Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 7 setembro 2013

# 61

rafael.já anda aqui a tempo suficiente para saber q o dogma sabe tudo sobre tudo.. n vale a pena argumentar é tempo perdido...
    Concordam com este comentário: DOGMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOGMA
    • LVM
    • 7 setembro 2013

# 62

Comprei sucupira para fazer uma mesa e uns bancos.
    Recomendam-me algum tratamento à madeira?
  1.  # 63

Sucupira????? HeRssss
    Até eu que não percebo nada de madeiras sei essa.
    Não faça como "um" que despejou cuprinol num poste de telefone (sabia lá o ele que o poste vinha daí... LOL [eles são tratados em autoclave]). Não vale a pena Luís, os bichos em portugal não entram nessa madeira. Se der tratamento é para outras coisas.
  2.  # 64

Colocado por: rafaelisidorotá a falar a serio ou está a brincar comigo ?

Estou a falar a sério. Por motivos profissionais podia não dizer certas coisas e disse, foi incentivado pelo Dogma mas acabou por dizer. O agradecimento é genuíno.
  3.  # 65

Colocado por: Sobreiro
    Estou a falar a sério. Por motivos profissionais podia não dizer certas coisas e disse, foiincentivadopelo Dogma mas acabou por dizer. O agradecimento é genuíno.

o melhor que um vendedor vende ao seu cliente é o respeito e conceito de uma grande compra ... mesmo sendo pequena hoje no amanhã pode ser preciosa ...

podemos dizer que o DOGMA parece ter tido influencia no que eu disse mas não foi o caso ... como já o tinha dito cada produto tem uma aplicação diferente por isso são todos validos ... há é que saber como e quando o utilizar ...
  4.  # 66

é bem capaz ... ainda hoje não a consigo comer !!!
  5.  # 67

Colocado por: DOGMA
    mau...um homem dos Açores não sabe uma coisa destas?

por acaso até sei ... mas como é muito antigo não ligo muito a isso é mais facil actualmente uma da indasa ... sabe que muitos costumos como este são oriundos de outros povos que não o português...se tiver tempo pode dedicar-se á pesquisa !!!!
  6.  # 68

Colocado por: DOGMA
    sim,mas este é dos Açores....mas como você diz que sabe não vale a pena eu dizer o porquê de usarem a dita pele.

pois..mas perpetuar o passado é muito melhor e mais importante do que essas lixas todas dessa marca....insignificantes!!

é dos Açores mas usado numa zona que foi habitada por habitantes não Portugueses lol como sabe nós por cá não descobrimos nada tudo nos foi imputado ...aliás como até hoje . Sabe que a Dyrup importava em +- 1960 esta lixa obviamente transformada mas já a comercializava...

tive o prazer de ver algumas delas !!!

mas mesmo oriunda do tubarão por cá nunca vi mas sempre ouvi falar nisso sim senhor ... na minha ilha a parte dedicada mais a estes trabalhos com lixa são na costa norte , era usada no fabrico de barcos e trabalhos de osso de baleia zona aonde os habitantes são de origem francesa e de origem brasileira ... mas todos Açorianos e Portugueses
  7.  # 69

Colocado por: Sobreiro
    Agora é que começa a parte interessante desta discussão. Era esta a discussão que eu queria ler.

Vinagre
    Qualquer vinagre?
    Quanto tempo dura o cheiro? É muito intenso?
    Invés não pode ir Vinho a martelo directamente??? lol :) (é que detesto o cheiro do vinagre)

Laranjas & Limões
    Têm que fermentar?
    Como é que se faz a fermentação?

Quer o vinagre quer os citrinos basta besuntar com trincha?
    O vinagre dura para sempre, a madeira fica rija, não apodrece, mas os citrinos tenho que lhe dar outra vez de vez em quando, ou é o mesmo?

