Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,ouço muita coisa por aí uns dizem que se deve proteger as telas de aluminio e xisto pois com o tempo e há inteperie que se vão deteriorando e até se descolam.Pergunte deve-se ou não proteger as telas com impermeabilizante?

Jamaria
  2.  # 2

Qual é o caso? Paramentos verticais ou horizontais?
    Tanto a lâmina com protecção a alumínio como a xisto, são isso mesmo protegidas aos raios uv.
    Contudo, pode equacionar uma protecção térmica, tanto à impermeabilização, como da habitação que se encontre por baixo!

Mas cada caso é um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  3.  # 3

Boas, amigo ferreira caso são paredes verticais revestidas com tela de aluminio e a minha duvida é a seguinte:Deve-se/pode se dar um imbermeabilizante por cima da referida tela? O impermeabilizante adere bem ou não adere á tela?

Jamaria
  4.  # 4

Para que quer impermeabilizar um sistema de impermeabilização?

O que acontece com as telas em paramentos, as descolagens, tem a haver com a formação de bolsas derivadas da condensação superficial/ migração de vapor de água, bem como de infiltrações de agua ao nível dos topos/ ligações entre telas.

As telas não são o melhor para impermeabilizar uma empena/ fachada. são demasiado impermeáveis ao vapor de água.

Se o sistema não apresenta qq tipo de patologia. aconselho-o a não fazer nada. Verifique no entanto se junto a platibandas está tudo devidamente selado.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasPara que quer imperemeabilizar um sistema de impermeabilização?

O que acontece com as telas em paramentos, as descolagens, tem a haver com a formação de bolsas derivadas da condensação superficial/ migração de vapor de água, bem como de infiltrações de agua ao nível dos topos/ ligações entre telas.

As telas não são o melhor para impermeabilizar uma empena/ fachada. são demasiado impermeáveis ao vapor de água.

Se o sistema não apresenta qq tipo de patologia. aconselho-o a não fazer nada. Verifiqeu no entanto se junto a platibandas está tudo devidamente selado.

Concordo plenamente, apenas acrescento que nenhuma fábrica de telas preconiza esta solução, contudo é muito usual a sua aplicabilidade em Portugal.
    Se está com infiltrações terá de remover a mesma e aplicar um sistema adequado ao suporte.
  6.  # 6

Boa tarde,

Se pretende impermeabilizar a tela existente é porque provavelmente a mesma já esta a descolar e a fazer sacos de ar/agua.

Tinha uma empena com um problema idêntico, inicialmente planeie apenas cortar os sacos de ar e revestir com impermeabilizante, contudo quando comecei a trabalhar a tela estava toda a descolar. Embora q aparentemente estivesse OK, tive que remover a tela toda :(

#jamaria - Quantos anos tem a tela?
  7.  # 7

Essas telas é uma porcaria! estive em contacato com o Administrador do Condominio de um predio onde tenho 2 apartamentos da herança indivisa
    Mandaram pintar tadoz do predio depararam com esses defeitos ( tela descolada com poças de agua dentro)em vez de encontrarem outra soluçao nao, fizeram descolar a tela limpar todo o alcatrao e aplicaram novamente tela!
    Disse lhes que havia (novos produtos) inclusive o sistema ETIC disseram me que nao concordavam , muito caro !
    E a mania ai ainda com sistemas de 1900 e carqueja
    Isto so visto é de derrancar
  8.  # 8

Questão ao forum:

Agora que tirei toda a tela de alumínio, fiquei com a parede cheia de alcatrão, estou com algum receio de aplicar o impermialilizante directo em cima da camada preta q ficou na parede.

Estou a pensar em impermeabilizar com pele elástica da Sika - Sikagar 570 mais fibra de vidro.

Acham que devo aplicar algum tipo de primário antes da pele elástica?

Obrigado pela ajuda!
  9.  # 9

Colocado por: rethink_remakeEstou a pensar em impermeabilizar com pele elástica da Sika - Sikagar 570 mais fibra de vidro.

Nem pense nisso!!!
    Vá a uma loja (SIKa, Dyrup, Robbialac, CIN, por exemplo) e peça a visita de um técnico do dep. técnico e que lhe recomendem um sistema e respectivo caderno de encargos para o seu caso.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradas
    Nem pense nisso!!!
    Vá a uma loja (SIKa, Dyrup, Robbialac, CIN, por exemplo) e peça a visita de um técnico do dep. técnico e que lhe recomendem um sistema e respectivo caderno de encargos para o seu caso.

Boa tarde Sr. Pedro Barradas,

Estou bastante satisfeito com o produto da Sika, já apliquei anteriormente na horizontal (Placa) e com sucesso, contudo na vertical nunca apliquei, dai ter algumas duvidas.
    Pedi auxilio à Robbialac e a sugestão que me deram foi a aplicação de um produto "aquarepel" contudo uma lata de 15L custava 300€... (Fora de questão)

Se a empena fosse sua e os €uros não abundassem como realizaria esta obra?

