Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Temos uma figueira ainda muito pequena, que está a ficar com manchas castanhas em parte das folhas.

O que poderá ser? Como posso tratar?
      figueira_s.jpg
  2.  # 2

Ok, isso é identico ao que acontece na minha, e, no meu caso é apenas a figueira a perder folhas.

A figueira é uma árvore de folha caduca, no Inverno cai a folha, mas por vezes, em árvores jovens e em árvores não completamente enraizadas acontece que a folha cai muito antes, por exemplo no pico do verão.

A figueira é uma árvore caprichosa enquanto jovem, por exemplo se lhe cortar uma raiz lateral, mesmo que seja relativamente pequena, ela nesse ano não dará figos. Precisa de tempo para se adaptar.

Pela foto vejo que parece que a figueira está plantada no meio do escalracho. Eu faria uma área circular de meio metro de raio à volta da figuera sem escalracho, delimitada por alguma coisa pois assim pode adubar e regar directamente a árvore, importante até a árvore ser adulta
  3.  # 3

Obrigado pelo esclarecimento,
    a figueira foi plantada no inicio deste ano, não pensei que estando ainda bom tempo já desse sinais de outono...
    vou libertar essa zona mais perto do tronco, até porque para cortar a relva dá mais jeito e não corro o risco de molestar o tronco da figueira.
  4.  # 4

Há umas aduelas de cimento para delimitar troncos de árvores, ou en tão pedra

0.0091 seg. NEW