Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: LurgeeTalvez coloque gesso cartonado com cortiça

isto faz isolamento térmico além de acústico,
    nesta situação deve isolar os tubos,

não caia no erro de usar tubos flexíveis mesmo sendo de alumínio, sempre rígidos em aço galvanizado de parede interna lisa tipo spiro,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee
      Foto0006.jpg
    • Lurgee
    • 15 junho 2014 editado

# 62

Obrigado Sr. Jorge.

Colocado por: jorgealvesse o tecto falso tiver isolamento entre a placa e o tecto falso obrigatoriamente tem que isolar os tubos.

Tire-me a dúvida que ficou.
    Se usasse gesso cartonado sem isolamento, não deveria usar tubo spiro com isolamento? Porquê? Deixou-me intrigado....
  2.  # 63

Colocado por: LurgeeDeixou-me intrigado....

Parece-me haver aqui um problema de interpretação. Creio que o que o Jorge Alves pretendia transmitir era que se os tubos estiverem por cima do isolamento, eles devem ser isolados. Nos casos em que os tubos circulam por baixo do isolamento, não há mais valias em os isolar porque já estarão à temperatura da habitação. Será assim?
    Bc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee
  3.  # 64

O tubo plástico rectangular é bastante utilizado em VMC, já que tem normalmente uma altura de cerca de 6cm, permitindo a instalação em tectos com pouco espaço.
    Concordam com este comentário: PatSil
  4.  # 65

Colocado por: bcoolSerá assim?

sim, mais especificamente,
    as tubagens têm que ser isolados termicamente sempre que possam existir diferenças de temperatura entre o ambiente e o interior do tecto falso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee, bcool
  5.  # 66

Colocado por: alexpO tubo plástico rectangular é bastante utilizado em VMC, já que tem normalmente uma altura de cerca de 6cm, permitindo a instalação em tectos com pouco espaço

sim, mas também tem pouca capacidade pelo que somente dá para sistemas de pouco caudal e os tubos em PVC são consideravelmente mais caros que os tubos Spiro.
  6.  # 67

Colocado por: jorgealves
    sim, mas também tem pouca capacidade pelo que somente dá para sistemas de pouco caudal e os tubos em PVC são consideravelmente mais caros que os tubos Spiro.

20cm x 6cm é pouco caudal?
  7.  # 68

Colocado por: alexp20cm x 6cm é pouco caudal?

não, é somente pouca secção.

para saber qual o caudal que esse tubo comporta tem que se saber qual o comprimento e a perda de carga.

o equivalente em redondo dá um tubo de 150mm,

não deixa de ser uma opção como qualquer outra.
  8.  # 69

Permitam-me aproveitar esta thread para fazer algumas perguntas sobre este tipo de sistema:

1) Em todos os esquemas de aplicação vejo o equipamentos instalados no sotão. No entanto, a minha casa é composta por três pisos sem sotão (2 coberturas planas não transitaveis e 1 trasitavel). No percurso destes tres pisos existe uma coluna de ventilação e o único sitio onde poderia instalar o equipamento seria no piso mais inferior. Existe alguma limitação por instalar isto numa zona inferior ao invés de instalar num sotão?

2) Já percebi que cada caso é um caso, por isso cá vai: existe aqui alguem que me possa propor uma solução para o meu caso especifico / fazer um orçamento para instalação de uma solução deste genero na zona de Lisboa?

Obrigado
  9.  # 70

jmateiro, tenho o meu equipamento instalado numa sala de máquinas na cave. Funciona sem qq problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmateiro
  10.  # 71

Bons dias.

Também o meu será instalado na casa das máquinas numa cave. No folheto da Máquina que vou instalar, tem ambas as soluções. Passar as tubagens pelo tecto ou então pelas paredes. Coloco esboço da "minha instalação". Desculpem pela falta de qualidade do desenho, mas o artista tem pouco jeito.

Agradeço opiniões, criticas. O que mais me preocupa é as curvas a 90º, para as tomadas de admissão, exaustão de ar.
  11.  # 72

Colocado por: Pedro Azevedo78jmateiro, tenho o meu equipamento instalado numa sala de máquinas na cave. Funciona sem qq problemas.

Bons dias.

Também o meu será instalado na casa das máquinas numa cave. No folheto da Máquina que vou instalar, tem ambas as soluções. Passar as tubagens pelo tecto ou então pelas paredes. Coloco esboço da "minha instalação". Desculpem pela falta de qualidade do desenho, mas o artista tem pouco jeito.

Agradeço opiniões, criticas. O que mais me preocupa é as curvas a 90º, para as tomadas de admissão, exaustão de ar.
  12.  # 73

Boas
    Adiciono link do folheto
    http://www.vortice-export.com/%5Cintranet%5Cdocuments%5CInglese/Doc_Pubblicita/70_EN_11585_Doc_Pubblicita_Brochure_Prometeo_Plus_2012_42830.pdf
    Neste folheto pode-se visualizar 2 tipologias de instalação.
  13.  # 74

Colocado por: HefestoBoas
    Adiciono link do folheto
    http://www.vortice-export.com/%5Cintranet%5Cdocuments%5CInglese/Doc_Pubblicita/70_EN_11585_Doc_Pubblicita_Brochure_Prometeo_Plus_2012_42830.pdf
    Neste folheto pode-se visualizar 2 tipologias de instalação.

Era mesmo duma solução deste género que estava procura. Precisava de encontrar alguém de confiança com experiência em condensação excessiva que me pode-se vir avaliar se uma solução deste genero me pode resolver este problema, porque isto só com ventilação natural acho que não vai lá.

Desde que instalei uma claraboia com corte termico/vidro baixo-emissivo e isolei com xps os terraços, este problema agravou-se terrivelmente e eu não percebo porquê. Para que possam ver o que neste momento passa cá em casa anexo algumas imagens.

Redondo envidraçado (atravessa dois pisos) cheio de condensação até escorre.
      IMG_20141220_143805.jpg
  14.  # 75

Pormenor da clarabóia. Escorre agua pelas paredes.
      IMG_20141220_143844.jpg
  15.  # 76

Uma questão em relação à VMC. Em algumas casas com este sistema, já cheguei a ver na zona da chaminé do tuBo de extracção de ar (no telhado), as telhas ficarem pretas naquela zona. Isso é normal?
  16.  # 77

Colocado por: jmateiroEra mesmo duma solução deste género que estava procura. Precisava de encontrar alguém de confiança com experiência em condensação excessiva que me pode-se vir avaliar se uma solução deste genero me pode resolver este problema, porque isto só com ventilação natural acho que não vai lá.

o seu problema são pontes térmicas e nisso a VMC seja qual for não vai fazer nada de util.
    Concordam com este comentário: sergioleite57, jmateiro
  17.  # 78

Colocado por: santosvieiraIsso é normal?

numa VMC domestica não.
  18.  # 79

Será que o tubo de extracção era mesmo para a vmc??? Não seria de outra coisa? É que o ar que sai não tem fumos.
  19.  # 80

Colocado por: jorgealves
    o seu problema são pontes térmicas e nisso a VMC seja qual for não vai fazer nada de util

Pois, já imaginava. Mas então como é que resolvo isto de forma definitiva? Aceitam-se sugestões.

0.0281 seg. NEW