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  1.  # 1

    Boas como estou a pensar construir num futuru proximo, e gostaria de ter bem definido o que vou por na minha futura casa, venho colocar algumas duvidas sobre o isolamento no tecto falso.

    Como proceder a uma boa execução de tectos falsos com pladur e MLR ou MLV??
    Levantar as paredes interiores todas e so depois colocar os tectos falsos em cada divisao, ou colocar o tecto falso por completo na casa e so depois levantar as paredes das divisoes???

    Agradecia o seu esclarecimento visto que já vi que você aqui é o mestre do Pladur....
  2.  # 2

    Luis K. W. Isto é um forum, estou aqui para aprender, claro que aceito todas as respostas. Desculpe, mas não é intenção minha ter só a resposta do alv, pergunto a ele que ja reparei que ele é um ferrenho adepto do pladur, e como é isso que quero meter pergunto a ele, mas todas as opinioes são bem vindas.

    Tenho outra duvida, será possivel e seguro colocar a laje do tecto com abobadilhas em EPS??? Não haverá problemas para a fixação dos suportes do tecto falso nessa laje depois???
  3.  # 3

    As paredes (tanto em alvenaria, como a estrutura metálica - se as paredes tambem forem em gesso cartonado) deverão estar "amarradas" ao tecto. Portanto, as paredes primeiro.

    A fixação da estrutura do tecto falso faz-se por intermédio de perfis metálicos que terão de ficar aparafusados às partes rígidas (vigotas?) da lage de cobertura.
  4.  # 4

    Ok obrigado e em relação às abobadilhas de EPS, na laje desse tecto, pode ser executado assim????
    A minha ideia era ter o telhado arejado ( vigas, ripas e telhas(sotão não é para aproveitart)), e a laje do tecto com essas abobadilhas em EPS, e encostado a essas abobadilhas (ja na parte de baixo dessa laje) o isolamento dos tectos falsos, quer seja lãs minerais ou XPS. Qual o melhor para tectos falsos???
    Mais uma vez obrigado.

    Ps:. sendo as paredes executadas primeiro( e no meu caso paredes em alvenaria), não há a possibilidade de o calor fujir pela parede, visto que a parte de cima da parede encostada à laje não ter isolamento...?
    •  
      alv
    • 4 fevereiro 2009

     # 5

    Vivam!
    A falta de tempo não me permite vir aqui como gostaria, mas parece que já tenho ajudantes que muito agradeço, e de facto o Luis já respondeu, mas deixe-me completar.
    As construção dos tectos falsos deve ser sempre feita em último lugar, isto porque a resistencia acústica de um tecto é sempre inferior á de uma divisória, pelo que o som passará de divisão para divisão.
    Os "instaladores" claro que preferem fazer um tecto geral numa habitação de depois fazer as divisórias e por fim os revestimentos, porque para além de ser mais rápido poupam na altura das divisórias, enquanto que os isntaladores homologados ou que representem uma marca têm a obrigação de o não fazer se trabalharem sob homolugação, mas claro que isso é muito mais trabalhoso porque tem de se fazer primeiro os revestimentos, seguidos das divisórias e por fim vários tectos mais pequenos entre as divisórias.
    Entre paredes e revestimentos aí já é mais complicado e se o sistema de revestimento fôr suficientemente resistente acústicamente deverá ser executado em primeiro lugar para evitar o contacto das paredes divisórias com o pano exterior da parede exterior e asssim evitar alguma transmissão por capilaridade que possa haver. Se o sistema de revestimento fôr simple os singelo coloca-se o mesmo problema que nos tectos e aí deverá ser feita a divisória antes do revestimento.
    Não esquecer de colocar sempre ou exigir que coloquem a junta de estanquicidade na periferia das divisórias e revestimentos, porque na generalidade dos casos os "instaladores" "esquecem-se".
    "Fassam" parte.
  5.  # 6