Obrigado pela ajuda!
  11.  # 11

Embora a pergunta seja dirigida ao Pedro, permita a minha resposta:

Se a obra fosse minha, aplicava o sistema etics, além de eliminar a patologia das infiltrações, melhorava o desempenho térmico e acústico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, de jesus mendes
  12.  # 12

Colocado por: rethink_remakeSe a empena fosse sua e os €uros não abundassem como realizaria esta obra?

como tem restos de betuminoso... tem de pedir uma solução às marcas. Se fosse minha, era assim que faria.
    eu punha-as a "concurso".

O sikagard 570, não é recomendável para impermeabilização de grandes extensões. Isso não vai durar muito tempo. e depois vai gastar dinheiro, mais uma vez.
    Mais vale gastar um pouco mais e fazer o serviço de uma vez só.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, simples
  13.  # 13

Colocado por: pc ferreiraEmbora a pergunta seja dirigida ao Pedro, permita a minha resposta:

Se a obra fosse minha, aplicava o sistema etics, além de eliminar a patologia das infiltrações, melhorava o desempenho térmico e acústico.

Pc Ferreira, muito obrigado pelo seu feedback, sempre oportuno e com acrescentar valor com os seus feedback. Efectivamente a melhor solução passava pelas etics, se calhar é mesmo o que vou ter q fazer, quando andei a retirar a tela de alumínio velha identifiquei que a agua que ficou impregnada durante anos danificou o reboco da parede e ficou com imensas partes ocas, algumas mesmo podres que tive q picar ate ao osso.
    Não me apetece picar toda a empena, mas o que tiver que ser lá terá q ser!

Colocado por: Pedro Barradas
    como tem restos de betuminoso... tem de pedir uma solução às marcas. Se fosse minha, era assim que faria.
    eu punha-as a "concurso".

O sikagard 570, não é recomendável para impermeabilização de grandes extensões. Isso não vai durar muito tempo. e depois vai gastar dinheiro, mais uma vez.
    Mais vale gastar um pouco mais e fazer o serviço de uma vez só.

Concordo inteiramente consigo, "Mais vale gastar um pouco mais e fazer o serviço de uma vez só"

Pensei em fazer esta obra sozinho, mas está a complicar...

Inicialmente ia apenas reparar as bolhas na tela - Pimba saqueia toda!
    Agora deparei-me q a parede está toda oca - Pimba vai ficar assim :D

Grrr mais aos prédios velhos...
  14.  # 14

Estou como disse o pc ferreira, etics seria o mais aconselhado pois reparava dois problemas.
    caso queira, podera sempre procurar um produto de impermeabilizaçao que cole por cima do asfalto, tipo Reimper, mas visto que nao é aconselhado ficar ao contacto dos uvs teria de ser recoberto.
  15.  # 15

Bom estou a ver que aqui ainda ninguém entendeu a minha questão!!!!!! deve-se/pode -se proteger a tela de alumínio com impermeabilizaste? Como todo o mundo sabe nada é eterno e como tal no meu ponto de vista é objectivo é proteger/resguardar mais a tela e nada mais que isso.A tela tem 12 anos está bem aplicada e colada não apresenta fissuras,bolhas o que qualquer que seja apenas o alumínio já apresenta alguma descoloração o que é normal acho eu já passaram uns anos por ela sol, chuva, geada etc.Aplicação aqui neste caso é mais para proteger a tela para que esta no futuro não se comece a descolar ou abrir fissuras.

Jamaria
  16.  # 16

Colocado por: jamariaBom estou a ver que aqui ainda ninguém entendeu a minha questão!!!!!! deve-se/pode -se proteger a tela de alumínio com impermeabilizaste?

Ninguém responde porque essa questão não faz nenhum sentido....a tela é uma impermeabilização e você que colocar um impermeabilizaste a impermeabilizar uma tela?????!!!!!
    Eu coloco uma cobertura numa asa e depois coloco uma segunda cobertura a proteger a primeira!!!!...e porque não uma terceira cobertura a proteger a segunda?
    Concordam com este comentário: rethink_remake
  17.  # 17

Colocado por: jamariaBom estou a ver que aqui ainda ninguém entendeu a minha questão!!!!!! deve-se/pode -se proteger a tela de alumínio com impermeabilizaste? Como todo o mundo sabe nada é eterno e como tal no meu ponto de vista é objectivo é proteger/resguardar mais a tela e nada mais que isso.A tela tem 12 anos está bem aplicada e colada não apresenta fissuras,bolhas o que qualquer que seja apenas o alumínio já apresenta alguma descoloração o que é normal acho eu já passaram uns anos por ela sol, chuva, geada etc.Aplicação aqui neste caso é mais para proteger a tela para que esta no futuro não se comece a descolar ou abrir fissuras.

Jamaria

Além de não ser "sistema" mas uma adaptação arcaica as empenas impermeabilizadas com tela sem armadura e protegidas a alumínio, podem ser acabadas com pintura acrílica com textura areada, algo que se fazia com bastante recorrencia no final dos anos 90 do século passado.
    Mas se não tem problemas, não mexa!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rethink_remake, josefonseca86
  18.  # 18

realmente se nao tem problemas por agora e visto que ja se passaram varios anos e esta em condiçoes nao mexa pois quando se mexe pode sempre comecar a meter humidade ou ate a descolar.
    deixe ficar assim.
  19.  # 19

Se está com mau aspecto, volte a pintar por cima.

0.0198 seg. NEW