Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Agradeço desde já a todos os que vierem a participar nesta discussão.
    Vou iniciar o processo de construção da minha moradia e como tenho acompanhado este EXCELENTE forum, venho solicitar ajuda para o seguinte:
    - o que devo pedir ao arquitecto no orçamento?
    - alguém da zona do Porto / Santo Tirso / Valongo disponível para fornecer um estudo prévio do projeto?
    - a moradia terá um estilo moderno, por isso darei preferência a quem tenha experiência nesse tipo de casa.

Qualquer esclarecimento adicional será MUITO BEM-VINDO...

Cump.
    V Barbosa
  2.  # 2

Boa tarde,

Já que procura orçamentos para projeto contacte-nos por email para: [email protected], e com todos os dados disponíveis enviamos-lhe orçamento bastante descriminado, acompanhado do nosso portfólio onde constam bastantes modelos de casas contemporâneas em projeto e construídas.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 3

boas
    o arq. que desenhou a minha
    acacio amorim-
    contacto 916191112
    escritorio em laborim , gaia
    pode passar por lá e tomar um café que a porta está sempre aberta.
    ele tem lá um pequeno bar aberto ao publico.
    abraço
  4.  # 4

Boas, V.barbosa,
    como tudo na vida, é uma questão de preço, deve verificar 1º se o seu terreno está em zona de construção inserido no PDM da area a implantar a moradia ( os gabinetes de arquitetura e engenharia sabem como faze-lo) ou então se a sua autarquia tiver disponivél no site, verificar se o seu terreno é de construção.
    2º passo pedir orçamentos a vários arquitetos e engenheiros.
    3º pedir orçamento para os projetos de arquitetura e especialidades ( peça tudo incluido em vários gabinetes, verá diferenças)
    eu iniciei agora esse processo.
    cumprimentos
  5.  # 5

Bom dia,

antonio almeida, muito obrigado... Logo que possível irei entrar em contato com ele.

F.Gonçalves, Já verifiquei essa situação junto da câmara. Agradeço a ajuda, mas as respostas que estava à espera era mesmo do tipo: O que pedir ao arquiteto? O que tenho de fornecer para o orçamento? etc...

Cumprimentos,
    V Barbosa
  6.  # 6

boas, ao arquiteto tem de levar a ideia do que pretende, de preferência conceba o que quer (tipologia) e depois claro o arquiteto vai voar na imaginação e conceber a casa que idealiza...(cuidado com os custos, pode conseguir o mesmo com custo diferente)
    cumprimentos
  7.  # 7

• dato
    • 30 agosto 2013

# 8

pedro, o ultimo post tem quase um ano...

qt custa hoje um projecto de arquitectura?
  8.  # 9

boas, dato pode ir desde 2500 a 6000 e sempre a subir mais iva. os projetos todos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dato
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 10

gonçalves obrigado pela resposta
    fica uma ultima pergunta..um pouco abrangente :)

qual a diferença de um projecto de 2500€ para um de 6000? falamos um projecto com todas as especialidades

uma opinião minha em relação aos preços..quem faz uma construção de 200-300mil euros só de custo de construção 6k€ é razoável, mas tb se fala para esses valores para uma construºão de 100mil..
  9.  # 11

... O custo de projecto. Está actual ;)
    Pode haver é pessoal a necessitar desesperadamente de qq coisa e pode arranjar mais barato.
  10.  # 12

Para um investimento de 200k, poderemos falar de preços a rondar os 4500 a 6000€.
    Depois temos de ver o que está incluido ou não... A qualidade (dificil de apurar pelo cliente final) dos projectos...
    É sempre um caso dificil de analizar.
    Existem maus projectos de arqitectura a 15000€, e excelentes de 2500€.
  11.  # 13

Boas a diferença não é nenhuma( poderá haver se a carteira de quem pede o projeto de arquitetura pretender um Siza Vieira a por o nome e ser ele a desenhar o projeto, mas ai até é mais de 6000)
    cump
    • Gex
    • 30 agosto 2013

# 14

Há valores para todos os gostos. Atenção aos valores mais altos e a arquitectos que adoram auto-elogiar-se. No meu caso revelou-se a pior das piores escolhas (catastrófica mesmo)!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Fernando Gabriel, sergio_pintas
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 15

era aí q queria chegar, n existe desculpa para fazer um trabalho pior com menos dinheiro!!

se uma casa de 200-300mil euros pode gastar mt bem 6mil num projevto uma casa mais modesta pode ter na mesma um bom projecto a um custo mt mais reduzido..
  12.  # 16

O projeto desde que tenha a aprovação do proprietário ( quem mandou fazer o projeto) está a concordar com os valores. agora um de 2500 ou de 6000, têm de ter as mesmas coisas, senão não são aprovados. a resalva aqui é depois de serem aprovados os acompanhamentos em obra etc e tal, é que há uns que têm tendencia a complicar.lolol (grau de exigençia). e quanto aos arquitetos, cuidado que quando voam na imaginação o proprietario é que paga essa criatividade...
    cump
  13.  # 17

Boa tarde,

Há algum cuidado que achem que deva ter ao analisar os orçamentos dos arquitetos?

Quais são os principais aspetos a analisar?

Cumprimentos,
    V Barbosa
  14.  # 18

se uma casa de 200-300mil euros pode gastar mt bem 6mil num projevto uma casa mais modesta pode ter na mesma um bom projecto a um custo mt mais reduzido..

Isso só seria verdade se:
    - Não houvessem custos fixos
    - Se a complexidade dos projectos fosse sempre proporcional à sua área. Não é
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 19

Quais são os principais aspetos a analisar?

- A descrição exaustiva dos serviços prestados. Se inclui fiscalização, qual será a sua frequência?
    - Prazos de execução.
    - Modalidade de pagamento. Nunca, mas nunca aceite pagar uma fase sem que o trabalho correspondente esteja completo. Por exemplo, reserve uma parcela a pagar apenas depois da aprovação dos projectos
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel
    • dato
    • 30 agosto 2013

# 20

Colocado por: j cardoso
    Isso só seria verdade se:
    - Não houvessem custos fixos
    - Se a complexidade dos projectos fosse sempre proporcional à sua área. Não é

mas n é verdade??

disseram aqui entre os 2500 e os 6000 em média.. n fui eu q dei os valores e acho razoável que se faça o valor em função do valor total da obra..

caso contrário para obras pequenas ficam se pelos eng..q por tuta e meia fazem td.. e assim se perde uma % das obras

isto é a minha opinião e cada um gere a sua vida como quer, uns estarão de acordo outrs não..

0.0189 seg. NEW