De há uma semana para cá, os intercomunicadores cá do prédio deixaram de funcionar correctamente. É possível abrir a porta, mas não ouvimos quem é, nem somos ouvidos. Há alturas em que voltamos a ouvir, não sei bem porquê.
A administração está entregue a uma empresa e nós cá por casa fazemos a ponte entre o condomínio e a empresa.
Veio cá o técnico enviado pela empresa de condomínio, não sei se viu a parte geral (tenho crianças pequenas em casa, não pude descer para acompanhar), abriu o meu intercomunicador e disse que era necessário fazer uma remodelação geral nos intercomunicadores.
Ora, noutra casa que temos, houve uma pessoa que mudou o intercomunicador e o sistema deixou de funcionar correctamente por isso. Como eu achei que partir assim para uma remodelação sem perceber porquê, ainda para mais quando os elevadores estão agora a ser remodelados e pagos, era algo que tinha de ser melhor explicado.
O que o técnico me disse é que ir verificar cada um dos intercomunicadores é quase tão caro em temos de mão de obra como fazer tudo de novo.
Então lá lhe perguntei o que era necessário verificar, pois assim, arranjava maneira de ver se está alguma ponta solta e o senhor diz que tenho de ver se os intercomunicadores são BPT e caso não sejam, experimentar desligá-los para ver se o sistema volta a funcionar.
Já percebi o que é necessário fazer e vou fazê-lo, mas alguém poderia dar aqui uma ajuda ou uma luz, por favor?
Com base nos dados que eu tenho, e que são os mesmos que o técnico tem(porque desconfio que não viu a parte ao pé da porta do prédio) acham mesmo que é necessário uma remodelação do sistema?
Alguém já passou pelo mesmo e conseguiu resolver sem ser necessário instalar um novo?
verificar em primeiro lugar se alguem mudou o intercomunicador dentro de casa... por vezes alguem se lembra de que é feio e troca por outro mais moderno ou com melhores linhas e é o suficiente para tudo deixar de funcionar!
essa lenga lenga de ter de mudar tudo algumas e repito algumas vezes é só para comer dinheiro!
Uma pergunta: o técnico disse-me que BPT era um sistema de comunicações, a empresa de condomínio diz que é somente uma marca e que não quer dizer nada, porque podem estar outros intercomunicadores de outras marcas e não haver problema. Qual está correcto?
estive a ler tudo e esclareço que nos sistemas de intercomunicadores de porta ou de vídeos porteiro deve-se ter sempre em atenção de quando substituir equipamentos fazê-lo sempre por equipamentos compatíveis de preferência da mesma marca, porque torna a substituição mais fiável e fácil porque é só ligar os fios nos mesmos bornes. Se o fizerem com equipamentos de outras marcas poderá não ser exactamente compatível para além de cada marca ter os bornes identificados de forma diferente o que poderá originar que as ligações fiquem trocadas fazendo com que o intercomunicador não funcione assim como o restante sistema que estava a funcionar deixe também de funcionar correctamente. O que se recomenda é entregar esse trabalho a quem efectivamente sabe do assunto o que evita gastar dinheiro em equipamentos que não se adaptam e que depois não podem ser devolvidos e a incómodos de outra natureza. O que é barato muitas vezes sai caro. Estarei disponivel para qualquer esclarecimento dentro desta matéria. Bem haja