    Obrigado pela resposta, algo confusa para mim, visto ser um leigo na matéria...
    O que não percebi foi essa dos revestimentos e das paredes e dos capilares :-)
    O que quero fazer na casa, será:
    - isolamento pelo exterior
    - Blocos termicos
    - o revestimento por dentro ainda não decidi
    - casa terrea sem cave, e sem aproveitar o sotão
    - caixa de ar de 0,5 a 1m entre a terra e a laje do piso
    - tectos falsos com isolamento
    - placa com abobadilhas em EPS ( ainda a confirmar se é viável)
    - e telhado ventilado (vigas, ripas, telha)
    •  
      alv
    • 5 fevereiro 2009

     # 7

    Vivam!
    Ao que diz, apenas acrescento que pode compartimantar, revestir as paredes exteriores e fazer os tecto tudo em sistemas construtivos Pladur. Agora o que terá de se aconselhar é que sistemas. Eu sou suspeito, mas se já decidiu fazer o isolamento térmico pelo exterior (eu pessoalmente não gosto! Ponto.), mas se já decidiu, então o revestimento do interior das paredes exteriores poderá ser feito com um sistema simples, do tipo trasdosado semidirecto com uma ou duas placas ou mesmo Pladurterm colado directamente sobre os blocos térmicos.
    Quanto ás divisórias aconselho sempre a utilização dos sistemas compostos por duas placas por face e por fim os tectos sempre com isolamento térmico em MLV. É sempre recomendável o uso das abobadilhas de enchimento em EPS; Não perde nada com isso e não existe nenhuma contraproducência.

    Relativamente áquela coisa das capilaridades, o que queria dizer é que as placas de pladur não podem nunca ficar em contacto nem com os pavimentos nem com as paredes exteriores, porque podendo haver alguma humidade nesses pavimentos ou paredes, esta passará por capilaridade para a placa, e é claro que o "instalador" embora esteja habituado a levantar as placas do pavimento, não está sensibilizado para esse problema nas paredes, isso e com o tempo pederá haver problemas.

    "Fassam" parte.
  6.  # 8

    Obrigado mais uma vez.
    O sistema capotto já está decidido, quem o vai montar percebe muito disso, por isso estou à vontade.
    Quando diz que o pladur dos tectos falsos não pode estar em contacto com as paredes exteriores, isso aplicasse em todos os casos, ou no meu caso(isolamento pelo exterior) posso encostar essas placas às paredes??
    Será que haverá humidades nas paredes com o sistema capotto????

    Outra duvida, qual o espaço que devo deixar entre a laje para o tecto falso?
    Tendo em conta que quero passar os tubos que vêem do recuperador para os quartos mais distantes(não sei a largura desses tubos, mas penso que não seja maiores que 100mm).
    E não haverá problema desses tubos estarem em contacto com o pladur ou com o isolamento??
    •  
      alv
    • 5 fevereiro 2009

     # 9

    Vivam!
    Começando pelo fim, não existe nenhuma altura recomendada ou recomendável, senão a altura que seja conveniente, nas os tubos do recuperador devem ser sempre isolados com manta de lã de vidro e sendo assim podem ficar em contacto com o tecto ou com o isolamento, mas uma folga, por pequena que seja, é sempre conveniente por questões de vibrações.
    Quanto aos tectos ficarem em contacto com as paredes exteriores, se elas forem rebocadas, não tem outra solução, mas se optar por revesti-las pelo interior também com algum sistema em pladur, então como o revestimento deve ser feito em primeiro, o tecto não tocará nas paredes exteriores. Se há ou não humidades nas paredes, o que acontece, é que por vezes com o isolamento exterior, enquanto a parte da alvenaria das paredes exteriores não estiver aquecida e equilibrada com a temperatura ambiente (a mui famosa enércia térmica a funcionar para os PQ) poderá em algumas condições de temperatura e humidade provocar condensados e estes a acontecer será nas zonas, que além de mais frias, têm menor circulação de ar que é exactamente junto aos cantos dos tectos, e se existirem condensados e se forem excessivos e se o tecto estiver em contacto com a parede, então por capilaridade, e não só, a umidade passa para a placa provocando também aí bolores.
    "Fassam" parte.
  7.  # 10

    Boas.
    O meu nome é João Vitoria e sou dos Açores ilha Terceira,gostava de saber se voçes fazem trabalhos para os Açores??? queria montar a minha casa toda em pladur e o segundo piso também.
    Tenho acompanhado os seus comentários e já não tenho duvidas vai ser o pladur,agora gostava de ser voçes a montarem,mas para isso gostava de saber se fazem orçamentos para os Açores???