Açucares????
    Quais? cera de carnaúba! é açucar?

por acaso passei este post sem ler , pelo qual vou só dár uma achega , vinagre quanto mais acido melhor , o vinagrete de vinho branco é bom , e o acido cidrico com agua tambem , os citrinos para fermentar terá que os esmagar juntar tudo num recipiente grande e deixar ferver durante um longo tempo ... o cheiro depois de aplicado vai desaparecendo mas é forte nos primeiros dias ... a madeira fica mais apertada e rija parece ferro ... claro que depende da madeira , a acácia é uma delas , o produto só tem efeito por indução durante dias ... só assim o acido actua sobre a dureza da madeira ...
    se quiser posso-lhe enviar uma amostra da madeira em questão e vai ver que não minto até vai sentir o cheiro se colocar lá o nariz !!!!

quanto á agua salgada isto é da pre-historia , podiria dizer que se apanhar uma madeira que já esta no mar á muito tempo e fizer algo com ela verá que aquilo não apodrece nem cria bicho ... mas ao certo não sei o tempo que precisa de indução mas posso lhe dar outro exemplo ... neste tempo agora nas vidimas utiliza-mos cestos de vimes ( madeira de almo ) são lavados durante uma tarde em agua salgada e sabe durante anos muitos são mantidos neste costume ... nós enquanto cianças tomava-mos banho enquanto se lavava os cestos ... estas peças duram anos sem carunchos ou bichos ... só devido á agua salgada .
    existe artistas que utilizam as madeiras que o mar deixa por terra ...

e deixando destas coisas para quem cuida da horta , um sulfato á base de urtigas ... sim daquelas que picam !!!!

você coloca um monte de urtigas dentro de um bidom e agua até cobrir ... depois deixa 15 dias a cozer e fica pronto a utilizar ...

agora vem o segredo , tem que ter diluição para ser um sulfato
    tem que ter diluição para ser um incecticida
    tem que ter diluição para ser um adubo foliar
    directamente actua como um herbicida ...

para alem dos chas e dos remeidos para rematismos e circulação do sangue lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  8.  # 70

Colocado por: DOGMAleia bem e depois se me apetecer eu respondo!
    refinar....sabe o que isso é??

Continuo às escuras.
    A cera não tem nada a ver com o açúcar? Julgo que dá para fazer açúcar de beterraba, por isso pensei que fosse um processo parecido.
  9.  # 71

Obrigado
    Colocado por: rafaelisidoroo produto só tem efeito por indução durante dias ...

Indução é? Tenho que enfiar a madeira dentro de um recipiente (imersão) durante dias. À trincha o efeito já é fraco? com o vinagre é a mesma coisa?
    Colocado por: rafaelisidoronum recipiente grande e deixar ferver durante um longo tempo

5horas 10 horas? Pois , realmente o vinagre tem a vantagem de já estar feito

Obrigado pela dica das urtigas :)... ainda vai levar o seu tempo
  10.  # 72

depois deixa 15 dias a cozer e fica pronto a utilizar ...

A cozer ao fogo?
  11.  # 73

Indução é? Tenho que enfiar a madeira dentro de um recipiente (imersão) durante dias. À trincha o efeito já é fraco? com o vinagre é a mesma coisa?

sim imersão ... nos dois .

5horas 10 horas? Pois , realmente o vinagre tem a vantagem de já estar feito

pois expliquei-me mal lol quando digo ferver é um processo que acontece durante a fermentação ... não há lume , só tem que colocar tudo esmagado dentro de um recipiente e de preferencia deixar ao sol tapado para deixar entra ar mas protegendo da chuva ...
    depois é deixar a natureza fazer o resto durante uns dias depois se reparar aquela massa de citrinos vai aquecer e o sumo azedar fazendo o vinagre ( fermentação ) , convem que o recipiente tenha uma torneira para retirar o vinagre ...

as urtigas é a mesma coisa ... é deixar fermentar ( cozer , ferver ) etc etc ... sem lume ok !!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro

0.0243 seg. NEW