Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Com a recente aquisição do meu apartamento, pretendo antes de mobilar realizar já obras de pré-instalação de AC, para depois mais tarde quando tiver as contas mais equilibradas possa comprar e colocar as máquinas.
    Estou a pensar colocar um único split numa varanda de um quarto para servir 3 quartos (13,13, 15m2) e uma sala (28m2), fazer areefecimento/aquecimento nos quartos, e apenas arrefecimento na sala (tem recuperador calor)

A planta da casa é esta:
    planta

pretendia meter o condensador na varanda do quarto à direita, fazendo a passagem das tubagens via parede até ao hall, no hall fazia a passagem por cima do tecto falso até à entrada da sala, a única dúvida que tenho é como faria o esgoto de condensados, de volta para a varanda? para o esgoto de um dos wc?

Aceito sugestões :)

Obrigado.
  2.  # 2

Não sei que tipo de obras é que anda a fazer, mas eu abriria uma porta na parede da cozinha que dá para a sala, pois parece-me que tem pouco espaço na cozinha para colocar uma mesa (corrija-me se estiver enganado) e assim o acesso a sala de jantar seria mais fácil. Escusava de passar pelo hall de entrada para ir da cozinha para a sala.
    Boas obras
    Concordam com este comentário: youngjoey77
  3.  # 3

Colocado por: sergio_pintasNão sei que tipo de obras é que anda a fazer, mas eu abriria uma porta na parede da cozinha que dá para a sala, pois parece-me que tem pouco espaço na cozinha para colocar uma mesa (corrija-me se estiver enganado) e assim o acesso a sala de jantar seria mais fácil. Escusava de passar pelo hall de entrada para ir da cozinha para a sala.
    Boas obras

Na realidade o espaço na cozinha é grande e coloco uma mesa retangular sem problemas, talvez a planta induza em erro De qualquer forma essa porta que sugeriu poderia beneficiar a cozinha mas prejudicava muito a sala que já me ta a dar dores de cabeça como irei deixar a TV localizada visto a lareira roubar espaço precioso.

Obrigado, pela sugestão ainda assim
  4.  # 4

Colocado por: Ricardo_R5pretendia meter o condensador na varanda do quarto à direita

Cuidado com os barulhos, ainda por cima junto ao quarto principal.

Os condensados vão para um dos autoclismos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo_R5
  5.  # 5

Colocado por: pedromdf

Cuidado com os barulhos, ainda por cima junto ao quarto principal.

Os condensados vão para um dos autoclismos

Pensei no caso do barulho, mas a alternativa seria o outro quarto com varanda que é para crianças, portanto pior ainda, ou então colocar na fachada da frente na varanda da sala, mas os vizinhos se calhar ainda embirram com essa solução.

Quanto a mandar condensados para autoclismos parece-me uma boa hipotese, ainda faço reaproveitamento de agua :)
  6.  # 6

encaminha-los para um autoclismo é boa ideia se o mesmo o permitir,

caso contrario é enviar para uma caixa sifonada,

o hipotético barulho da maquina exterior somente é audível nalgumas maquinas de baixa qualidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo_R5
  7.  # 7

Colocado por: jorgealveso hipotético barulho da maquina exterior somente é audível nalgumas maquinas de baixa qualidade.

Eu ouço todo o dia o da loja em frente. Duvido mesmo que durante a noite não ouça a máquina, na sua própria varanda do quarto, só se optar por desligar.
  8.  # 8

Eu ouço todo o dia o da loja em frente. Duvido mesmo que durante a noite não ouça a máquina

duvido muito mas mesmo muito que essa maquina seja recente.

na sua própria varanda do quarto, só se optar por desligar

as maquinas mesmo boas, NEM as consegue ouvir estando ao lado delas.
    • r.v
    • 7 setembro 2013

# 9

ainda a semana passada dormi uma noite no pinhao e a maquina estava na sacada do quarto,e nao fazia barulho.e ja tinha 15 anos. agora tinha la um o lado esse sim.um talho com o motor da arca industrial na parede da rua.parecia uma betoneira,
  9.  # 10

Colocado por: r.vainda a semana passada dormi uma noite no pinhao e a maquina estava na sacada do quarto,e nao fazia barulho.e ja tinha 15 anos. agora tinha la um o lado esse sim.um talho com o motor da arca industrial na parede da rua.parecia uma betoneira,

Felizmente não pretendo montar um talho na minha casa.

Quanto à distribuição, um único split trata bem das 4 divisões que indiquei?
  10.  # 11

Colocado por: jorgealvesas maquinas mesmo boas, NEM as consegue ouvir estando ao lado delas.

Sr. Jorge Alves, diga-me por favor que máquinas considera mesmo boas (Marca e modelo), para minha clarificação...

Colocado por: Ricardo_R5Quanto à distribuição, um único split trata bem das 4 divisões que indiquei?

Penso que sim, com uma combinação 9.000+9.000+9.000+14.000 (Ou 18.000 no máximo, mas os diâmetros das tubagens seriam diferentes), depende também da classe de isolamento de sua casa, caixilharias, exposição solar, etc...
  11.  # 12

Colocado por: pedromdf

Eu ouço todo o dia o da loja em frente. Duvido mesmo que durante a noite não ouça a máquina, na sua própria varanda do quarto, só se optar por desligar.

A questão também passa por ai, estando a maquina na varanda do quarto, está a maior parte do tempo em funcionamento quando eu não estiver no quarto, e se estiver no quarto com a maquina a trabalhar estarei acordado, quando for para dormir certamente nao deixo nada ligado, se calhar incomoda mais estando montado por exemplo na sala, pois ai sim estaria a trabalhar enquanto eu estivesse na divisão adjacente, podendo incomodar o ruido (se fizer muito ruido)
  12.  # 13

diga-me por favor que máquinas considera mesmo boas (Marca e modelo)

Daikin linha super inverter Sky air, linha multi split e linha serie K em doméstico,

existem mais de outras marcas, no entanto estas conheço profundamente.
  13.  # 14

Colocado por: jorgealvesDaikin linha super inverter Sky air

Tenho ideia que anda a volta dos 50db, valor médio para uma maquina exterior de qualquer outra marca

Colocado por: jorgealvesserie K em doméstico

idem...

Colocado por: jorgealvesexistem mais de outras marcas, no entanto estas conheço profundamente.

Acredito que sim...
  14.  # 15

50 db a mim não me faz confusão nenhuma.
  15.  # 16

Sr. Ricardo.

Se fosse a si avançava com a pré-instalação...faça a tubagem de acordo com as potências necessárias para a sua casa, depois mais tarde faça a escolha das máquinas, terá mais tempo para analisar cada uma delas.

Mas atenção, por vezes os instaladores, fazem um desconto no pack de instalação da "tubagem de cobre+cabos+Tubo condensados+máquinas", chegando mesmo a embeber o valor da pré-instalação no valor das máquinas, sendo que se fizer a pré-instalação em separado - "tubagem de cobre+cabos+tubo de condensados", provavelmente irá pagar em "cheio" o serviço...tudo depende de como o negócio será feito por si.

0.0194 seg. NEW