Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde.

vinha pedir a vossa ajuda e opinião em relação à planta da moradia em questão, desde já agradeço a vossa atenção e disponibilidade.

obrigado
  2.  # 2

Digamos que está "um bocadinho" mal resolvida. Tanto corredor, tanto espaço desperdiçado ...
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  3.  # 3

aceito sugestões
  4.  # 4

Ui....
    não sei quais as condicionantes do terreno, para já só vislumbro circulações e mais circulações. Muito pouco optimizado.
    Desculpe mas não consigo aprofundar mais. Antes, deve optimizar essas circulações e porporções de alguns compartimentos e depois opinarei ;)
  5.  # 5

ppereira

uma casa por diversas razões precisa de um hall ou de uma antecâmara, a suite está a kms da cozinha, "gasta" as fachadas do pátio interior com corredores e um closet

enfim com tanta área de construção consegue algo pouco funcional, veja por exemplo que para sair de casa tem que passar necessariamente na sala.

tem ai uma planta muito estranha.
  6.  # 6

eu sei que tem demasiado corredores mas o problema é que tenho construção de ambos os lados, e o terreno tem de frente +- 12 m
    a única solução que vislumbrei até ao momento foi esta e como não percebo grande coisa precisava da vossa ajuda
  7.  # 7

como não percebo grande coisa precisava da vossa ajuda

Desculpe a franqueza: a melhor ajuda será provavelmente dizer-lhe que deite isso fora e entregue a quem sabe fazer
  8.  # 8

E já colocou essas questão ( do labirinto), ao técnico que está a projectar?
    Muitas vezes temos de efectuar cedências em algumas coisas, para nascer um projecto equilibrado e melhor.
  9.  # 9

ppereira

é difícil ajudar, este caso. por exemplo para mim essa planta só serve para me dizer o que o ppereira precisa de ter em casa ou seja como programa, porque de resto acho algo um pouco pobre, a articulação e forma dos espaços.

porque não contacta um arquitecto, hoje em dia com a crise estão tão baratos.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradasao técnico que está a projectar?

O Pedro é um brincalhão ;))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Já pagou alguma coisa pelo projecto?
    Se não, fuja e vá ter com alguém que perceba disso.
  12.  # 12

Se é autodidacta tem aí um bom ponto de partida.
    Se foi encomenda tem um estudo prévio execrável.
  13.  # 13

sou autodidacta :(

andei a tentar otimisar a parte do corredor e sala, mas não consegui grande coisa :(
      Estudo prévio.png
  14.  # 14

ppereira, leve a sua "carta de intenções" e entregue-a a um arquitecto.
    Concordam com este comentário: marco1
  15.  # 15

Já foi saber das condicionantes do terreno. Pode construir junto "colado" ao murro dos vizinhos?
  16.  # 16

ainda não, mas como já existe uma construção com estas características e o que pretendo é construir na mesma área penso que não há problema
  17.  # 17

É uma reconstrução?
  18.  # 18

mais ou menos pretendia ampliar um pouco na zona frente
  19.  # 19

para uma ajuda seria bom saber diversas coisas:

Quais as paredes que pretende / necessita de manter?
    Qual o tipo de cobertura (telhado / cobertura plana)?
    Necessita "mesmo" desse pátio interior, ou ele é só uma tentativa de ter um espaço totalmente privado, ou é uma forma de "dar" luz natural "a casa dos pais"?

A meu ver na sua tentativa de melhorar a sala / cozinha acaba por cometer (a meu ver) outra vez o erro de "gastar" àrea em corredores, acho que para a sala a 1ª planta era melhor.
    já pensou que poderá ter uma divisão interior sem janelas, mas cuja iluminação natural seja oriunda de uma claraboia?
    O pátio privado não poderia ser na trazeira em vez do local

entretanto tive a liberdade de fazer umas "pequenas" alterações à sua planta, optando por uma outra configuração.

estas alterações pressupõem 2 coisas (existencia de luz natural nos WC e no escritório via claraboias)

Atenção: não sou arq. nem Desenhador, eng. sou mas não estou ligado à construção cívil (eng Informático)
  20.  # 20

eventualmente poderia "trocar" a cozinha pelo escritório. mas julgo que não será a melhor forma, pois o acesso ao pátio traseiro implica a existência de acesso, e ou (no caso da troca) o escritório passa a ser zona de passagem, ou terá de definir um corredor (o qual irá originar peda de área habitável.

0.0199 seg. NEW