Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    muito boa tarde a todos os participantes do forum.

    gostaria que alguem me disse-se p preço do metro quadrado de um tecto em gesso cartonado assim como das paredes,pois estou a construir uma moradia e já vi varios orçamentos,mas no entanto sinto que estou a ser enganado.
    gostaria de saber tambem o preço do metro quadrado da pintura do interior de uma habitaçao.

    obrigado
  2.  # 2

    Boas tardes pilartopo

    existem vários preços por metro quadrado para tectos falsos em gesso cartonado e para paredes também, dependendo do que se pretende mas digamos que o "trivial" em Tectos será por volta dos 19/20 € m2.

    Entenda-se por "trivial" tecto suspenso com perfilaria, placado com placas de gesso laminado tipo BA 13 standart e devidamente barradas as juntas e também com a devida alheta ou então uma sanca pequena/média, como remate do tecto com a parede. Importante também nos dias de hoje é ter em conta que os tectos sendo SIMPLES, isto é planos sem grandes Quebras, têm uma ligeira diferença de preço relativamente aos tectos com quedras de plano. os aplicadores custumam cobrar esses metros, como metros lineares e não quadrados.

    relativamente ás paredes também o "trivial", isto é: parede com montantes de 46, placadas de um lado e de outro com BA 13 Standart e devidamente barradas, rondarão os 25/27 € por m2

    tanto nos tectos como nas paredes pode influenciar o preço: O tipo de gesso cartonado se Standart ou Hidrofugo; Se será aplicado isolamento térmico ou acustico, etc...

    Espero ter esclarecido qualquer duvida.

    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pilartopo
  3.  # 3

    boa noite sr luis k.w e obrigado pela questao.
    a moradia em questao situa-se no distrito de braga.os preços sao influenciados pelas zonas?
  4.  # 4

    Colocado por: Joaquim GonçalvesBoas tardes pilartopo

    existem vários preços por metro quadrado para tectos falsos em gesso cartonado e para paredes também, dependendo do que se pretende mas digamos que o "trivial" em Tectos será por volta dos 19/20 € m2.

    Entenda-se por "trivial" tecto suspenso com perfilaria, placado com placas de gesso laminado tipo BA 13 standart e devidamente barradas as juntas e também com a devida alheta ou então uma sanca pequena/média, como remate do tecto com a parede. Importante também nos dias de hoje é ter em conta que os tectos sendo SIMPLES, isto é planos sem grandes Quebras, têm uma ligeira diferença de preço relativamente aos tectos com quedras de plano. os aplicadores custumam cobrar esses metros, como metros lineares e não quadrados.

    relativamente ás paredes também o "trivial", isto é: parede com montantes de 46, placadas de um lado e de outro com BA 13 Standart e devidamente barradas, rondarão os 25/27 € por m2

    tanto nos tectos como nas paredes pode influenciar o preço: O tipo de gesso cartonado se Standart ou Hidrofugo; Se será aplicado isolamento térmico ou acustico, etc...

    Espero ter esclarecido qualquer duvida.

    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pilartopo


    muito obrigado por ter respondido à minha questao.mas esses valores deixa-me um pouco confuso.pois pelos orçamentos que eu tenho esses valores sao bastante mais elevados.
    tenho um orçamento so para os tectos em que o tecto suspenso com perfilaria, placado com placas de gesso laminado tipo BA 13 standart e devidamente barradas as juntas e também com a devida alheta fica por quinze euros o metro quadrado...porque uma diferença tao grande.será que è como o sr luis k.w cita anteriormente em que diz que depende das zonas.?
  5.  # 5

    Pilartopo

    sim é provável que as zonas também influenciem o preço, mas não sei até que ponto, poderá existir essa diferença.

    pela minha zona que é Lisboa, e com os preços de custo do material, que sendo das marcas mais conhecidas, tais como Pladur, Sival, Placo....que são as que garantem mais qualidade, esse preço de quinze euros o m2 não dava para pagar material e mão de obra...
    poderá existir é diferença no trabalho final.

    por exemplo no barramento ou a qualidade das placas de gesso laminado....etc...

    é como diz um cliente meu cada empreiteiro tem o seu preço e há preços que na relação custo/qualidade/encargos, são impossiveis de praticar por algumas empresas.

    basta ver, de uma forma geral pelo meu conhecimento, a aplicação de gesso laminado em tectos falsos, barrados, custa por volta de 7,50, logo sobram 7,50.
    o m2 da placa de gesso laminado custa com bons descontos por volta dos 2,50 €, sobram 5,00 € para perfis, cantoneiras, varões roscados, pivots, parafusos, taipites, buchas, cantoneira perfurada em Z (alheta) e ainda a pasta de barramento que a ser bem feito levará 3 camadas.

    portanto mesmo com muitos bons descontos fica impossivel, isto claro não incluindo encargos que as empresas têm e aqui mesmo que seja feito por alguém que não tenha qualquer tipo de encargos tais como IRC, Taxa Social Unica, alvará, seguros, IRS, etc.... será mesmo muito dificil praticar esses preços.....e não estamos a contar com desperdicio de material....

    enfim é mais do mesmo.

    eu desconfiava desses preços.

