Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 21

Colocado por: GexHá valores para todos os gostos. Atenção aos valores mais altos e a arquitectos que adoram auto-elogiar-se. No meu caso revelou-se a pior das piores escolhas (catastrófica mesmo)!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

isso acontece em todas as áreas...até nos trolhas
  1.  # 22

Trocar um pneu a um Fiat 127 custa mais ou menos o mesmo que trocar a um BMW
    O valor dos projectos deve ser em função da sua complexidade e nunca em função do valor da obra ou da carteira do dono.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 23

Colocado por: zedasilvaTrocar um pneu a um Fiat 127 custa mais ou menos o mesmo que trocar a um BMW
    O valor dos projectos deve ser em função da sua complexidade e nunca em função do valor da obra ou da carteira do dono.

o trabalho da troca pode ser igual mas o pneu n custa o mesmo nem o lucro...

40% de um pneu de 30€ n é o mesmo de 40% de um pneu de 200€..
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 24

mas estamos a especular..

fica a pergunta aos arquitecto do fórum qual o valor expectavel de um projecto para uma obra de 100mil euros vs uma obra de 300mil

n falo em m2 mas sim no valor da obra
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 25

Colocado por: F.Gonçalvesboas, dato pode ir desde 2500 a 6000 e sempre a subir mais iva. os projetos todos
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dato

as minhas postas têm se baseado nesta do gonçalves q suponho seja arq
  2.  # 26

Colocado por: datomas estamos a especular..

fica a pergunta aos arquitecto do fórum qual o valor expectavel de um projecto para uma obra de 100mil euros vs uma obra de 300mil

n falo em m2 mas sim no valor da obra

Tendo como base uma tipologia idêntica = habitação

Teremos pelo menos dois cenários:
    1- com áreas diferentes ( i.e 100m2 vs 300m2) e custos e construção equivalentes m2.

2- ambas com a mesma área, mas com custos m2 bastante diferentes, resultantes de opções de projecto ( pormenores, acabamentos, ricocós, etc...)

Nos dois cenários atrás... pode sempre, em ultima análise haver sempre custos/ dificuldade de projecto dispares, para qulaquer uma das situaçãos... e para ambos os extremos. pois uma topografia mais complicada de resolver, ou uma solução de projecto mais arrojada... vão sempre "abanar" a arvore das patacas ;)

Normalmente será expectável, por exemplo estas situações:
    - Quero uma casa de 120m2, por 100.000€ - estaremos concerteza perante uma solução "normal"... que não terá um grau de dificuldade maior, possivelmente andará com custo de projectos à volta de 3500€ + IVA.
    - Quero uma casa de 120m2, por 220.000€ - estaremos concerteza perante uma solução "especial... que terá um grau de complexidade maior, possivelmente andará num custo de projectos na ordem de 5000€ + IVA.

como escrevi acima, existem diversos factores que condicionam as propostas "sérias":
    - expectativas do cliente para o projecto/ prestação do serviço - às vezes tem exigências incociliáveis ou muito dificeis de conciliar com o orçamento de obra base e o seu priograma preliminar.
    - Eventual relação pessoal cliente/ arquitecto - muitas vezes na reunião de apresentação .. não há "click"... mais vale não insistir... dá azo a querelas/ rdificuldades durante o processo de projectar que não valem a pena (isto é válido de parte a parte)
    - Topografia e resolução do programa base.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dato
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 27

forneci mt poucos dados para fazer a comparação

moradia t2-t3 de 130m2 na mesma rua e com todas as condicionantes identicas

100mil euros vs 250mil

uma claramente para o económico e outra, n digo luxuosa mas com mais €€ disponíveis..

mantém os 4300€ vs 6150€ (coloquei o iva pq o cliente tem q o pagar..)

Penso q neste caso duvido q o arquitecto ganhe a obra para a construção mais económica...
  3.  # 28

dato.
    Se for previsivel que o valor de obra é mais elevado apenas pela escolha de materiais de acabamento mais "luxuosos" e não havendo projecto de execução.
    O valor de projecto para ambas até pode ser o mesmo ;)
    Pois estaremos a falar de mais um conjunto de projectos "banais", possivelmente em linha com os existentes nas redondezas.
    Como tudo na vida, temos as leis de mercado e é preciso "sorte"... ;)
  4.  # 29

Nas imobiliárias também fazem estas contas todas, e cobram uma % do valor da casa. É que vender uma casa de 1.000.000€ custa dez vezes mais que vender uma de 100.000€.
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 30

ok pedro :)

tá visto q n precisa "daqueles" trabalhos..
    aqueles q se trabalha e se ganha pouco...
  5.  # 31

Colocado por: datook pedro :)

tá visto q n precisa "daqueles" trabalhos..
    aqueles q se trabalha e se ganha pouco...

Não é questão de precisar daqueles ou doutros trabalhos... Trabalhar e ganhar para pôr pão na mesa todos precisamos (alguns não).

