Iniciar sessão ou registar-se
    • mimoso
    • 17 setembro 2013 editado

     # 1

    Bom dia,

    Comprei uma casa na região de Aveiro com R/C e sotão que tem uma área de habitação de 150m2, mas não tem aquecimento central. É composta apenas por um recuperador de calor de sala com área de 40m2, que durante o Inverno consegue atingir uma temperatura de 16/18ºc. As outras devisões quartos, escritório tem uma área de 13/14m2, cozinha de 25m2, não têm aquecimento. De um modo geral a casa é fria no Inverno e em dias mais rigorosos a temperatura interior anda nos 10/12ºC. A casa tem parede dupla com caixa interior e a caixilharia é de alumínio com vidro duplo.
    Decidi pedir alguns orçamentos para instalação de um aquecimento central com recuperador de calor a água. As propostas são variadas, o recuperador tem um reservatório de 40 litros, anda em circuito fechado e a tubagem anda pelo chão do sotão (que não é habitado) e desce pelo exterior das paredes para alimentação dos radiadores. Os orçamentos variam muito, um apresentou em tubo de cobre e outro em tubo de multicamada.
    Queria que o forum me ajudasse a dimensionar o melhor recuperador com potencia calorífica apropriada para aquecer a minha casa, quantos elementos preciso em cada radiador instalado por divisão e, se o tubo de multicamada é apropriado para esta aplicação.
    Obrigado.
  1.  # 2

    Boa tarde Mimoso

    Esse recuperador de calor que tem na sala, não deve de ter ventilação ou está mal instalado, para atingir só essa temperatura.
    Quanto a tubagem deve de ir para a tubagem de cobre devidamente dimensionada.

    Se o seu sotão não é habitado, se fosse a si começava por isolar o sotão , por exemplo com placas de roofmate aparafusadas á placa. Vei ganhar de inverno e verão, e poupar na lenha.

    Veja este trabalho que fiz este ano na minha casa.

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/

    Espero ter ajudado.
  2.  # 3

    Boa tarde Sr. Leiria,

    Começo por dar os meus parabéns pelo seu belíssimo trabalho, quer pela execução, quer pelo relatório.

    A hipotese de aplicar placas de roofmate no chão do sotão foi colocada mas, rejeitei porque tenciono num futuro próximo vir a ocupar com duas divisões. Para isso, necessito fazer uma placa de cobertura e, de momento não tenho disponibilidade (€)...
    Deste modo, como tenho lenha optei por um equipamento a instalar na sala com uma caldeira para aquecimento de água para os radiadores. O recuperador actual tem ventilação natural (apenas entradas e saída de ar quente pelos registos).
    Tenho uma proposta para um recuperador de modelo Zaima (solzaima) e outro modelo MINI LDA (Metlor). A minha dúvida é se estes modelos têm potencia calorifica para aquecer a área da minha casa? O número total de elementos nos radiadores é de 68. Será suficiente?
  3.  # 4

    Boa tarde Mimoso
    Para 68 elementos é mais que suficiente.

    Eu na minha casa tenho cerca de 170 elementos dividido por 2 pisos

    Optei pelo Edilkamin Aquatondo 29.

    Quantos kw debita cada um ?

    Para uma casa de 150 m2 estou achar poucos elementos...
  4.  # 5

    Boa tarde Sr. Leiria,

    Ambas as propostas apresentam 65 e 68 elementos, portanto tiveram que fazer cálculos para não dizerem um número disparatado. (Desprezei a área do holl de duas entradas, dispensa e corredor sem radiadores)
    Falaram que devitam cerca de 140 Kcal/hora.
  5.  # 6

    se dimensionaram assim directo e estando bem dimensionado 68 elementos e a debitar 140kcal voçe precisa de um recuperador com 1pelo menos 10 kw!
  6.  # 7

    mais que isso é gastar dinheiro em lenha escusadamente!!
 
0.0136 seg. NEW