Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a falar daquel granulado de cor azul muito usado como fertilizante para jardins e não só.

    Anualmente tenho usado este produto nos meus cedros (coloco o granulado entre a caruma e a raiz, visto que tenho uma camada de caruma por cima das raizes de todos os cedros).

    Este ano aconteceu uma coisa estranha. Todos os cedros começaram a apresentar ramos mortos mais ou menos a meio da árvore/arbusto ou em baixo. Nunca no topo. Bastantes!

    Lembrei-me então de uma história que ouvi do dono de uma casa de jardinagem perto de mim, que dizia que tinha tido uma má experiência com cedros e esse granulado azul, mas na altura pensei que ele estava a tentar vender-me o ferlizante orgânico bastante mais caro.

    Estou errado em pensar que este granulado pode ser o responsável pela morte dos ramos de alguns (bastantes) ramos dos meus cedros?
  2.  # 2

    Ninguem?
  3.  # 3

    granulado Azul apenas diz que é do norte ahahahahhahha eu penso que não tem nada a ver apesar de ser ou não coincidencia , se um adubo por algum motivo fizer mal a uma planta será na sua totalidade , diga uma coisa tem sistema de rega que molhe o cedro por aquela altura ?
  4.  # 4

    é um granulado extensivamente usado na jardinagem
  5.  # 5

    trás herbicida á mistura ? faz rega ou nao nestes cedros alias os cedros apanham agua por aquela zona queimada por algum sistema de rega ?
  6.  # 6

    Não traz herbicida. Rego manualmente os cedros abundantemente
  7.  # 7

    Colocado por: ParamonteEstou a falar daquel granulado de cor azul muito usado como fertilizante para jardins e não só.

    Anualmente tenho usado este produto nos meus cedros (coloco o granulado entre a caruma e a raiz, visto que tenho uma camada de caruma por cima das raizes de todos os cedros).

    Este ano aconteceu uma coisa estranha. Todos os cedros começaram a apresentar ramos mortos mais ou menos a meio da árvore/arbusto ou em baixo. Nunca no topo. Bastantes!

    Lembrei-me então de uma história que ouvi do dono de uma casa de jardinagem perto de mim, que dizia que tinha tido uma má experiência com cedros e esse granulado azul, mas na altura pensei que ele estava a tentar vender-me o ferlizante orgânico bastante mais caro.

    Estou errado em pensar que este granulado pode ser o responsável pela morte dos ramos de alguns (bastantes) ramos dos meus cedros?

    podem ter sido "queimados" por ter sido posto diretamente sobre a raiz, mas acho que afetava a planta toda
  8.  # 8

    pois eu tb acho isso, mas estou em dúvida
  9.  # 9

    O motivo dos cedros estarem a secar pode não estar ligado ao fertizante e rega...
    Pode tratar-se de uma praga ou doença.

    Observe os cedros e verifique se poderá ser este bicharoco.
    Os sintomas são semelhantes ao que fala: os ramos mais velhos da árvore (de baixo) começam a secar.. e podem-se propagar pelas árvores resinosas vizinhas...

    Mais informação sobre os "danos" deste bicharoco em
    http://www.aflobei.pt/UserFiles/file/Nemato_Madeira_Pinheiro/FAQ_NMP.pdf

    No final deste pdf encontra os contactos das associações florestais, que talvez sejam capazes de também o ajudar no diagnóstico e tratamento das árvores.

    Boa sorte,
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  10.  # 10

    Muito obrigado, vou ler o documento
  11.  # 11

    http://www.forestis.pt/forestis/multimedia/File/ficha_NMP_1.pdf
    olha não consegui abrir o anterior mas aqui tambem fala em Cedros ...
  12.  # 12

    Para quem não consiga através do link, aqui está o ficheiro.
  13.  # 13

  14.  # 14

    Boa noite Paramonte, li algures numas especificações sobre esse produto que o mesmo nunca deve ser colocado (em contato) junto a troncos, ramos raízes etc.
    Aconselhavam também que era preferível regar primeiro a planta, arbusto e só depois colocar o granulado, para que o tratamento não fosse demasiado forte. Passei a fazer isto com as plantas que tenho e uma cameleira e não tem acontecido qualquer anomalia.
    j.filipe
  15.  # 15

    Obrigado, descobri agora que outros cedros que tenho aonde não coloquei o granulado (porque sabia que morava ali um sapo há vários anos) padeceram do mesmo mal...logo talvez o granulado não seja o culpado...
  16.  # 16

    Mas para quê colocar esse granulado?
    • eu
    • 5 setembro 2013

     # 17

    Colocado por: Paramonte(porque sabia que morava ali um sapo há vários anos

    Explique lá isso... tem medo do sapo?
  17.  # 18

    Tenho medo sim, que o sapo morra intoxicado pelo granulado
  18.  # 19

    Colocado por: branco.valterMas para quê colocar esse granulado?


    fertilizante
  19.  # 20

    Eu só uso composto e estou bastante contente com o resultado. Quando não tenho ou tenho em pequena quantidade compro um substrato especifico para essa função na agriloja.
 
0.0212 seg. NEW