Iniciar sessão ou registar-se
    • MDJ
    • 15 setembro 2013 editado

     # 1

    Bom dia!
    Aqui em casa colocámos piso flutuante na sala, corredor e escritório, por cima da tijoleira que o anterior proprietário tinha. Pareceu uma solução esteticamente adequada e, claro, mais em conta do que, por exemplo, a colocação de madeira. Como temos um cão, tivemos o cuidado de comprar um flutuante um pouco mais resistente do que o habitualmente utilizado em habitação e, ainda, com redução de ruído para o vizinho de baixo (por baixo das placas de flutuante, está uma película de cortiça). Acontece que, efetivamente, o ruído causado pela normal circulação das pessoas e, ainda mais, do cão superou (pela negativa) as nossas piores expetativas. Há dias em que chega a ser irritante estar sempre a ouvir um simples passo (mesmo de chinelos) ou umas patinhas a caminhar normalmente. Colocar mais tapetes na sala e corredor seria uma hipótese, mas, lá está, com um cão não é boa ideia, pois o pêlo entranha e torna as limpezas mais difíceis. Alguém já teve uma ideia simples e barata de minimizar este problema? Desde já, obrigada pelas dicas.
  1.  # 2

    eu coloquei soalho flutuante por cima de um piso onde tinha tijoleira (que foi arrancada) e como o chão estava praticamente em bom estado nem levou a massa de nivelamento e só coloquei aquela película esponjosa por baixo do soalho...ate agora só tenho ruído ( e ligeiro nada que incomode)em algumas zonas onde o flutuante termina perto dos perfis de acabamento.
    Espere por algum conselho profissional...talvez a cortiça não tenha sido bem colocada/nivelada ou o seu chão tinha algum defeito de nivelamento..
  2.  # 3

    Colocado por: MDJBom dia!
    Aqui em casa colocámos piso flutuante na sala, corredor e escritório, por cima da tijoleira que o anterior proprietário tinha. Pareceu uma solução esteticamente adequada e, claro, mais em conta do que, por exemplo, a colocação de madeira. Como temos um cão, tivemos o cuidado de comprar um flutuante um pouco mais resistente do que o habitualmente utilizado em habitação e, ainda, com redução de ruído para o vizinho de baixo (por baixo das placas de flutuante, está uma película de cortiça). Acontece que, efetivamente, o ruído causado pela normal circulação das pessoas e, ainda mais, do cão superou (pela negativa) as nossas piores expetativas. Há dias em que chega a ser irritante estar sempre a ouvir um simples passo (mesmo de chinelos) ou umas patinhas a caminhar normalmente. Colocar mais tapetes na sala e corredor seria uma hipótese, mas, lá está, com um cão não é boa ideia, pois o pêlo entranha e torna as limpezas mais difíceis. Alguém já teve uma ideia simples e barata de minimizar este problema? Desde já, obrigada pelas dicas.


    Uma curiosidade, já pediu a opinião ao vizinho de baixo?
    • MDJ
    • 21 setembro 2013

     # 4

    Respondendo à questão de PC Ferreira, não, não pedi conselho ao vizinho de baixo. É que quem se queixa do ruído somos nós próprios! Se calhar não me expliquei bem. O vizinho de baixo nunca se queixou e talvez a cortiça que está por baixo do piso flutuante de facto minimize bastante o som para baixo. Mas o problema é cá em casa!
    • dato
    • 21 setembro 2013

     # 5

    vou mandar a minha posta:)

    será q o pavimento estava devidamente nivelado? é q conheço algumas casas com flutuante e umas dá para ouvir o toc e outras não...
  3.  # 6

    Colocado por: datovou mandar a minha posta:)

    será q o pavimento estava devidamente nivelado? é q conheço algumas casas com flutuante e umas dá para ouvir o toc e outras não...

    ai dato dato, se a sala tinha tijoleira tinha que escoar para algum lado dahhhh
    • dato
    • 21 setembro 2013

     # 7

    escoar???


    escoar o q?
  4.  # 8

    Colocado por: MDJRespondendo à questão de PC Ferreira, não, não pedi conselho ao vizinho de baixo. É que quem se queixa do ruído somos nós próprios! Se calhar não me expliquei bem. O vizinho de baixo nunca se queixou e talvez a cortiça que está por baixo do piso flutuante de facto minimize bastante o som para baixo. Mas o problema é cá em casa!


