Iniciar sessão ou registar-se
    • luisvv
    • 12 setembro 2013 editado

# 41

Bela teoria. Mas na prática, o que acontece é que continuamos com um estado pesado, e devido a esta "fuga fiscal" das grandes empresas, as PME e os trabalhadores têm que pagar mais impostos.

Temos o Estado que temos, de acordo com o que consegue cobrar. Ao contrário da mítica frase "Se todos pagarem, todos pagam menos", a experiência mostra que quanto mais se paga mais o Estado gasta.

Além do mais, as empresas e a economia, de uma forma geral, não existem para pagar impostos.
  1.  # 42

Colocado por: euBela teoria. Mas na prática, o que acontece é que continuamos com um estado pesado, e devido a esta "fuga fiscal" das grandes empresas, as PME e os trabalhadores têm que pagar mais impostos.

Quanto mais dinheiro disponível para os governos, mais crescimento do estado na economia, mais dinheiro desperdiçado e mais necessidade de impostos. Isso de que se todos pagássemos se poderiam reduzir as taxas, é uma falácia que os últimos 40 anos desmentem.
    • eu
    • 12 setembro 2013

# 43

Colocado por: luisvvAo contrário da mítica frase "Se todos pagarem, todos pagam menos", a experiência mostra que quanto mais se paga mais o Estado gasta.

Colocado por: J.FernandesIsso de que se todos pagássemos se poderiam reduzir as taxas, é uma falácia que os últimos 40 anos desmentem.

Havendo uma dívida para pagar, quanto menos pagarem as grandes empresas, mais pagarão os restantes contribuintes. Não são questões ideológicas, é matemática pura.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 44

Colocado por: J.Fernandes- A administração das empresas existe para defender os interesses dos acionistas - se a administração pode poupar milhões de euros em impostos, tem não só o direito mas a obrigação de o fazer.

Mas este tópico condena um senhorio que pode cobrar uma renda de 200 Euros ou ainda menos nalguns casos de fuga ao fisco se a não declarar.

É sempre o factor de escala, se roubas 10 Euros és ladrão, se roubas milhões pode ser considerado um pequeno desvio e é considerado inteligente e até com obrigação de fazê-lo.
  3.  # 45

Colocado por: euHavendo uma dívida para pagar, quanto menos pagarem as grandes empresas, mais pagarão os restantes contribuintes. Não são questões ideológicas, é matemática pura.

Com dívida ou sem ela, veja o comportamento da receita fiscal desde os anos 70 que não parou de subir e veja em que anos não houve défice orçamental (em nenhum). Conclusão: as receitas sempre em crescendo não impediram, em nenhum ano, que o estado gastasse mais do que recebia, nem proporcionaram uma descida nas taxas dos impostos, pelo contrário, subiram.
  4.  # 46

Colocado por: pedromdfMas este tópico condena um senhorio que pode cobrar uma renda de 200 Euros ou ainda menos nalguns casos de fuga ao fisco se a não declarar.

É sempre o factor de escala, se roubas 10 Euros és ladrão, se roubas milhões pode ser considerado um pequeno desvio e é considerado inteligente e até com obrigação de fazê-lo.

As empresas que mudaram a sede para a Holanda, onde é que cometeram algum ilícito fiscal?
  5.  # 47

Colocado por: J.Fernandes
    As empresas que mudaram a sede para a Holanda, onde é que cometeram algum ilícito fiscal?

Exactamente! Podem roubar à vontadinha.
  6.  # 48

Tenho que me informar melhor com o meu contabilista se também posso fazer os meus descontos e pagar os meus impostos num país à minha escolha dentro do espaço europeu.
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 49

Não se esqueçam de pagar os impostos todos de forma vitalícia, para equilibrarmos os direitos e os deveres: http://expresso.sapo.pt/excedentarios-terao-40-do-salario-para-toda-a-vida=f830117

Ainda estou a pensar que a notícia é treta.
  8.  # 50

Colocado por: J.FernandesAs empresas que mudaram a sede para a Holanda, onde é que cometeram algum ilícito fiscal?

Mas agora fora de brincadeiras, qualquer empresa nacional pode optar por esta forma?
  9.  # 51

Havendo uma dívida para pagar, quanto menos pagarem as grandes empresas, mais pagarão os restantes contribuintes. Não são questões ideológicas, é matemática pura.

Basta olhar para um gráfico da evolução da cobrança fiscal para comprovar que, muito antes da dívida ser o problema que é hoje, essa máxima nunca foi verdadeira.

Por outro lado, o aumento de despesa é em si mesmo justificado pela ideia de que esta é virtuosa e gera "correcções" e "crescimento"..

Exactamente! Podem roubar à vontadinha.

