Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Agora que a nossa grande aventura de construção se aproxima do fim tenho mais uma pergunta.
    Para que o eletricista solicite a certificação da Certiel é conveniente (para não dizer obrigatório) que os "botões" dos estores elétricos estejam montados e a funcionar corretamente, não é?

E por favor não me digam que tenho de perguntar ao eletricista...
  2.  # 2

Colocado por: helen553E por favor não me digam que tenho de perguntar ao eletricista...

Mas tem que ser ;))

Se o electricista faz a instalação, solicita a certificação, passa termo de responsabilidade, se alguma coisa estiver mal é o curriculum dele que está em causa perante a certil, nem percebo qual o seu interesse nesse pormenor.
  3.  # 3

O problema é que ele meteu a pata na poça quando fez a instalação e não há maneira de resolver a confusão que fez.
    Agora está a "fazer-se valer" da necessidade da certificação da Certiel para andar a "engonhar" e já prevemos que vai pedir mais dinheiro para fazer o que é a obrigação dele.
    O contrato dele não é connosco, é com o construtor, mas andam às turras um com o outro por causa de outras obras anteriores à nossa mas claro que nós é que levamos agora por tabela e nunca mais temos a eletricidade terminada...
  4.  # 4

Para que o eletricista solicite a certificação da Certiel é conveniente (para não dizer obrigatório) que os "botões" dos estores elétricos estejam montados e a funcionar corretamente, não é?

sim, obrigatoriamente, e os estores montados.

relembro que a instalação TEM que estar CONCLUÍDA INTEGRALMENTE,

não podendo ficar nada por ligar\instalar, salvo equipamentos moveis que sejam alimentados por fichas\tomadas amovíveis,
    por exemplo maquinas de lavar, frigorificos e arcas congeladoras,

por outro lado as placas e o forno deviam estar instalados isto para ser rigoroso, mas pode ser dispensável justificando a sua falta com por exemplo receio de roubo.
  5.  # 5

O contrato dele não é connosco, é com o construtor, mas andam às turras um com o outro por causa de outras obras anteriores à nossa mas claro que nós é que levamos agora por tabela

então não se meta no meio deles, vá só recordando o construtor das obrigações, que os acordos dele com os sub-empreiteiros não lhe diz respeito enquanto não for efectivamente prejudicada e quando isso acontecer (esperemos que nunca) só pode\deve pedir explicações ao construtor.
  6.  # 6

Obrigada.

Os estores e motores estão devidamente montados.
    Prejudicados já estamos porque a licença de construção termina no inicio de setembro e tudo o resto está concluído pelo que não faz qualquer sentido pedir renovação da licença.
    No entanto a edp já nos informou por escrito que visto a licença ir terminar, dão nessa data sem efeito o contrato feito para instalação do quadro de obra e ficamos sem eletricidade em casa...e depois como é que se testa ou ensaia o que quer que seja da instalação elétrica?
    O construtor sabe bem das obrigações dele, até porque nós fazemos questão de que não se esqueça, mas são mais que muitos os casos que tenho visto por aqui em que apesar dos direitos e das razões, os donos das obras ficam no meio destas confusões...
  7.  # 7

Prejudicados já estamos porque a licença de construção termina no inicio de setembro e tudo o resto está concluído pelo que não faz qualquer sentido pedir renovação da licença.
    No entanto a edp já nos informou por escrito que visto a licença ir terminar, dão nessa data sem efeito o contrato feito para instalação do quadro de obra e ficamos sem eletricidade em casa...e depois como é que se testa ou ensaia o que quer que seja da instalação elétrica?

em primeiro lugar pode requerer uma extensão da ligação eléctrica para obras em mais 30 dias além do termino da licença de construção, sei de casos em que aceitaram fazer por 60 dias,

depois não é preciso energia para a certificação, a certificação vai ver fundamentalmente as condições de execução e segurança da instalação electrica,

não é relevante para a certificação o correcto funcionamento dos equipamentos ou aparelhos porque a certificação só vai comprovar se os mesmos estão correctamente alimentados e protegidos do ponto de vista eléctrico,

até podem nem trabalhar mas têm que estar no seu devido lugar e devidamente ligados.
  8.  # 8

Não sabia da possibilidade do pedido de extensão, aliás a primeira coisa que fiz quando recebemos a carta foi ligar para o n.º que lá vinha indicado para esclarecimentos e foi-me dito que só se podia manter o contrato mediante apresentação da renovação da licença ou pedindo alteração do quadro de obra para definitivo mediante certificado da Certiel.
    Mas amanhã já vou investigar isso pessoalmente junto da edp, quando os contatei foi através do contact center e sei por experiência pessoal que devem estar limitados na informação que estão autorizados a facultar.
    Obrigada mais uma vez...
  9.  # 9

E pronto, estamos na mesma.

