Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas,

    moro num prédio em lisboa, na zona da alameda/praça do chile. apenas sei que é anterior a 1951, não sei o ano ao certo. o que se passa é que andam a partir paredes e já me caiu um bocado de estuque no tecto. obviamente prontificaram-se a vir reparar, mas entretanto está a pingar água na casa de banho por uma racha que abriu (que eles também virão reparar) dado que estão a colocar cimento na casa de banho e a água começou a escorrer por ali.

    a minha questão é se isto são procedimentos normais nestes prédios antigos? primeiro, o partir de paredes num prédio com barrotes e ripas de madeira. segundo, o colocar de cimento na casa de banho, não sendo um prédio de placa... o "arquitecto" ficou surpreendido quando viu as ripas no nosso tecto, ele não sabia disto, mas depois disse "ah mas na casa de banho e na cozinha é sempre placa, por isso não há problema". não percebi esta afirmação e agora quando os vi a colocar cimento no chão fiquei um bocado espantado... isto é normal?

    caso não seja um procedimento normal/seguro em construção há algo que se possa fazer? chamar algum tipo de inspecção?

    obrigado
    • dato
    • 27 agosto 2013

     # 2

    lol esse arquitecto teve piada..
  2.  # 3

    então, pode elaborar?
  3.  # 4

    Pode fazer uma reclamação urgente junto do condomínio.

    As partes comnus dos prédios tb são as paredes mestras interiores ou vigas, e essas não podem ser mechidas
  4.  # 5

    As paredes pelo que sei depende de quais forem, se são paredes estruturais ou não, mas o que me faz mais confusão é o cimento... Deitar cimento na zona da casa de banho não vai humedecer as vigas de madeira correndo o risco de apodrecerem? Se chegou ao ponto da água do cimento ter escorrido até ao andar de baixo imagino que tudo o que está entre um andar e outro esteja agora húmido... E não vai ficar um peso muito grande ali concentrado? Não devia ser antes usada betonilha ou algo do género?
  5.  # 6

    boas, as obras de reparação podem e devem ser feitas,mas sem causar danos nas restantes frações, mas uma vez que se prontificaram a compor não tem de temer, tem de estar com atenção a reparação, pois é comum "desenrascar" o estragado e não compor.agora a madeira pode ser utilizada com cimento, sendo que agora já há materiais mais leves para o serviço em causa,tudo depende do orçamento dos proprietários ou arrendatários.
    Há ainda umas questões legais de pormenor, para quem faz obras.
    cumprimentos
    • dato
    • 28 agosto 2013

     # 7

    Colocado por: chalanaentão, pode elaborar?


    a piada está na surpresa ao encontrar os barrotes e a resposta q na cozinha e casa de banho leva sempre "placa"
  6.  # 8

    falar com o responsavel da obra e exigir um termo de responsabilidade do que estão a fazer!


    Pôr o condominio ao barulho e tentar que o resto dos outros inquilinos/propietários se inteirem da situação para mais tarde não terem problemas , se nad afuncionar fazer denuncia da obra junto das autoridades competentes - neste caso CML ou policia municipal.

    Penso que estes serão emúltimo recurso pois poderá originar conflitos com o propietário e como é vizinho de baixo trazer problemas de barulhos futuros
  7.  # 9

    Não consegue colocar umas fotos?

    Colocado por: JPN761Penso que estes serão emúltimo recurso pois poderá originar conflitos com o propietário e como é vizinho de baixo trazer problemas de barulhos futuros


    Muitas vezes são este tipo de submissões que levam aos abusos. Tem que se apurar tudo primeiro com bons modos para saber o que está em questão. Mas a seguir se o civismo não resulta temos que actuar de imediato junto das autoridades próprias. Deixar passar o tempo para ver no que dá, é, na maior parte das vezes, a pior opção.
  8.  # 10

    Boas, fotos não tenho.

    A minha questão/dúvida neste momento é mais técnica, no sentido de saber se o aplicar de cimento em contacto com o reboco original e os barrotes da estrutura é normal ou é daquelas coisas que não se deve fazer...

    Para já não houve mais percalços, se acontecer mais algum incidente chamo a inspecção e pronto, até porque eu não sou proprietário, sou inquilino. O proprietário está informado da situação mas não parece interessado, por isso também não estou para me chatear (mais). Só não quero é que me caia o tecto na cabeça enquanto estou sentado na sanita hehe.
  9.  # 11

    Devia salvaguardar-se.

    Primeiro, ter prova que informou o senhorio da situação para evitar responsabilidades futuras.

    Se tem receio que lhe haja mais danos, contacte a fiscalização da CML. Eles costumam ser muito rápidos nestas situações.
  10.  # 12

    Já agora uma outra nota:

    Além da humidade que demorará a secar sobre a estrutura em madeira, deverá precaver-se quanto ao peso da dita betonilha sobre a estrura, pois a mesma poderá não estar "habilitada" para o efeito.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
  11.  # 13

    Colocado por: pc ferreiradeverá precaver-se quanto ao peso da dita betonilha sobre a estrura, pois a mesma poderá não estar "habilitada" para o efeito.

    Isto é uma alteração da estrutura do edifico e deveria ser previamente licenciada.
    Concordam com este comentário: Paramonte, Silver Wolf
  12.  # 14

    boas, Picareta a ideia seria vermos fotos da obra, pois pode não carecer de licenças, só de avisos prévios a câmara, agora pode ser arriscado estar a meter peso indevido, sem estudarem como estão as vigas e barrotes( mas é o melhor de Portugal)
    cump
 
0.0153 seg. NEW