Mas por vezes percebe-se logo que não vai dar. Não tem a haver com pseudo elitismos... ou exclusividades. tem a haver com a nossa postura de projecto e a postura do próprio cliente, tem de haver logo uma ligação, não sei explicar...
    Na 1ª reunião a explicar o teor dos honorários e a prestação do serviço, descambando para alguma conversa de circunstância e até de desejos de conceito de projecto, normalmente percebe-se logo.

Se vir no site ou facebook da minha empresa - Agua-mestra, vê que tanto executamos projectos contemporâneos, como mais tradicionais. No entanto é verdade que fugimos a alguns "maneirismos"... por exemplo, não vê no nosso porfolio, casinhas com colunatas pseudo-romanas , beiradinhos e muitas aguinhas e telhadinhos, etc... percebe?! ;)

PS: trabalhar, trabalha-se em todos... mas há uns que se trabalha, trabalha e não se vai chegar a lado nenhum... não estou muito receptivo a isso. Temos de pelo menos gostar um pouquito daquilo que estamos a fazer/ apresentar ao cliente e a meter na nossa (colectiva) paisagem ( seja urbana ou não).
  6.  # 32

Colocado por: GexHá valores para todos os gostos. Atenção aos valores mais altos e a arquitectos que adoram auto-elogiar-se. No meu caso revelou-se a pior das piores escolhas (catastrófica mesmo)!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,sergio_pintas

Já somos dois
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 33

Colocado por: Pedro Barradas

Não é questão de precisar daqueles ou doutros trabalhos... Trabalhar e ganhar para pôr pão na mesa todos precisamos (alguns não).

Mas por vezes percebe-se logo que não vai dar. Não tem a haver com pseudo elitismos... ou exclusividades. tem a haver com a nossa postura de projecto e a postura do próprio cliente, tem de haver logo uma ligação, não sei explicar...
    Na 1ª reunião a explicar o teor dos honorários e a prestação do serviço, descambando para alguma conversa de circunstância e até de desejos de conceito de projecto, normalmente percebe-se logo.

Se vir no site ou facebook da minha empresa - Agua-mestra, vê que tanto executamos projectos contemporâneos, como mais tradicionais. No entanto é verdade que fugimos a alguns "maneirismos"... por exemplo, não vê no nosso porfolio, casinhas com colunatas pseudo-romanas , beiradinhos e muitas aguinhas e telhadinhos, etc... percebe?! ;)

PS: trabalhar, trabalha-se em todos... mas há uns que se trabalha, trabalha e não se vai chegar a lado nenhum... não estou muito receptivo a isso. Temos de pelo menos gostar um pouquito daquilo que estamos a fazer/ apresentar ao cliente e a meter na nossa (colectiva) paisagem ( seja urbana ou não).

o mercado dá para todos..
  7.  # 34

Regra geral, um bom projecto é mais caro do que um mau projecto, quem paga mais aspira a ter um projecto com mais qualidade. Como em todas as outras actividades/produtos isto nem sempre é verdade.
    E o que é que diferencia um bom projecto de um mau projecto? Muitas coisas, por exemplo, um bom projecto tem bem definido e pormenorizado as impermeabilizações, e um mau projecto não faz sequer qualquer referência às impermeabilizações,...https://forumdacasa.com/discussion/30966/isolamentos-terracos-e-varandas-e-telhado/#Item_4
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, maria rodrigues
  8.  # 35

Boa noite

Se estiver interessado veja e contacte...

www.engenheiropedrosantiago.pt

Cumprimentos

Pedro Santiago
  9.  # 36

para mim uma boa proposta de orçamento para o projecto é aquela que basicamente diz que está tudo incluído até ao levantamento da licença de utilização ( sejam qual forem os imprevistos) e que apenas menciona o que não está incluído`*. complicado?? não , é apenas a meu ver uma prova de dedicação profissional que reconheço que muitos clientes não a entendem nem estão por isso interessados em dar o justo valor e dai também que muito projectista se demita de o fazer, limitando de alguma forma a sua actuação.

ps * por exemplo uma das exclusões que eu faço é : alterações ao projecto sujeitas a licenciamento no decorrer do processo requeridas pelo DO.
  10.  # 37

Bom dia,

Neste momento estou a receber orçamentos de projetos. Quem estiver interessado em fornecer o mesmo, entre em contato comigo.

Cumprimentos,
    V Barbosa
  11.  # 38

é de onde V Barbosa

e está interessado em projecto para uma casa de que tipo e dimensões?
  12.  # 39

marco1

Sou do distrito do Porto...
    A casa será tipo moderno com cer de 180m2.

Cumprimentos,
    V Barbosa
  13.  # 40

Colocado por: V Barbosa- alguém da zona do Porto / Santo Tirso / Valongo disponível para fornecer um estudo prévio do projeto?

Disponha;
    Cumprimentos
    email: [email protected]

0.0215 seg. NEW