Fui pessoalmente a uma loja EDP para pedir a tal extensão da ligação eléctrica e foi-me dito que tal só é possível mediante apresentação do pedido de certificação à Certiel em conjunto com o comprovativo de pagamento...
    Ou seja, é necessária a certificação para se solicitar a instalação do quadro definitivo, não tendo ainda a certificação, a EDP pode fazer a tal extensão por um período nunca superior a 30 dias mas é necessário que o processo dê entrada na Certiel.
    Ora estamos mais uma vez nas mãos do eletricista que anda às turras com o construtor e vice versa...
    Tivemos reunião com o construtor na sexta feira, e segundo ele, está a fazer "diligências" para ter "o problema" com o eletricista resolvido até esta 4.ª feira mas de promessas já andamos nós um bocado fartos.
    Vamos esperar até 4.ª feira e depois teremos de tomar outra atitude qualquer, não sei é qual...
  10.  # 10

Colocado por: helen553Vamos esperar até 4.ª feira e depois teremos de tomar outra atitude qualquer, não sei é qual...

Procura outro electricista para terminar os trabalhos e certificar a instalação, e desconta esses custos ao total a pagar ao empreiteiro.

Para fazer isso tem que notificar o empreiteiro com carta registada com aviso de recepção, para terminar os trabalhos num determinado prazo, por exemplo uma semana, caso contrário contratará uma empresa para terminar os trabalhos, sendo-lhe debitados todos custos com a conclusão dos trabalhos de electricidade.

PS: Convém ver bem o que é que está no contrato relativamente a prazos de execução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  11.  # 11

Vamos esperar desenvolvimentos favoráveis até 4.ª feira.
    Não faço ideia de como é o contrato entre o empreiteiro e o eletricista mas quer-me parecer que foi um daqueles contratos feitos às 3 pancadas e em que ambos falharam nas suas obrigações.
    E nós aqui no meio da confusão...
  12.  # 12

Colocado por: helen553Não faço ideia de como é o contrato entre o empreiteiro e o eletricista

Não me estava a referir a esse, esse contrato não interessa para nada e provavelmente nem existe, estava a referir-me ao contrato entre a helen553 e o empreiteiro.
  13.  # 13

Esse contrato tem um prazo de execução de 12 meses que termina no fim de agosto, tendo ficado salvaguardada a possibilidade de prorrogação por mais um mês mediante acordo da nossa parte...
    É triste esta situação porque foi uma obra que teve os seus problemas e que deu as chatices que penso ser normais mas que chegou a estar com 3 meses de avanço relativamente ao que estava previsto e agora na parte final descambou mesmo...
  14.  # 14

Colocado por: helen553Esse contrato tem um prazo de execução de 12 meses que termina no fim de agosto

Então está à vontade para fazer o que eu disse no post #10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  15.  # 15

Colocado por: helen553Boa tarde.

Agora que a nossa grande aventura de construção se aproxima do fim tenho mais uma pergunta.

E por favor não me digam que tenho de perguntar ao eletricista...

Boa tarde,
    Desculpe de incomoda-lo, pois sei que o seu problema não está relacionado com os estores propriamente dito. Mas a minha duvida é a seguinte os estores eléctricos podemos lava-los com água, como fazemos por exemplo com os tapassois de aluminio?
    Atenciosamente, Campina
  16.  # 16

Campina, sim podem ser lavados, o que é elétrico é o motor que os faz subir e descer e esse deve estar instalado no interior da parede e devidamente isolado...
    Acho eu...
  17.  # 17

Colocado por: helen553Campina, sim podem ser lavados, o que é elétrico é o motor que os faz subir e descer e esse deve estar instalado no interior da parede e devidamente isolado...
    Acho eu...

Muito obrigada pela sua resposta. Pois estou pensando colocar estores eléctricos na minha casa e já ouvi opiniões contraditórias, inclusive pessoas que disseram-me que ao passar uma pano húmido levou um choque, mas afinal não deve ser verdade.
    Campina
  18.  # 18

campina, se for mal instalado...
  19.  # 19

Colocado por: campina

Muito obrigada pela sua resposta. Pois estou pensando colocar estores eléctricos na minha casa e já ouvi opiniões contraditórias, inclusive pessoas que disseram-me que ao passar uma pano húmido levou um choque, mas afinal não deve ser verdade.
    Campina

Isso pode ter sido por algum defeito eléctrico, por exemplo o estore ao enrolar/desenrolar roçar no cabo de ligação ao motor e começar a dar passagem por ter destruído o isolamento.
    Portanto, em condições normais não há razão nenhuma para não poder lavar os estores.
  20.  # 20

Colocado por: helen553é possível mediante apresentação do pedido de certificação à Certiel
    ~
    atenção que não é a certificação, mas sim o pedido da mesma que é feito via electronica e pode ser pago via internet na hora,

mas acho que o electricista não deve ter recebido alguma parte acordada e está a valer-se disso, esta situação começa a ser muito normal .
    Concordam com este comentário: two-rok

0.0275 seg. NEW