    Um abraço do tamanho dos Açores

    Cumprimentos

    João Vitoria
    •  
      alv
    • 6 março 2010

     # 11

    Vivam!
    Açores, já tivemos contactos de um utente deste fórum que nos visitou e visitou obras nossas.
    Como vai a Leticia? Abraços nossos!
    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 7 março 2010

     # 12

    Vivam!
    Sem entrar em delongas, quando me falam em "são dados que estão mais que visto e ensaiados pelos técnicos", eu tenho de puxar pelos galões e perguntar: Que técnicos? que ensaios? Fala-me certamente dos PQ, especialistas em térmica nascido do Fénix nos últimos dois anos, criados pela ADENE, em formações dúbias, formatadas para a verificação do RCCTE, também esse dúbio, que depois são fiscalizados por outros PQ, formados nas mesmas condições, com os mesmos tiques, sem qualquer independência técnico científica, apenas para poderem alimentar um SCE cheio de interesses escondidos e clientelismos..... Não, não me falem em técnicos.
    Que me perdoem os PQ´s e técnicos, colegas e amigos, mas sabem do que falo. E às vezes falo de mais, dizendo apenas o que todos pensamos mas não se atrevem a dizer.
    Falemos de coisas comuns e mais terrenas:
    Eu gosto dos isolamentos exteriores em determinadas condições. O que digo é que prefiro sempre o isolamento pelo interior em construção nova e sobretudo em construção residencial.
    O que afirmo é que, Inércias à parte, prefiro ter de aquecer e conservar uma massa de ar quando chego a casa, do que ter que aquecer as paredes e a massa da casa antes de usufruir do aquecimento, mas isso dava pano para mangas.
    O que afirmo, ainda, é que com o valor de um isolamento pelo exterior, faço um isolamento pelo interior com cerca de três vezes mais espessura de material isolante pelo interior, consequentemente muito mais eficiente.
    É tudo uma questão de ralação custo benefício, entre muitas outras coisas.....
    "Fassam" parte e boas obras.
    •  
      alv
    • 7 março 2010 editado

     # 13

    Vivam!
    Disparate. Era um sussuro!
    Boas tardes
  8.  # 14

    A propósito de pladures, queria colocar aqui uma questão:
    Comprei recentemente uma casa com quase dois anos de construção mas ainda por acabar... ou seja esta toda preparada por fora mas faltam-lhe portas e janelas (vou colocar PVC). Por dentro tem tectos em pladur knauf que foram colocados em Setembro de 2009. já confirmei! como a casa esteve todo este tempo aberta queria saber se esse pladur (todo hidrofugo), estará bom para deixar ficar ou vou ter que arrancar tudo? aparentemente está bom, as raias foram colocadas de 40 em 40 cm e não tem ondulações, mas não percebo muito disso e tenho medo que mais tarde dê problemas, já que este inverno tem sido particularmente chuvoso e húmido.
    obrigado
  9.  # 15

    Como diz o Alv: Vivam (não devo pagar direitos de autor) mas é isso mesmo, ao estarem vivos (participantes) ajudam muita gente.
    E eu preciso de ajuda.
    Estou a programar uma grande remodelação no meu apartamento com cerca de 25 anos.
    Para além de alisar paredes preciso de reparar os tectos (mal acabados, imperfeitos e com muitas ranhuras, finas é certo, e já me disseram que só resolve tirando o gesso (estuque?) que tem e pondo outro.
    As minhas questões são:
    a) Sendo verdade, quase indiscutível segundo os "expert's" que ficarei mais bem servido com o pladur (vão-se as rachas e as imperfeições, em termos de preço qual é a diferença entre o estuque e por tecto falso em pladur?
    b) Já agora, sem querer abusar, alguém me diz quanto poderei gastar a por tectos em pladur em todo o apartamento (pronto a pintar):
    - cerca de 20m2 de cozinha e WC (ao que já aprendi o pladur é diferente)
    - cerca de 95m2 de quartos, sala, corredor e hall
    Obrigado
    •  
      alv
    • 9 março 2010