    Sabe como fizeram os remates perimetrais?
    E não era conselho, era a sua sensação.
  5.  # 9

    Colocado por: MDJRespondendo à questão de PC Ferreira, não, não pedi conselho ao vizinho de baixo. É que quem se queixa do ruído somos nós próprios! Se calhar não me expliquei bem. O vizinho de baixo nunca se queixou e talvez a cortiça que está por baixo do piso flutuante de facto minimize bastante o som para baixo. Mas o problema é cá em casa!


    Se a solução for levantar o pavimento flutuante aplique um impersom, que é um isolamento acústico de polietileno e cortiça, ronda os 5€ m2. ou o imperimpact de 5mm
  6.  # 10

    MDJ,

    Peço desculpa só agora dar o meu contributo, mas infelizmente ainda estou a estudar esta questão já que também eu e os meus vizinhos sofremos todos com este tipo de ruído.
    O piso laminado flutuante tem características especiais e as causas do ruído e de outros transtornos e o que se pode fazer para os eliminar ou atenuar ainda está em estudo.

    Os pavimentos em geral têm há anos normas de ensaio e medições de: situação 1- transmissão de sons de impacto ao piso inferior (ver ISO 140-8 - valores de dLw) e situação 2 - transmissões de sons aéreos ao piso inferior. Para ambas as situações, as medições de ruído são feitas no vizinho de baixo.

    A novidade é situação 3 - Atenuação de sons de passos ou som refletido (em inglês "Drum sound" ou "reflected sound), em especial para os revestimentos em madeira maciça ou laminados flutuantes, embora classificam a camada base ou a camada abaixo do flutuante. As normas não me parecem definitivas e a que melhor conheço é a Norma EPLF 021029 (Association of European Producers of Laminate Flooring). As medições de ruídos por estas normas é feita no mesmo espaço do pavimento em ensaio.
    Os leigos não conhecem e os profissionais não prestam muita atenção aos valores desta norma, infelizmente não está muito divulgada.

    O pavimento otimo é aquele que não causa ruído com os passos (o "toc toc toc" com saltos ou sapatos de sola natural), que tenha isolamento ao som de impacto transmitido ao piso inferior ("toc toc toc's" e o ruído ou teto a tremer com passos pesados ou corridas), e ainda, que tenha isolamento aos sons aéreos (para os vizinhos acima e abaixo não ouvir as nossas conversas ou a televisão). Para cada situação, a forma de corrigir é diferente mas pode, em algumas situações, o mesmo material atenuar um pouco as três.

    Para a situação em específico, existem mantas ou telas que colocadas sob o laminado atenuam até quase metade o ruído dos passos. A norma que citei, tem a referência um laminado sobre a manta de polietileno de 2mm usualmente usada, e esso valor de referência é 77 SONE. A avaliação de outras mantas ou telas pode ser feita em SONE ou em percentagem de redução relativamente ao padão de 77 SONE. A manta de cortiça por si só, reduz o ruído dos passos até 5%. Existem outras telas que podem atingir até 46% de redução.

    Só como informação adicional, vende-se na Leroy Merlin uma manta que reduz este tipo de ruído em 25%. O mesmo fabricamente tem outras mantas mais eficazes.

    Espero ter ajudado.
  7.  # 11

    Eu também tive laminado instalado na casa.Este superou as piores expectativas. Hà o som de eco e os sons exteriores tornaram-se mais incomodativos.
    Pode dar-me informações sobre essa manta de cortiça que se pode aplicar em cima do laminado ?Obrigado.
  8.  # 12

    Colocado por: pedro.j50
    1. Pode dar-me informações sobre essa manta de cortiça que se pode aplicar em cima do laminado ?Obrigado.


    tem as da dbcover, vendem-se por exemplo na anlorbel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro.j50
  9.  # 13

    Muito Obrigado valtores
 
0.0171 seg. NEW