Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Pretendo instalar um exaustor/ventilador em dois WC's lá de casa e tenho as seguintes dúvidas:
    1. Posso ligar o ventilador a um foco de luz por forma a que o mesmo se ligue e desligue com o ligar e desligar da luz?
    1.a. Se assim for, um ventilador com temporizador (ex: S&P Silent-100 Design 3C CRZ), não faz qualquer sentido, porque desligar-se-á assim que desligar a luz, certo?
    2. O tubo que instalaram é +/- 3,5" ou 9 cm. No entanto, todos os ventiladores que tenho visto ligam-se a tubos de 10 cm ou superior. Existe algum adaptador que possa usar, ou o que é que sugerem?
    3. O buraco que está no tecto falso é um quadrado de 15x15 cm. Parece-me que pelo exemplo que dei do S&P, terei de alargar esse buraco. O que é que posso usar para cortar o tecto falso?
    4. Em alternativa, posso optar por um orçamento de fornecimento e instalação desta solução. Desde que a diferença entre ser eu a comprar e fazer, não seja muito maior do que pedir a alguém experiente para o fazer. A minha moradia é no concelho da Moita, distrito de Setúbal. Alguém quer fazer um orçamento?

Obrigado
  2.  # 2

Posso ligar o ventilador a um foco de luz por forma a que o mesmo se ligue e desligue com o ligar e desligar da luz?

sim,

um ventilador com temporizador (ex: S&P Silent-100 Design 3CCRZ), não faz qualquer sentido, porque desligar-se-á assim que desligar a luz, certo?

este ventilador tem um temporizador que ATRASA o trabalho, logo só começa a trabalhar depois de decorrida a temporização seleccionada após ligar a luz e desliga de imediato quando desliga a luz.

No entanto, todos os ventiladores que tenho visto ligam-se a tubos de 10 cm ou superior. Existe algum adaptador que possa usar, ou o que é que sugerem?

existem reduções, assim como existem ventiladores com 90mm

O buraco que está no tecto falso é um quadrado de 15x15 cm

não é um tubo redondo????("O tubo que instalaram é +/- 3,5" ou 9"),

é que este ventilador é saliente, não é para embutir.

O que é que posso usar para cortar o tecto falso?

se o tecto for de gesso laminado (Pladur ou outra marca) basta cortar com um serrote fino.
  3.  # 3

Colocado por: jorgealveseste ventilador tem um temporizador que ATRASA o trabalho, logo só começa a trabalhar depois de decorrida a temporização seleccionada após ligar a luz e desliga de imediato quando desliga a luz.

Pelo menos no meu o temporizador não atrasa o trabalho, mas prolonga-o... Ou seja mal eu ligo o botão ele começa a trabalhar e quando eu desligo o botão ele continua a trabalhar até atingir o limite definido no axaustor que pode ir de no mínimo 1minuto ao máximo que não me recordo...

0.0094 seg. NEW