Colocado por: rmfontesUma VMC com recuperação de calor, quanto será o preço minimo a pagar?
Colocado por: sergyiosão mais de 2000 em acessórios e mão de obra!!!
Colocado por: sergyioe os 3000 já são com IVA?
Colocado por: sergyiosó gostava de alguém que fosse da área dizer se é mt ou nao o que se cobra por acessórios e mão de obra
Colocado por: santosvieiraMas là està, cada um sabe do seu orçamento... Mas se achar caro existem outros sistemas mais baratos e que também fazem renovação de ar..
Colocado por: powerenergieBasta prever em locais estratégicos pequenas grelhas para entrada de ar. Um cálculo básico entre a velocidade do ar e a área da grelha permite obter um caudal. Se colocar exaustores na casa de banho, garantir folgas nas portas consegue criar uma depressão em casa que é compensada pelo ar exterior admitido nas grelhas.
Se por hipótese, numa casa de 150m² (exemplo dado) tem a necessidade de 150m³/h, e tiver uma temperatura exterior de 0ºC, vai precisar de 1kW para conseguir repor esse ar frio que entrou em casa para uma temperatura de 20ºC. Acha que um investimento de 1000€ + IVA + mão de obra + material + acessórios compensa? Eu acho que esse 1 kW é facilmente reposto por uma solução de aquecimento.
Mantém a sua casa muito bem isolada e ainda garante uma boa qualidade no ar interior.
Colocado por: santosvieiraBasta estar mais ou menos vento que o caudal de ar novo serà diferente. Mas não invalida que seja uma solução possivel...
Colocado por: powerenergieO balanço de massas é fatal....se está a retirar ar de um lado, ele irá entrar por outro, resulta sempre! Agora é preciso saber fazer as coisas, senão acaba com uma casa onde só ouve silvos do ar a passar pelas folgas, ou até ter uma casa em sobrepressão, onde pode até sentir resistência ao abrir as portas de uma divisão para a outra.
Colocado por: santosvieiraOra aqui a VMC de duplo fluxo tem grandes vantagens, pois consegue controlar o ar extraido e o ar insuflado...
Colocado por: powerenergieSem dúvida!! Porém o esse controlo tem um custo.
Colocado por: marcoaraujoetc
Colocado por: marcoaraujo
Suponha que tem uma casa com 150 m2 com pé-direito de 2,6m (a maioria das casas em Portugal têm áreas muito inferiores a esta).
O regulamento energético diz que o número de renovações deve ser de 0,4 renovações/hora.
150 x 2,6 x 0,4 = 156 m3/h
Este máquina conseque cumprir os requisitos com um rendimento de 90% e custa apenas 900 euros.
Atenção que eu não sou vendedor. Apenas estou a demonstrar que existem boas soluções económicas para VMC.
Colocado por: santosvieira
Durão Barros, basta fazerem as contas...