Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: rmfontesUma VMC com recuperação de calor, quanto será o preço minimo a pagar?

Eu tenho um orçamento de cerca de 3300€ com maquina, tubagem, valvulas, montagem e mao de obra includos. De realçar que a maquina custa 1250 € + IVA
  2.  # 162

são mais de 2000 em acessórios e mão de obra!!!
    • ptuga
    • 10 fevereiro 2015 editado

# 163

Pessoalmente penso que sim... basta ler tópicos de construção para ser ter a ideia que o lema é isolamento, isolamento, isolamento. E dp como é que as casas "respiram"?
    Preferia cortar um pouco no gasto da cozinha ou uma das casas de banho (colocar material um pouco mais básico) e investir num sistema destes.
    Além de para as pessoas mais sensíveis e crianças ser potencialmente benéfico....já para n falar da fungaria e bolores que é sempre uma maravilha quando aparecem...
    2500€ no custo total é pouco e se olhar bem para o seu caderno de encargos de certeza que consegue poupar o suficiente noutros lados para encaixar a VMC.
  3.  # 164

Colocado por: sergyiosão mais de 2000 em acessórios e mão de obra!!!

Faça bem as contas!!! A maquina custa 1250 € + IVA = 1537.5 €
    Se o sistema completo custa 3300€, como diria o Durão Barros, basta fazerem as contas...
  4.  # 165

e os 3000 já são com IVA?
  5.  # 166

Colocado por: sergyioe os 3000 já são com IVA?

Sim. Mas acha caro?
    Eu jà disse esto noutro topico, prefiro apostar logo de inicio numa VMC e apenas colocar pré-instalação de aquecimento do que o contràrio.
    Mas là està, cada um sabe do seu orçamento... Mas se achar caro existem outros sistemas mais baratos e que também fazem renovação de ar...
  6.  # 167

nao... não sei se é caro ou não... só gostava de alguém que fosse da área dizer se é mt ou nao o que se cobra por acessórios e mão de obra... eu na altura que andava a pedir orçamentos para aquecimento e tal... também tive casos em que a caldeira a lenha custava 20 e o resto custava 40... sempre achei muito caro....
  7.  # 168

Colocado por: sergyiosó gostava de alguém que fosse da área dizer se é mt ou nao o que se cobra por acessórios e mão de obra

Posso-lhe dizer que o orçamento foi dado por alguém da area, muito profissional e membro deste forum a quem muita gente lhe reconhece valor...
    E aliàs, eu tinha-lhe pedido orçamento por uma outra maquina, mas ele aconselhou-me esta pois é mais barata e fico bem servido na mesma. Portanto nem vou discutir preço dos acessorios e mão de obra...
    Concordam com este comentário: sergyio
  8.  # 169

Colocado por: santosvieiraMas là està, cada um sabe do seu orçamento... Mas se achar caro existem outros sistemas mais baratos e que também fazem renovação de ar..

Basta prever em locais estratégicos pequenas grelhas para entrada de ar. Um cálculo básico entre a velocidade do ar e a área da grelha permite obter um caudal. Se colocar exaustores na casa de banho, garantir folgas nas portas consegue criar uma depressão em casa que é compensada pelo ar exterior admitido nas grelhas.

Se por hipótese, numa casa de 150m² (exemplo dado) tem a necessidade de 150m³/h, e tiver uma temperatura exterior de 0ºC, vai precisar de 1kW para conseguir repor esse ar frio que entrou em casa para uma temperatura de 20ºC. Acha que um investimento de 1000€ + IVA + mão de obra + material + acessórios compensa? Eu acho que esse 1 kW é facilmente reposto por uma solução de aquecimento.

Mantém a sua casa muito bem isolada e ainda garante uma boa qualidade no ar interior.
  9.  # 170

Colocado por: powerenergieBasta prever em locais estratégicos pequenas grelhas para entrada de ar. Um cálculo básico entre a velocidade do ar e a área da grelha permite obter um caudal. Se colocar exaustores na casa de banho, garantir folgas nas portas consegue criar uma depressão em casa que é compensada pelo ar exterior admitido nas grelhas.

Se por hipótese, numa casa de 150m² (exemplo dado) tem a necessidade de 150m³/h, e tiver uma temperatura exterior de 0ºC, vai precisar de 1kW para conseguir repor esse ar frio que entrou em casa para uma temperatura de 20ºC. Acha que um investimento de 1000€ + IVA + mão de obra + material + acessórios compensa? Eu acho que esse 1 kW é facilmente reposto por uma solução de aquecimento.

Mantém a sua casa muito bem isolada e ainda garante uma boa qualidade no ar interior.

