem a informação da aprovação por via informática exigiam na mesma o certificado em papel.
    A pessoa que me atendeu à tarde confirmou isso, mas disse que por vezes era apenas por "preguiça" em fazer a pesquisa pelo nip e deu-me o n.º do certificado, já que o pedido de 2.ª via tem um custo e nós como proprietários da instalação temos o direito de ter esse documento de forma gratuita e facultado pelo eletricista.

Entretanto fizemos contrato via site da EDP e basta aguardar uns dias pela ligação.

Não sei se a criatura pensava que íamos ficar sentados à espera que lhe passasse a birra, mas o problema já está resolvido e eles (construtor e eletricista) que se entendam. Estamos fartos disto!

E quero agradecer a quem nos esclareceu aqui muitas dúvidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  16.  # 117

Parabéns, finalmente acabou a novela!
    Troque a fechadura da porta...nunca se sabe.
    Boa sorte com a nova casa.
  17.  # 118

Vai ser trocada, claro. Já tínhamos tomado essa decisão.
    Agora vamos às limpezas e aos caixotes...
    Obrigada
  18.  # 119

Impecável, correu muito bem então... ;)
    Concordam com este comentário: helen553
  19.  # 120

Colocado por: GT_racingImpecável, correu muito bem então... ;)
    Concordam com este comentário:helen553

Sim, no fim acabou por correr bem...

0.0347 seg. NEW