Boa noite. Normalmente recebo com bastante antecedência a carta do IMI (para pagamento em Setembro). Este mês ainda não a recebi. Fui ao site das finanças e está lá na situação, relativa à segunda prestação ANULADA. É normal? Cumprimentos,
No meu caso também foram anuladas a segunda e a terceira prestações, mas foram substituídas por outras pois a avaliação referente a 2012 só foi feita em 2013, por isso foram anuladas e substituídas pelo novo valor. A carta ainda não chegou porque este ano foram alteradas as datas de pagamento que passam a ser: só abril se o valor a pagar for inferior a 250€; abril e novembro se o valor for até 500€; abril, julho e novembro se o valor a pagar for superior a 500€.
Estas pessoas agradeceram este comentário: tortulia
Esteja descansada que "eles" não se esquecem de si. Pode ter a ver com a conclusão da avaliação geral aos prédios urbanos que se estendeu até ao início deste ano. Algum acerto ouve a fazer que deu origem a essa alteração de envio do documento. Pode ser até que venha a pagar menos do que é habitual, mas descanse. Há-de chegar a hora de pagar, ou até de receber.
Estas pessoas agradeceram este comentário: tortulia
Se for errro deles e se for detectado, mesmo que pague a mais eles devolvem o dinheiro. Não é caso único, já vi muitos casos em que houve erro dos serviços e quando receberam dinheiro a mais, passados uns meses (2 ou 3) devolveram o dinheiro com cheque. Sei também de casos em que o contribuinte pagou o IMI em Abril, depois das últimas avaliações apurou-se um valor inferior a pagar e ... menos de dois meses depois os serviços enviaram um cheque com o "troco" - a diferença que receberam a mais. Afinal não é tudo mau :-)
Prontos, já sei o que aconteceu. Mandei um email, na sexta, para as finanças e responderam-me hoje. Costumava pagar em Setembro pois o valor era inferior a 500 euros e agora vou começar a pagar em Novembro. Aumentaram-me novamente o IMI :-( Obrigado pela ajuda.