Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Finalmente uma novela mexicana com um final feliz :)

    Felicidades.
    Concordam com este comentário: helen553
  2.  # 2

    Mas ainda não acabou...ontem o empreiteiro ligou ao eletricista a perguntar quando nos entregava o certificado.

    E a desculpa dele é que a Certiel ainda não lhe tinha entregue o certificado.

    Já devia saber que connosco, uma desculpa esfarrapada destas não pega, mas vamos deixá-lo pensar que sim...
  3.  # 3

    O certificado fica disponível para download na página da certiel normalmente no dia seguinte à vistoria... ;) às tantas anda aí faltas de pagamentos a mistura ainda... lol
  4.  # 4

    Colocado por: GT_racingO certificado fica disponível para download na página da certiel normalmente no dia seguinte à vistoria... ;) às tantas anda aí faltas de pagamentos a mistura ainda... lol


    Pois, isso sabemos nós (que há valores em dívida e que para obter o certificado basta ele imprimi-lo no portal). Mas nós temos tentado o contato com ele no sentido de resolver tudo, apesar do contrato ser entre ele e o empreiteiro...

    Mas como a Certiel já nos deu o n.º do certificado e há possibilidade de obter uma 2.ª via por sermos os proprietários da instalação vamos deixar andar...
    O problema destas pessoas é acharem que os outros não se mexem para terem os problemas resolvidos.
    Muito esforço já nós fizemos para regularizar a situação, ele é que anda com birras...
  5.  # 5

    Se o empreiteiro tem pagamentos em atraso com ele então é uma birra legitima, compreende-se que se queira defender, tenho a certeza que não é nada contra si. Às vezes temos de nos pôr no lugar dos outros para percebermos porque é que fazem isto ou aquilo :)

    Claro que isso não lhe tira o direito de puxar a brasa à sua sardinha.
  6.  # 6

    Colocado por: two-rokSe o empreiteiro tem pagamentos em atraso com ele então é uma birra legitima, compreende-se que se queira defender, tenho a certeza que não é nada contra si. Às vezes temos de nos pôr no lugar dos outros para percebermos porque é que fazem isto ou aquilo :)

    Claro que isso não lhe tira o direito de puxar a brasa à sua sardinha.


    E eu até compreendo a parte dele mas tentámos tantas vezes falar com ele e ele não permitiu e além disso chegou a ser mal educado comigo e faltou a n reuniões que eram combinadas.
    E sei que tem falhado noutras obras, aliás na nossa, logo no início foi feito o murete técnico e depois estivemos três meses à espera que ele tratasse da ligação do quadro de obra...

    Mas neste momento já nos fez chegar o certificado, via empreiteiro, e hoje no período da tarde a edp já vai fazer a ligação do quadro definitivo.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  7.  # 7

    Tenho que pedir o certificado da Certiel, pois não queria renovar a licença de construção, no entanto gostria de saber se tenho:

    de colocar os estores (vão ser black-out electricos no entanto não temos € para os aplicar agora). Os interruptores já estão aplicados.
    Colocar as torneiras e chuveiros. Não tenho moveis de WC, tenho as sanitas, a banheira e as bases de chuveiro aplicadas
    Tenho todas as luzes nos tectos, tomadas e interruptores aplicados no interior.
    Tenho a cozinha pronta.
    No exterior ainda não tenho nada a não ser a pré-instalação electrica.

    Com estes dados, posso pedir a certificação da CERTIEL?

    Agradeço resposta.

    Obrigado.
  8.  # 8

    Colocado por: Vitor AlvesTenho que pedir o certificado da Certiel, pois não queria renovar a licença de construção, no entanto gostria de saber se tenho:

    de colocar os estores (vão ser black-out electricos no entanto não temos € para os aplicar agora). Os interruptores já estão aplicados.
    Colocar as torneiras e chuveiros. Não tenho moveis de WC, tenho as sanitas, a banheira e as bases de chuveiro aplicadas
    Tenho todas as luzes nos tectos, tomadas e interruptores aplicados no interior.
    Tenho a cozinha pronta.
    No exterior ainda não tenho nada a não ser a pré-instalação electrica.

    Com estes dados, posso pedir a certificação da CERTIEL?

    Agradeço resposta.

    Obrigado.


    penso que sim...
  9.  # 9

    Colocado por: Vitor Alvesposso pedir a certificação da CERTIEL?

    pode, o electricista somente tem que ter os fios devidamente ligados e terminados com ligadores e as caixas de estore (sem os motores ou mesmo sem os ditos estores no interior) têm que ter as tampas colocadas,
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealves
    pode, o electricista somente tem que ter os fios devidamente ligados e terminados com ligadores e as caixas de estore (sem os motores ou mesmo sem os ditos estores no interior) têm que ter as tampas colocadas,


    Ainda bem pois não tenho € para colcoar agora os black out's

    E os chuveiros? Tenho 3 para colocar e somente 1 deles será uma coluna com jatos mas não tem nada elétrico.
    Sabe-me dizer se tenho que os colocar? Também ainda não os comprei.
  11.  # 11

    Colocado por: Vitor AlvesE os chuveiros? Tenho 3 para colocar e somente 1 deles será uma coluna com jatos mas não tem nada elétrico.

    a Certiel não tem nada a ver com isso.
    Concordam com este comentário: sergyio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Alves
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealves
    pode, o electricista somente tem que ter os fios devidamente ligados e terminados com ligadores e as caixas de estore (sem os motores ou mesmo sem os ditos estores no interior) têm que ter as tampas colocadas,


    Jorge,

    isso é mesmo assim?