     # 16

    Vivam!
    Rapidamente, porque o trabalho está por fazer e depois à noite o corpo é que paga.
    Melo 97. Em condições normais isso que relata é uma prática incorrecta, isto aplicar "!pladures"sem as caixilharias fechadas, mas também é tanga, porque mesmo com as caixilharias, se houver humidade dentro de casa, também é contra producente. Na realidade é que o Pladur® é o melhor amigo do homem a seguir ao betão, e o que normalmente acontece é que na maioria dos casos nada acontece, mais se os perfis estão colocados de 40 me 40cm, medida acertada e correcta, mas infelizmente, mea culpa, o normal é 50 em 50cm. O que tem de fazer é verificar com uma régua de 2.00m e ver se não existem barrigas entre os perfis de mais de 1mm. Se assim for, e há-de ser, não há problema, excepto se tiver sancas de iluminação indirecta ou iluminação tangencial.

    Depois de 10 telefonemas e não sei quantas interrupções.
    Aeris: Bom, eu já disse e repito, sou suspeito, mas isento, e por cerca de 25-30/m² tudo pronto que lhe pode custar um tecto, pintado e com isolamento térmico, suponho que é ainda assim, mais barato que picar, estucar e se necessário pintar. Mas isto sou eu que sou suspeito. Melhora o comportamento térmico, aproveita e coloca projectores e, já agora - a parte mais cara da obra-, coloca umas sanquinhas para embutir os cortinados ou iluminação indirecta: Passe a publicidade, olhe que bonito:


    http://www.mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=88&Itemid=93

    "Fassam" parte e boas obras.

    FD: O seu corrector é maravilha, mas se fosse automárico, eu dáva-lhe um beijinho, ou um tectinho se fosse por aqui!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Melo97, aeris
  10.  # 17

    Tenho as as paredes exteriores da casa com estrutura (montantes) de 48mm, e entre estes e a parede roofmate de 3 cm pregado ás paredes de tijolo.
    Entre os montantes (colocados penso que de 40 em 40 cm ) estava previsto aplicar lã de rocha de 40mm de espessura, mas como já li no fórum que a lã de rocha é cancerígena etc etc fiquei apreensivo. Também me disseram que ao fim de algum tempo com a humidade ela arreia e desce, mesmo a de painel. não sei o que fazer!
    será melhor colocar roofmate de 4 cm, ligeiramente afiado num dos lados para entrar dentro dos montantes.
    Obrigado a todos.
  11.  # 18

    Disseram-me hoje que as estruturas em madeira para fixação do pladur são mais eficazes a longo prazo comparativamente com as estruturas metálicas, uma vez que estas empenam com facilidade traduzindo-se posteriormente em paredes tortas ao fim de +/- 10 anos. Será verdade?

    Obrigado!
    •  
      alv
    • 15 março 2010

     # 19

    Vivam!
    Tudo tretas! a manta, sobretudo a manta seja de lã de vidro, seja de lã de rocha, nunca, mas nunca, cai, como se diz, quando está no interior da parede, entre os montantes, porque vejam: Utiliza-se normalmente MLV de 60mm em perfis de 48mm, logo ela nunca consegue descomprimir na totalidade, logo como fica em leve tensão contra as placas de pladur, não tem hipótese de deslizar. Mesmo quando se usa painel(erradamente) de lã de 40mm entre montantes de 48mm. Caindo para onde é que ela vai? Só poderá ficar ondulada, no máximo.
    Em paredes exteriores, se se usar caixa de ar entre o XPS e a MLV, ou melhor, se ficar algum espaço entre o XPS e os perfis, o que se deve fazer é usar mantas e fixá-las no cimo contra o canal superior e deixá-la solta e caída. Não acontece nada; Não cai, a menos que alguém lhe mexa depois de tudo montado!
    Espero ter ajudado
    "Fassam" parte e boas obras
    • kami
    • 15 março 2010

     # 20

    Boas

    Alv...

    Pode explicar

    "Não esquecer de colocar sempre ou exigir que coloquem a junta de estanquicidade na periferia das divisórias"

    O que é essa junta e para que serve?

    Cumps
 
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