    Cumprimentos e boa sorte
    •  
      alv
    • 4 fevereiro 2009

     # 6

    Vivam!
    Parece que já começo a ter seguidores nisto dos gessos laminados, mas com sou da área deixem-me que públicamente possa afirmar que enquanto instalador homolgado não consigo fazer tectos ao púbico abaixo de 21€, sem alhetas garantidas, abas, sancas, ou barramento total, isto acrescido do IVA.
    Concordo com Joaquim Gonçalves e mesmo importando directamente da fábrica o sistema completo, mesmo com instaladores próprios nãose conseguem os preços que são indicados. É claro que alguma coisa vai mal no reino de sua magestade e já não consigo contar as empresas que vi nascer, crescer, dar flor e morrer nos últimos vinte e dois anos de actividade nesta coisa dos gessos laminados.
    Outra coisa que deverão ter em atenção é no que diz respeito ás alhetas. Normalmente o pato bravo não informa o cliente que ao não cobrar a alheta ao tecto está a usar a alheta pré-fabricada em chapa termloacada que normalmente as empresas homologadas como a minha não garantem. Para que possamos garantir as alhetas ao tecto, terão de ser usados métodos ou com "L" largo e banda armada ou com um perfil do tipo "Expamet" ou outros sistemas e esses são cobrados a cerca de 3€/ml. Mais, até se dão ao luxo de barrarem a totalidade dos tectos para "disfarçar as imperfeições", enquanto que isso se houver necessidade em caso de incidencia de luz tangencial é pago á parte e é um trabalho que não fica barato.
    Realmente vivemos tempos dificeis, e vende-se muito gato por lebre.
    "Fassam" parte.
  6.  # 7

    alv
    Para ter a certeza que estamos a falar da mesma coisa, diga lá o que são "alhetas"?
    E são absolutamente necessárias? (se são o que penso, raramente o cliente as quer)
    •  
      alv
    • 5 fevereiro 2009

     # 8

    Vivam!
    Realmente em cada zona existe um termo, mas neste caso parece-me que o termo "alheta" é corrente na generalidade do país.
    Estou a falar duma reentrancia de cerca de 10x10mm que no caso do paldur é de cerca de 13x13mm que existe entre o tecto falso e aparede e é muito utilizada pelos arquitectos aqui pela zona centro e casa da arquitecto que se prese sem alheta ao tecto e rodapé embutido ou mesmo alheta na base da parede, já não é casa.
    Essa alheta é "ao tecto" quando este é feito depois do reboco das peredes - situação normal e corrente, ou poderá ser "á parede" quando por algum motivo o reboco ou estuque da parede é feito depois dos tectos aplicados - situação muito rara. A alheta "ao tecto" também é uma solução normal quando não existe hipótese de remate entre o tecto e a parede existente, como no caso da parede estar areada, com algum tipo de pedra ou azulejo que impessa a aplicação da banda de canto.
    Na generalidade dos casos não existe nada e quando as paredes são lisas o remate é feito com uma "banda de canto" que funciona como remate perfeito e serve de charneira nalgum movimento de flexão que o tecto porventura possa ter, evitando assim o aparecimento de fissuração.

    Por fim vem a questão dos custos: A banda de canto tem de ser sempre aplicada e está incluída no preço dos tectos.
    Quanto á alheta, aí já é muito complicado porque se for para ser de borla, só utilizando a tal pré-fabricada termolacada sem garantia que falei no post anterior. A boa e garantida já tem de ser paga á parte e no caso da nossa empresa ronda os tais 3€/ml.

    "Fassam" parte.
  7.  # 9

    Qual a difernça "visivel" entre o gesso cartonado Hidrofugo e o "Normal"??

    O meu muito obg.
    •  
      alv
    • 27 setembro 2009

     # 10

    Vivam!
    Se por visivel quer dizer como se detinguem, então as placas em gesso laminado hidrofugadas, normalmente são de côr verde.
    Se por visivel quer dizer o que as distingue, então, as hidro têm aditivados no gesso e no papel óleos de silicone hdrogugantes que fazem com que a placa não tenha a mesma capacidade de absorção da água que as plcas normais. É por isso que é especialmente indicada para ambientes humidos como WC´s e cozinhas. Ainda assim note~se que pelo facto de resistirem à água, elas não são à prova de àgua, pelo que é preciso ter especial atenção nas zonas de duches e banheiras, porque aí precisamos que elas fiquemperfeiamente impermeáveis, utilizando métodos especiais de protecção, como membranas ou colas para azulejos e mosaicos hidrofugas aplicadas por forma a que criem uma membrana de impermeabilização.
    Se por visivel quer dizer que depois de aplicada e pintada se vê alguma diferença, então a resposta é não, isto é, depois de aplicadas e terminadas, não se nota qualquer diferença visivel.

    "Fassam" parte.
  8.  # 11



    Muito obrigado, fiquei plenamente esclarecido.
 
0.0188 seg. NEW