Tenho que me informar melhor com o meu contabilista se também posso fazer os meus descontos e pagar os meus impostos num país à minha escolha dentro do espaço europeu.

Claro que pode. Basta exercer actividade lá.
  10.  # 52

De uma maneira geral, as empresas não "mudaram sedes" para a Holanda. Há situações distintas, mas de uma forma geral, as empresas em causa são na verdade grupos de empresas. Muitas constituiram lá empresas onde agrupam as participações nas outras empresas, beneficiando de taxas menores sobre os lucros que as participadas distribuem, p.ex.
    • eu
    • 12 setembro 2013

# 53

Colocado por: J.FernandesCom dívida ou sem ela, veja o comportamento da receita fiscal desde os anos 70 que não parou de subir e veja em que anos não houve défice orçamental (em nenhum). Conclusão: as receitas sempre em crescendo não impediram, em nenhum ano, que o estado gastasse mais do que recebia, nem proporcionaram uma descida nas taxas dos impostos, pelo contrário, subiram.

Continuo sem perceber a sua posição. Diga-me uma coisa clara: na sua opinião, se as grandes empresas pagarem menos impostos, os restantes contribuintes:

A- continuam a pagar os mesmos impostos;
    B- pagam menos impostos;
    C- pagam mais impostos;
  11.  # 54

Colocado por: euContinuo sem perceber a sua posição. Diga-me uma coisa clara: na sua opinião, se as grandes empresas pagarem menos impostos, os restantes contribuintes:

A- continuam a pagar os mesmos impostos;
    B- pagam menos impostos;
    C- pagam mais impostos;

A minha posição é muito clara: empresas e particulares podem e devem pagar muito menos impostos, o estado é que tem de deixar de ter muitas das (ir)responsabilidades que hoje tem na área económica e social.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 55

Colocado por: J.Fernandeso estado é que tem de deixar de ter muitas das (ir)responsabilidades que hoje tem na área económica e social.

Essas (ir)responsabilidades cada um depois confia-as a quem? A seguradoras? Começamos um PPR e depois durante os 30 anos a seguradora vai para outro lado. Vai à falência. Se o Estado é o que é, em quem poderemos confiar as nossas "reformas"?

Enfim, Estado não mas os "nossos" particulares que já hoje exploram estas áreas ainda são de menos confiança.
    • eu
    • 12 setembro 2013

# 56

Colocado por: J.FernandesA minha posição é muito clara: empresas e particulares podem e devem pagar muito menos impostos, o estado é que tem de deixar de ter muitas das (ir)responsabilidades que hoje tem na área económica e social.

Isso é outra questão. Não me respondeu à pergunta concreta que lhe fiz. A, B ou C ?
  13.  # 57

Colocado por: euIsso é outra questão. Não me respondeu à pergunta concreta que lhe fiz. A, B ou C ?

Que parte é que você não percebeu de: " todos temos de pagar menos impostos"? Se as grandes empresas podem já pagar menos, essa é uma boa razão para o resto da sociedade exigir descida de taxas que garanta o mínimo de igualdade.
    • eu
    • 12 setembro 2013 editado

# 58

Colocado por: J.FernandesQue parte é que você não percebeu de: " todos temos de pagar menos impostos"? Se as grandes empresas podem já pagar menos, essa é uma boa razão para o resto da sociedade exigir descida de taxas que garanta o mínimo de igualdade.

A sua resposta não é realista. Como sabe temos uma dívida para pagar, gostava de saber como é possível pagá-la diminuindo os impostos para toda a gente.

Eu também gostava de pagar menos, acredite. Mas sou realista...
  14.  # 59

A sua resposta não é realista. Como sabe temos uma dívida para pagar, gostava de saber como é possível pagá-la diminuindo os impostos para toda a gente.

A pergunta também não é realista. As empresas nao pagam "menos" impostos.
  15.  # 60

Colocado por: JOCOR
    Será que não foi pelo facto de ter apresentado despesas (de conservação, manutenção e/ou outras) que eram consideradas EXAGERADAS e por isso iriam ser filtradas nas Finanças?

Aconteceu-me o mesmo, mas não liguei porque aquelas comunicações devem sair automaticamente dos computadores; penso que se não formos muito lestos a dirigirmo-nos às Finanças e esperarmos uns dias mais, depois receberemos outras informações/notificações a anular a anterior.

Deve ter ficado resolvido (acredito eu).

Foi o caso, foi a primeira vez que alugámos a casa e tivemos de a colocar em condições para tal, pois estava bastante danificada (os meus filhos ficaram em casa até aos 3 anos). Mas pedi o recibo de tudo.

Nós depois recebemos as cartas :(

Mas o senhor é que ficou intrigado, pois eles já tinham verificado a situação, creio que em certa medida se sentiram desautorizados.

0.0237 seg. NEW