Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde

    Estou em negociação com um empreiteito para uma permuta: entrego um apartamento que ele avalia em 100000 euros e pago 100000 euros para permutar por uma moradia que custa 200000 euros.
    O construtor tem protocolo com a caixa geral de depósitos para o financiamento, já estive numa agência e tenho as condições para obter o financiamento sendo que seria com uma taxa fixa de 2.75 durante 5 anos e ao fim desses 5 anos passa a ser euribor a 6 meses com adição de um spread base com desconto de 1%. Isto daria inicialmente um prestação de 400 euros o que é confortavel para mim. Seria um financiamento de 125000 euros: 100000 euros para o construtor e 25000 euros para pagar o que devo do apartamento que possuo.

    A minha grande dúvida é se eu posso pedir esse financiamento para pagar o que devo do apartamento a um outro banco. Sendo que quando é pedido o crédito ainda tenho o crédito activo do apartamento isso pode ser um problema? É possivel operacionalizar a operação da escritura da permuta levantando a hipoteca do apartamento nesse mesmo dia para que passe a ser propriedade do construtor?

    Já agora outra preocupação prende-se com o facto das condições da caixa serem válidas até ao final do ano e possivelmente a escritura só poder ser realizada em janeiro ou fevereiro. A gerente da agência disse-me que se pode pedir um prolongamento das condições aquando do pedido do crédito mas acho isso muito incerto...Alguém conhece o funcionamento destes protocolos imoveis parceiros caixa? Serão mesmo flexiveis nestas situações?

    Muito obrigado a todos desde já pelos contributos que me possam dar para tomar uma decisão mais consciente.
  2.  # 2

    Colocado por: discoveryA minha grande dúvida é se eu posso pedir esse financiamento para pagar o que devo do apartamento a um outro banco. Sendo que quando é pedido o crédito ainda tenho o crédito activo do apartamento isso pode ser um problema?

    Pedir a outro banco é possível, mas não é viável, porque teria que ser um crédito pessoal, que tem custos muito elevados.

    Colocado por: discoveryÉ possivel operacionalizar a operação da escritura da permuta levantando a hipoteca do apartamento nesse mesmo dia para que passe a ser propriedade do construtor?

    Pede 125000 à CGD, no dia da escritura de permuta leva dois cheques um de 100000 para o empreiteiro e outro de 25000 para o banco que tem a hipoteca da sua casa, que terá um representante presente na escritura.

    Colocado por: discoveryAlguém conhece o funcionamento destes protocolos imoveis parceiros caixa? Serão mesmo flexiveis nestas situações?

    Depois de aprovado o crédito por escrito, tem um prazo de cerca de 60 dias (o que estiver escrito na carta de aprovação), em que essas condições são válidas, após esse prazo o banco pode alterar as condições conforme entender.
    Se fizer agora o negócio, assinando um contrato promessa de compra e venda, só poderá pedir o crédito no próximo e terá as condições em vigor nessa data, que poderão ser melhores ou piores do que as condições actuais.
  3.  # 3

    Grande coragem de fazer financiamentos sem conhecer o spread a curto prazo.
    Mesmo uma grande coragem...


    ... ou então não fazem ideia do que estão a assinar.
  4.  # 4

    Colocado por: Silver WolfGrande coragem de fazer financiamentos sem conhecer o spread a curto prazo.
    Mesmo uma grande coragem...


    ... ou então não fazem ideia do que estão a assinar.


    Conheço perfeitamente o spread a curto prazo, como referi no post inicial é de 2.75 que é o protocolado para imoveis parceiros da caixa... Sei Perfeitamente o que poderei assinar...
  5.  # 5

    Colocado por: discoveryé de 2.75

    é 2.75 hoje, no inicio do próximo ano não sabe, e esse é que interessa saber, porque é nessa altura que vai fazer a escritura. E o spread após os primeiros 5 anos é mais importante do que o spread dos primeiros 5 anos.

    Colocado por: discoveryspread base

    Sabe qual é?
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
  6.  # 6

    O Picareta disse tudo.

    Sabe o spread de hoje, o de amanhã pode ser 1, 2, ou 5.

    Assinar um contrato desses é igual a assinar um papel em branco.
  7.  # 7

    O Spread a curto prazo (5 anos) é 2.75. A médio prazo e a longo prazo é que não sei. Sei que é o spread base da Caixa Geral de Depósitos com desconto de 1%. Na simulação aparece 3.5% mas de acordo com a gestora da agência é meramente indicativo pois será de acordo com as condições que vigorarem quando acaba o periodo de taxa fixa... Eu até achei estranho porque pensava que seria o 3.5% que estavam na simulação mas ela disse que não seria assim. Disse inclusivé que isso seria negociado de acordo com o mercado na altura. Deu o exemplo de um contrato semelhante que terminou há pouco tempo e que foi feito um desconto de 2% ao spread que agora tá em vigor para viabilizar o pagamento do empréstimo.

    De facto é preocupante essa incerteza e até me custa acreditar que não fique fixado os 3.5% que vem na simulação (ainda não pedi qualquer aprovação só estou a ponderar a situação) mas as condições de financiamento para os primeiros 5 anos são as melhores do mercado actual. No final desses 5 anos pretendo ter para amortizar metade do crédito e se as condições do empréstimo forem más posso transferir o crédito para outra instituição bancária? Não é assim? Será que estou mesmo a ver o filme todo errado?

    Muito obrigado pelas questões que têm colocado que me estão a fazer reflectir acerca da situação
  8.  # 8

    Poderá transferir o crédito se houver outra instituição interessada.

    Nesta altura isso é quase impossível.

    Na prática está a assinar um papel em branco com uma instituição bancária. Se fosse pessoalmente acho que lhe chamava alguns nomes.
 
0.0143 seg. NEW