Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No final do inverno foi semeada relva e plantada grama, a ideia era ter um relvado rapidamente, em que a grama acabaria por alastrar.
    A relva plantada cresceu bem e a grama está a crescer a alastrar, temos um sistema de rega automática, rega de manhã e á noite cerca de 20 minutos.
    A relva estava muito bonita e não se ressentiu das temperaturas acima dos 40º no inicio de julho, mas nas ultimas 2 semanas, a relva semeada, começou a ficar amarelada/seca e nos últimos dias notamos que existe uma praga de lagartas.
    A grama continua verde e aparentemente saudável, apesar de ter alastrado, penso que não seria suficiente para secar a relva semeada.
    Não temos cães ou gatos, e não existe nenhuma zona de relva semeada que esteja melhor, está toda a secar.

Será que esta praga de lagartas está a provocar a seca do relvado?
    Como posso livrar desta praga, usando um inseticida ou existe outra forma mais ecológica?
  2.  # 2

.
      relva_s.jpg
  3.  # 3

são talvez centenas de lagartas destas...
      lagarta_s.jpg
  4.  # 4

alguém pode ajudar?
  5.  # 5

Isso são borboletas, que quando a lagarta nasceu comeu a semente e agora que esta crescida esta a sair, dai a relva ter secado.

Sempre que na primavera vir borboletas a "namorar" em cima do relvado ou de manha vir muitos pássaros a debicar na relva, é sinal que tem la lagarta, compre um pesticida propio em pó e aplique, é um que cheira mal, agora não me recordo do dome, mas em qualquer sitio lho indicam.

Agora é esperar, em minha casa uma vez tive lagarta e a relva acabou por recuperar.
  6.  # 6

a grama vai crescer a acabar por tapar a relva seca
    durante o outono de-lhe uma adubação, vai ver o que é crescer!!!

rega de manha e á noite 20 minutos?? qual a dimensão do relvado?
    eu tenho grama e rego 5 minutos á noite e chega bem que a agua está cara, lol
  7.  # 7

o relvado tem cerca de 150 m2, foi a empresa que plantou o relvado que indicou esse tempo de rega.

A agua que utilizo é de furo...
  8.  # 8

coelhinho,

o pesticida de que está a fazer é aplicado em pó? ou deve ser diluido em agua e aplicado com pulverizador?
  9.  # 9

Isso não tem nada a ver com as lagartas e a borboleta.

O que acontece é que a rega que estava a fazer era insuficiente para a relava semeada e ela morreu, mas era mais que suciciente para o escalracho, daí a que ela estja bem.

Agora o que tem que fazer é deixar a natureza seguir o seu curso, o0 escalracho vai acabar por dominar o relvado, em Outubro nas chuvas meta antes um adubo azotado
  10.  # 10

Não penso que esteja assim por rega unsuficiente porque o tempo de rega foi sempre o mesmo e passou bem a primeira semana de julho em que as temperaturas andaram na zona acima dos 40º...
  11.  # 11

Eu tenho uma situação semelhante a que anda atento há 3 anos. Tal como o meu problema, parece-me que o seu tem mesmo a ver com rega insuficiente. Com o avançar do verão e das temperaturas elevadas, o grau de humidade armazenada nos solos vai diminuindo, mais precisamente nas camadas mais superficiais. Sabemos que o escalracho prolifera mais facilmente com pequenos graus de humidade no solo do que a relva.
    Para evitar que a relva seque, com o avançar do verão e a manutenção de tempo seco e altas temperaturas, se quiser manter o relvado com o mesmo "tom verde", deve ir aumentando o tempo de rega.
    Se me é permitido um conselho, esqueça definitivamente a relva e aposte no escalracho. A relva apresenta um aspeto visual mais agradável e "fino", no entanto, os custos de manutenção associados são muito mais elevados.
  12.  # 12

Pelo que me explicaram estas lagartas aparecem nos relvados, mas não pegam na grama.

Como nesse momento tinha ambas apareceram as lagartas, foi aplicado um adubo com pesticida, as lagartas desapareceram e foi recuperado o verde do tapete :)

Este ano não tive esse problema, dado que a grama já alastrou e dominou por completo o espaço ainda houve relva e não foi necessário aplicar nada.

0.0086 seg. NEW