    É que acabei de ser informado que, no caso de iluminação, esta tem de estar colocada, não se pode deixar os cabos simplesmente tereminados com ligadores nos condutores (para proteger de eventuais toques)
  13.  # 13

    Colocado por: treladocaoÉ que acabei de ser informado que, no caso de iluminação, esta tem de estar colocada
    e consultou as RTIBT? o meu entendimento é diferente,
    tecnicamente falando não existe qualquer obrigatoriedade de colocação de qualquer equipamento seja ele do que for desde que as ligações estejam devidamente terminadas e as ligações facilmente acessíveis devem estar mecanicamente protegidas dentro de invólucros, ora os aparelhos de iluminação se se situarem ao alcance do utilizador têm que estar dentro de invólucros (vulgo caixas com tampa, por exemplo as caixas de apliques de parede), mas no tecto e se o mesmo não for alcançável sem recurso a elementos adicionais, não faz parte desta obrigatoriedade, se for por exemplo focos em tecto falso já é obrigatório a sua existência e funcionalidade) esta é a minha leitura das Regras Tecnicas.
  14.  # 14

    Sim, é também esse o meu entendimento...

    Mas transmiti isso a um amigo que é Dono de Obra, e ele não satisfeito, ligou para a CERTIEL e depois avançou-me com o que referi, para o caso de iluminação: estar concluída.

    acho estranho, mas...
  15.  # 15

    Colocado por: treladocaoligou para a CERTIEL

    quem estava do outro lado da linha não sabe qual o contexto nem estava em obra, obviamente que deu a resposta mais adequada e abrangente,

    agora o que é uma instalação finalizada?
    sabendo que não é obrigatório a existência dos equipamentos terminais mas sim a adequada ligação para os mesmos.

    quantas vezes acontece que durante a inspecção são detectadas supostas não conformidades e depois da argumentação as mesmas são legais,
    e quantas vezes se vêm os técnicos responsáveis sem saber como explicar o que esta feito?
    a maioria deles nem se deu ao trabalho de ler o regulamento quais mais saber debate-lo com o inspector,
  16.  # 16

    Colocado por: treladocaoMas transmiti isso a um amigo que é Dono de Obra, e ele não satisfeito, ligou para a CERTIEL e depois avançou-me com o que referi, para o caso de iluminação: estar concluída.


    Isso até eu sei responder que está errado!
    Conforme o jorgealves disse, basta que as ligações estejam devidamente terminadas (com ligadores, por exemplo).
    Sei disso porque quando comprei o meu 1º apartamento (em construção), assisti à vistoria da Certiel e ficou aprovado. No entanto nem um único candeeiro/foco tinha. Ainda nem os tinha escolhido.
  17.  # 17

    Colocado por: MikeMelgaassisti à vistoria da Certiel e ficou aprovado

    não sei há quanto tempo foi isso, mas com as RTIBT foram alteradas algumas (muitas) coisas.
  18.  # 18

    Colocado por: jorgealvesnão sei há quanto tempo foi isso


    Em 2005.
  19.  # 19

    Colocado por: jorgealvesRTIBT


    O que é isso?

    Colocado por: jorgealvesnão existe qualquer obrigatoriedade de colocação de qualquer equipamento seja ele do que for desde que as ligações estejam devidamente terminadas
    Por isso é que disse que os black Out's não eram necessários, correcto?

    Enviei um e-mail para a Certiel com o meu caso e estou à espera da resposta.

    "Tenho concluído:

    - Instalações elétricas no interior (Tomadas, quadro, interruptores, luzes teto, etc)
    - Cozinha já com os eletrodomésticos aplicados
    - Banheira com hidromassagem (já aplicada no local mas sem o painel na frente)


    Falta:

    - Colocar os BlackOut's interiores (tenho as tampas de estore aplicadas e os fios devidamente ligados e terminados com ligadores)
    - Colocar os chuveiros (1 Coluna e 3 chuveiros normais (nenhum usará energia elétrica))
    - Colocar o Painel Solar
    - Colocar o mobiliário dos Wc's

    A minha questão é: Posso pedir a inspeção mesmo faltando colocar o que atrás mencionei ou terei que acabar algum dos serviços antes de pedir a inspeção? Se tiver que acabar alguma coisa, o que tenho que ter concluído?"

    Depois informo o que disse.....se responderem.
  20.  # 20

    Colocado por: Vitor Alvesjá aplicada no local mas sem o painel na frente
    eu colocava o painel para não ter qualquer problema,
    o colector solar se tiver alimentação eléctrica tem que ter uma caixa fechada na ponta da ligação e os ligadores têm que estar instalados,

    atenção que a estrutura do colector se for metálica (existem estruturas em compósito) e estiver instalada, tem que estar ligada ao condutor de protecção (vulgo terra) ou ter lá o condutor para futura ligação devendo este estar terminado num terminal adequado e com secção adequada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Alves
 
0.0308 seg. NEW