Efectivamente essa é outra opção, que por acaso até é aquela que tenho definida no meu projecto térmico. Mas là està, dificilmente tem o controlo de caudal de ar com as estradas de ar tão preciso como a VMC. Basta estar mais ou menos vento que o caudal de ar novo serà diferente. Mas não invalida que seja uma solução possivel...

Eu não sei se o facto de colocar folgas nas portas e extratores nos WC irà criar depressão suficiente. Se me falar em VMC de simples fluxo apenas a fazer extração, ai a historia é outra... E neste caso uma VMC em vez de custar 1500€, custarà uns 200€-300€ (este valor é apenas estimativa)
  10.  # 171

Colocado por: santosvieiraBasta estar mais ou menos vento que o caudal de ar novo serà diferente. Mas não invalida que seja uma solução possivel...

Basta procurar uma carta de ventos na net e ver qual a direcção predominante do vento e colocar as grelhas no lado oposto!

O balanço de massas é fatal....se está a retirar ar de um lado, ele irá entrar por outro, resulta sempre! Agora é preciso saber fazer as coisas, senão acaba com uma casa onde só ouve silvos do ar a passar pelas folgas, ou até ter uma casa em sobrepressão, onde pode até sentir resistência ao abrir as portas de uma divisão para a outra.
  11.  # 172

Colocado por: powerenergieO balanço de massas é fatal....se está a retirar ar de um lado, ele irá entrar por outro, resulta sempre! Agora é preciso saber fazer as coisas, senão acaba com uma casa onde só ouve silvos do ar a passar pelas folgas, ou até ter uma casa em sobrepressão, onde pode até sentir resistência ao abrir as portas de uma divisão para a outra.

Ora aqui a VMC de duplo fluxo tem grandes vantagens, pois consegue controlar o ar extraido e o ar insuflado...
  12.  # 173

Colocado por: santosvieiraOra aqui a VMC de duplo fluxo tem grandes vantagens, pois consegue controlar o ar extraido e o ar insuflado...

Sem dúvida!! Porém o esse controlo tem um custo.
  13.  # 174

Colocado por: powerenergieSem dúvida!! Porém o esse controlo tem um custo.

Concordo consigo. Mas lá está, tudo depende da carteira e prioridades de casa um.
    Já agora, o powerenergie já alguma vez fez projectos térmicos ou está ligado a esta área? Pergunto isto pois no meu projecto térmico estão definidos 7 dispositivos de admissão de ar na fachada auto-reguláveis a 2Pa com um caudal nominal de 40m3/h cada, totalizando um caudal de 280m3/h.
    Se porventura eu decidir substituir estes dispositivos por um sistema VMC de duplo fluxo com recuperação de calor, visto que o projecto térmico tem estabelecido os dispositivos de admissão de ar na fachada e tendo em conta que haverá uma fiscalização térmica após a conclusão das obras, será que existe algum problema? Terei que fazer algum pedido/requerimento às entidades competentes (nomeadamente a ADENE) de forma a viabilizarem esta alteração?

Obrigado.
  14.  # 175

Já recebi um orçamento de 1000€ com iva para instalação de um sistema de VMC com rendimento de 60%. Inclui máquina, instalação, etc. (básicamente tudo pronto a funcionar)
    Para uma máquina com rendimento de 90% o valor passava para 1500€.

Isto para uma moradia com 150m2 de área útil.

Esses valores que vocês falam neste forum estão completamente inflacionados.
  15.  # 176

Colocado por: marcoaraujoetc

e quantos metros de etc é que esta contemplado?
    e o ventilador quantos metros cúbicos de ar por hora é que movimenta?

você é um daqueles que pede orçamentos para tudo e mais alguma coisa só porque sim,
  16.  # 177

De que tipo de máquina está a falar? Estamos a falar numa VMC de duplo fluxo com recuperação de calor...
  17.  # 178

Marcoaraujo eu não sou instalador mas não acredito nesses valores... pode provar aqui esses orçamentos?
  18.  # 179

Colocado por: marcoaraujo

Suponha que tem uma casa com 150 m2 com pé-direito de 2,6m (a maioria das casas em Portugal têm áreas muito inferiores a esta).
    O regulamento energético diz que o número de renovações deve ser de 0,4 renovações/hora.

150 x 2,6 x 0,4 = 156 m3/h

Este máquina conseque cumprir os requisitos com um rendimento de 90% e custa apenas 900 euros.

Atenção que eu não sou vendedor. Apenas estou a demonstrar que existem boas soluções económicas para VMC.

Esta solução não implica que a máquina esteja sempre a trabalhar?
    Para os 156m3/h necessários ventilar, qual deveria ser a potencia da máquina?
  19.  # 180

Colocado por: santosvieira
    Durão Barros, basta fazerem as contas...

Não foi esse, foi o Guterres

0.0357 seg. NEW