Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 20 outubro 2017
    Colocado por: enf.magalhaesSim , mas mais de 500 ocorrencias num dia , sendo um país pequeno como Portugal o campeão das ocortencias , sugere o que ?

A maior parte dessas ocorrências resultaram de projeções aéreas de outros incêndios... a Kms de distância !
    Concordam com este comentário: J.Fernandes, RCF
    • eu
    • 20 outubro 2017
    Colocado por: simplesÉ ridículo ver pessoas a defender que os incendiários não são uma das principais causas para os incêndios em Portugal.

Ninguém duvida que há mão humana na maior parte dos incêndios, mas o que os relatórios dizem é que a maior parte é por negligência...
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
    • RCF
    • 20 outubro 2017
    Colocado por: eu

Ninguém duvida que há mão humana na maior parte dos incêndios, mas o que os relatórios dizem é que a maior parte é por negligência...
    Concordam com este comentário:J.Fernandes

Mas, na negligência também há mão humana.
  1. Eu não devo com toda a certeza viver no mesmo país daqueles que afirmam que os incendiários são a causa principal dos incêndios.

É que para além dos relatórios e das autoridades que os investigam afirmarem ano após ano que a negligência é a principal causa, eu ando muitas vezes pelo interior e vejo bem o uso descuidado e ignorante que se faz do fogo, em queimadas e fogueiras.

Num dia tão quente e ventoso com no domingo passado, bastavam umas brasas esquecidas ou uma fogueira mal apagada de sábado à noite, para provocar inúmeras outras ignições.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  2. Colocado por: J.Fernandesbastavam umas brasas esquecidas ou uma fogueira mal apagada de sábado à noite, para provocar inúmeras outras ignições.

Pelo menos aqui na região Oeste, o sábado ainda esteve mais quente que o Domingo, é curioso como não houve nada no sábado e só houve no Domingo. Não quero com isto afirmar ou contrariar nada mas lá que é curioso é.
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  3. Colocado por: Bricoleiro

Pelo menos aqui na região Oeste, o sábado ainda esteve mais quente que o Domingo, é curioso como não houve nada no sábado e só houve no Domingo. Não quero com isto afirmar ou contrariar nada mas lá que é curioso é.
    Foi o que disse mais acima, acho curioso "só" ter acontecido no domingo...
  4. Colocado por: J.FernandesEu não devo com toda a certeza viver no mesmo país daqueles que afirmam que os incendiários são a causa principal dos incêndios.

É que para além dos relatórios e das autoridades que os investigam afirmarem ano após ano que a negligência é a principal causa, eu ando muitas vezes pelo interior e vejo bem o uso descuidado e ignorante que se faz do fogo, em queimadas e fogueiras.

Num dia tão quente e ventoso com no domingo passado, bastavam umas brasas esquecidas ou uma fogueira mal apagada de sábado à noite, para provocar inúmeras outras ignições.

Sabendo a seca severa/extrema que o pais estava/está a sofrer, era preciso mesmo ser tótó para ter este descuido ou
    será mesmo??
  5. Colocado por: Doctor ZFoi o que disse mais acima, acho curioso "só" ter acontecido no domingo...

Não sei se há alguma espécie de tradição ou dias da semana próprios para as queimadas, se houver isso pode explicar alguma coisa, também é normal que o vento que esteve no Domingo e não no sábado tenha multiplicado os focos de incêndio isso é fácil de perceber, mas mesmo assim teve de haver as primeiras ignições para que isso fosse possível é aqui que acho estranho.
  6. Colocado por: BricoleiroPelo menos aqui na região Oeste, o sábado ainda esteve mais quente que o Domingo, é curioso como não houve nada no sábado e só houve no Domingo. Não quero com isto afirmar ou contrariar nada mas lá que é curioso é.

Colocado por: Doctor ZFoi o que disse mais acima, acho curioso "só" ter acontecido no domingo...

Quem é que disse que só aconteceu no domingo?!
    Lembro-me bem de se ter falado de incêndios no sábado. O que parece que fez a diferença foi o vento muito mais forte de domingo.
  7. Colocado por: Doctor ZNinguém acho esquisito as mais de 500 ignições terem acontecido no domingo, quando no sábado
    e na sexta-feira estava igualmente o tempo quente e seco?

Talvez por o IPMA ter previsto chuva para domingo...
    Concordam com este comentário: eu
  8. "Risco de incêndio volta a aumentar com a subida da temperatura no fim de semana"
    Fonte: visão

Portanto aí está mais um fim de semana em cheio ...
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  9. "Cadastro da floresta arranca a 1 de novembro"
    Fonte: tsf
    Agora ponham uns anitos em cima ...
  10. Colocado por: J.FernandesQuem é que disse que só aconteceu no domingo?!

Referente ao meu comentário, na minha zona só houve incêndios (pelo menos mais graves e consideráveis de notícias) no Domingo ou da noite de Sábado para Domingo talvez já tivessem começado alguns.
  11. Colocado por: pedromdf"Risco de incêndio volta a aumentar com a subida da temperatura no fim de semana"
    Fonte: visão

Portanto aí está mais um fim de semana em cheio ...
    Concordam com este comentário:Doctor Z
    Será que aprendemos?
  12. Colocado por: J.FernandesO que parece que fez a diferença foi o vento muito mais forte de domingo.

Sim concordo e percebe-se o porquê de terem multiplicado com o vento. Mas teve de haver a ignição primária e os sítios ainda foram muitos.
  13. Colocado por: pedromdfPortanto aí está mais um fim de semana em cheio ...

Quer comparar um fim de semana quente após uma semana de chuva com um fim de semana quente após 6 meses sem chuva?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  14. Colocado por: Picareta
    Quer comparar um fim de semana quente após uma semana de chuva com um fim de semana quente após 6 meses sem chuva?
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Deixei a fonte, de modo que entenda-se com eles.
  15. Colocado por: Doctor ZSerá que aprendemos?

A caçar incendiários?
    • eu
    • 20 outubro 2017
    Colocado por: BricoleiroMas teve de haver a ignição primária e os sítios ainda foram muitos.

A minha explicação (especulativa) é que muitos agricultores, sabendo das previsões de chuva para o dia seguinte, resolveram fazer as habituais queimadas para limpar os terrenos no domingo.
  16. Colocado por: Picareta
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Foi esse tipo de desvalorização que fez com que a protecção civil não colocasse todos os meios em acção no passado fim de semana.

0.4829 seg. NEW