Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Construí (o empreiteiro, entenda-se) uma casa nova há um ano e dois meses e tenho, na sala, uma porta osciloparalela grande (uns 2,5 m de largura por 2 m de altura), cujo fecho sempre implicou o uso do músculo.

Na altura falei nisso ao subempreiteiro que instalou os PVC e ele disse-me para estar descansado, que o "material, em princípio, aguentava aquele esforço todo". E exemplificou, ao dar um pouco de balanço com a porta e fechá-la com um pequeno estrondo.

Pois, não aguentou! A alavanca de fecho da porta está agora torta, como que a soltar-se, sem nunca ter sido forçada (mais que o costume para a fechar).

O problema? O tipo dos PVC diz que contactou a fábrica e obteve como resposta "o mau uso do utilizador", e que não conhecem outro caso de problemas do género. Vou ter de pagar para substituírem a peça!

Pergunto: mais alguém teve problemas com uma osciloparalela grande? A vossa fecha bem?

Obrigado!
  2.  # 2

Eu apostaria em má instalação, mas pronto, já se está a ver quem é que vai ter de pagar o arranjo, e se estiver mal instalado voltará a danificar a peça...
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, drodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NFSilva
  3.  # 3

Ou pode o peso/ dimensão da folha estar no limite ou acima do limite da ferragem. - Mau dimensionamento
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasOu pode o peso/ dimansão da folha estar no limite ou acima do limite da ferragem. - Mau dimensionamento

Também. Mas para empenar uma peça junto ao fecho eu diria que o aro e/ou a folha (aro móvel) não ficaram bem nivelados, ou então os pontos de fecho estão a fazer demasiada pressão.
  5.  # 5

Obrigado pelo feedback. Vou ver se tiro umas fotos para pôr aqui, assim sempre podem avaliar melhor a situação.

E o que acham que deva fazer? Já pedi ao senhor que me mostre outras portas que tenham pelo menos aquela dimensão e aquela idade, para ver se fecham melhor ou não, se são mais suaves e menos brutas ou não.

É que eu tenho a certeza que nunca forcei a porta. Mas também tenho a certeza (sempre tive, aliás, e isso veio a comprovar-se) que há ali qualquer coisa na porta que "cheira a esturro". É demasiado "pesadona". Talvez esteja mal montada/dimensionada, sim.

Devo "passar por cima" da empresa que monta o material e entrar em contacto com a fábrica? (Não me lembro da marca agora, e logo quando chegar a casa confirmo, mas é uma alemã bastante conhecida, acho eu)

Obrigado!
  6.  # 6

Coloque aí as fotos.

Tenho uma osciloparalela em PVC exactamente com as mesmas medidas da sua, também com cerca de 1 ano e picos de uso, e não tenho problemas. No inicio não sabia bem como fecha-la, porque aquilo tinha truque com a posição do manipulo para os vários tipos de abertura, mas depois de saber é muito fácil.

Qual é a marca ?
  7.  # 7

Colocado por: NFSilvaDevo "passar por cima" da empresa que monta o material e entrar em contacto com a fábrica? (Não me lembro da marca agora, e logo quando chegar a casa confirmo, mas é uma alemã bastante conhecida, acho eu)

Pode tentar fazê-lo, nem que seja para lhe dizerem se está ou não bem instalada.
  8.  # 8

O que é osciloparalela?
    Faz me lembrar um problema de ossos
    Se calhar tenho isso aqui em casa.
  9.  # 9

Colocado por: Dr Alter EgoO que é osciloparalela?

Porta que oscila (posição basculante) e de correr. Tem a particularidade de ser feita com um sistema de batente, tendo as mesmas (muito boas) características de estanquicidade, o que não acontece nos sistemas de correr.

Também há quem lhes chame corredora-paralela.
  10.  # 10

Colocado por: NFSilva (Não me lembro da marca agora, e logo quando chegar a casa confirmo, mas é uma alemã bastante conhecida, acho eu)

Obrigado!

Kommerling? Rehau?
  11.  # 11

E ainda há as elevadoras-corredoras, que não têm perfil inferior mas são uns verdadeiros 'bacamartes' em espessura ... E são caras ...
    • dato
    • 14 setembro 2013

# 12

um offtopic...q de janelas n pesco nada...lol

como estas novas janelas de batente são praticamente estanques como é feita a ventilação? são estas q tem os rasgos para ventilar?
  12.  # 13

ai dato dato :P outra vez isso da ventilação :P loool

Quanto mais estanque melhor :P (para mim)
    • dato
    • 14 setembro 2013

# 14

se tiver um sistema de ventilação forçada, aí sim o factor estanquidade faz sentido...

mas se for como 99% das construções só anula qq hipótese de ventilação sem ser pela abertura da janela :P
  13.  # 15

Colocado por: SchopferGottE ainda há as elevadoras-corredoras, que não têm perfil inferior mas são uns verdadeiros 'bacamartes' em espessura ... E são caras ...

Isso é outra "guerra", é um sistema de correr no pleno sentido da palavra, tem perfil inferior na mesma (apesar de ser mais baixo), apenas não tem a calha sobressaída, visualmente é mais agradável.

Colocado por: datocomo estas novas janelas de batente são praticamente estanques como é feita a ventilação? são estas q tem os rasgos para ventilar?

As oscilo-paralelas, tal como as oscilo-batentes ventilam na posição de "basculante", a diferença é na abertura total, pois uma corre para o lado e a outra abre para trás.

Colocado por: lfvmagalhaesai dato dato :P outra vez isso da ventilação :P loool

Quanto mais estanque melhor :P (para mim)

Pequeno problema: As casas têm de ventilar, senão terá sempre problemas.
  14.  # 16

Mas há várias maneiras de ventilar :)
    Concordam com este comentário: two-rok
  15.  # 17

Bom, quanto à marca, continuo à procura do contrato de construção onde isso estava especificado, porque não me lembro do nome e não encontrei nenhuma inscrição nos PVC propriamente ditos.

Aproveitei para tirar umas fotos com o telemóvel, para quem tem uma porta do género me poder dizer de sua justiça: se as vossas também têm tantas zonas marcadas, tantas calhas abauladas, e se também têm de fazer muita força a partir do ponto onde a alavanca está na última foto para fecharem totalmente a osciloparalela.

Muito obrigado.
      111.jpg
      217.jpg
      37.jpg
      45.jpg
      54.jpg
      61.jpg
  16.  # 18

Colocado por: SchopferGottColoque aí as fotos.

Tenho uma osciloparalela em PVC exactamente com as mesmas medidas da sua, também com cerca de 1 ano e picos de uso, e não tenho problemas. No inicio não sabia bem como fecha-la, porque aquilo tinha truque com a posição do manipulo para os vários tipos de abertura, mas depois de saber é muito fácil.

Qual é a marca ?

Obrigado pelo seu feedback. Pode dar, sff, uma vista de olhos nas fotos que coloquei e ver se a sua osciloparalela (e respetivas calhas) também tem assim tantas marcas de "material a roçar no outro"?
  17.  # 19

consegue ver alguma marca .. das ferragens/ mecânismo?
  18.  # 20

Colocado por: Pedro Barradasconsegue ver alguma marca .. das ferragens/ mecânismo?

Como a da quarta imagem? Ou esta...

Nas ferragens acho que não há marcas de maior, mas logo quando chegar a casa vejo melhor. E as que vê nas imagens que coloquei? São marcas normais de uso?
      7.jpg

0.0215 seg. NEW